sábado, 19 de julho de 2014

FESTA: Grande programação social marca o 5º encontro da AFA 2014

A programação do V Encontro dos Filhos e Amigos de Aurora foi iniciada na manhã deste sábado, dia 19 com o Passeio Turístico ao sítio Juiz onde foi  edificado pela Prefeitura o monumento em homenagem ao mártir Frei Caneca. No exato local onde o líder da Confederação do Equador, após confronto contra as tropas do Império foi aprisionado juntamente com os seus comandados no dia 29 de novembro de 1824.
Capitaneada pelo secretário de cultura o professor José Cícero, a visitação contou inclusive com a presença do presidente da AFA Dr. Francisco Torres acompanhado da sua esposa. Além de outros participantes, inclusive, representantes da Secult-Aurora e convidados todos foram elegantemente recebidos por moradores da localidade onde o obelisco encontra-se construído( ver fotos acima).
Na oportunidade, ocorreu explanações do secretário acerca da histórica passagem de Caneca por Aurora, seguida da fala do presidente da AFA.
Após a palestra, a secretaria de cultura ofereceu um lanche aos presentes e logo em seguida todos se dirigiram de volta à cidade para a abertura da Exposição Iconográfica( fotografias antigas de Aurora) na plataforma da estação ferroviária, onde também aconteceram as apresentações culturais, além da bela participação dos repentistas da terra: Edivânio Luna e Cícero Cosme na praça padre Cícero ao lado da biblioteca pública.
Ás 10 h ocorreu no auditório da Escola Técnica a solenidade de entrega de títulos de cidadãos aurorenses, promovida pela câmara de vereadores à frente o presidente Francisco Henrique de Macedo. Pouco mais de vinte personalidades foram agraciadas tantpo com o título de cidadão, quanto com a comenda Leopoldina Gonçalves Quezado, dentre os quais o artista Franzé d'Aurora, o deputado estadual Daniel Oliveira, Antonio Ribeiro(Seu Biró) em memória, o senador Eunício Oliveira, o ex-presidente da AFA José Wilton, o presidente de honra da AFA-Brasília Dr. Vicente Landim de Macedo dentre outros.
As 16 horas aconteceu a missa em ação de graças na capela de mártir Francisca no bairro São Benedito(Aurora Velha) tendo como ponto alto, o encerramento com o V Baila da Saudade no Arco-Íris Magia sob a animação da super orquestra juazeirense Scala Show.
Foi um momento dos mais alegres e afirmativos em que os filhos e amigos de Aurora promoveram um verdadeiro congraçamento fraterno. Ocasião propícia em que muitos aproveitaram mais uma vez para rever amigos, matar saudade da terrinha e se divertirem, disse o secretário. De parabéns portanto, o dr. Torres - presidente da AFA, diretores e todos os que contribuíram direta ou indiretamente com mais uma edição do evento, concluiu.
........................................
Da redação do Blog de Aurora.
www.afaurora.blogspot.com.br
fotos JC e Adriano de Sousa Anão

Nenhum comentário: