sexta-feira, 6 de junho de 2008

Estudantes do Ensino Normal I e II do colégio Monsenhor de AURORA participam de aula-seminário sobre o conflito Árabes x Judeus




O histórico e sangrento conflito entre Judeus e Palestinos. Foi esta a pauta de mais um seminário-temático organizado pelo professor José Cícero, direcionado aos estudantes do magistério (Normal I e II) nas disciplinas de História e Ciências Sociais que leciona no colégio Monsenhor Vicente Bezerra da rede estadual. A aula-evento aconteceu na noite da última quarta-feira, 04/05 com a duração de quase duas horas tendo como palestrante-convidado o professor Ronaldo Santos. “Fico feliz em saber que em nosso município existem pessoas preocupadas com temáticas deste nível”, disse o professor logo na abertura da sua exposição. Contente com o nível das indagações encetadas pelos estudantes no decorrer do evento, o professor Ronaldo falou do seu contentamento. Primeiro pelo convite, a acolhida e depois pela atenção com que todos dispensaram as abordagens históricas levantadas na ocasião.Já o professor José Cícero, responsável pela iniciativa, externou “são propostas como estas que devem fazer o diferencial no atual processo educacional do Ceará e do país. Razões pelas quais todas as escolas deveriam procurar alcançar seus objetivos mais sublimes no campo das ações práticas e não apenas no velho espaço das chamadas boas intenções teóricas, literárias e programáticas”. O mesmo está concentrando esforços no sentido de convencer seus confrades de ofício para que juntos possam realizar uma verdadeira cruzada em prol da construção do conhecimento objetivo e útil à formação da cidadania e do homem novo de maneira diferente, reflexiva e prazerosa, disse ele. “Tudo isso, numa perspectiva quem sabe freireana, onde será absolutamente possível unir num só espaço e pensamento - alunos, professores, artistas, pensadores, intelectuais, empresários, formadores de opinião, entidades de classes, políticos e a comunidade em geral”, finalizou.
Temática Ambiental:
A temática ambiental também vem merecendo as atenções do alunado aurorense. Motivo pelo qual desde o ano passado uma vasta programação sócioeducativa e ambiental tem sido cumprida, com destaque para as atividades voltadas para a problematização das questões como Biodiversidade planetária, aquecimento global, desenvolvimento sustentável e o uso racional dos recursos naturais. Dando especial enfoque a discussão do ecossistema do rio Salgado e o bioma caririense.
Diversas outras atividades de cunho pedagógico estão sendo desenvolvidas tais como: seminários temáticos, exposição iconográfica, relatórios, pesquisas e aulas de campo dentre outros.Tantos os alunos do ensino médio do Colégio Estadual Tabelião José Pinto Quezado quanto os do Monsenhor Vicente Bezerra estão paulatinamente participando das iniciativas, concluiu.
Revista Aurora:
Uma importante contribuição vem sendo dada por meio da ‘Revista Aurora’ no sentido de proporcionar maior visibilidade para o tema, chamando assim a atenção da sociedade para a dura problemática que pesa sobre o planeta. Tal informativo, agora na sua 3ª edição inclusive on-line, é de responsabilidade dos professores José Cícero e Luiz Domingos.
Revista Aurora:www.revistaauroa.com

Nenhum comentário: