sábado, 31 de dezembro de 2016

Prefeitura inaugura Casarão do Cel. Xavier sob os aplausos da população














Gestão do prefeito Adaiton Macedo por intermédio da sua secretaria de cultura e turismo  inaugurou na noite de ontem(30) a Casa da Cultura Moacir S. Pinto e Centro Cultural Aldemir Martins 


Sexta-feira, 30 penúltimo dia da gestão do prefeito Adailton Macedo 
quase no apagar das luzes Aurora ainda recebia uma grande obra popular, diga-se de passagem com muita pompa e alegria. Trata-se do Casarão do Cel. Francisco Xavier de Souza(antiga Cnec) agora completamente restaurado e mantidas suas características originais. 
Um trabalho que ficou belíssimo na opinião de todos quantos 
participaram do grande acontecimento inaugural ocorrido na noite de sexa.
Um prédio centenário que antes corria o risco de cair e de se perder para sempre um pedaço importante não apernas da história arquitetônica de Aurora, mas de toda a região. Adquirido pela gestão municipal(assim como a casa do agente da Reffesa onde hoje funciona a sede da Secult) o casarão do Cel. Xavier constitui - conforme disse o secretário José Cícero em sua fala, o que há de mais autêntico ainda presente, da rica historiografia aurorense de meados do século XIX. Algo que não podia passar despercebido pela geração do presente e tampouco desaparecer como estaria destinado, caso não fosse a ação providencial desta gestão. O casarão portanto é um testemunho vivo de parte significativa da história de Aurora e região, acentuou.
O prédio agora, lindamente decorado e revitalizado recebeu a denominação de Casa da Cultura Moacir Soares Pinto e Centro Cultural Aldemir Martins(dois filhos da terra) sendo devidamente transformado num dos mais festejados equipamentos culturais da cidade abrigando dentre outras coisas: o museu municipal, a sede da banda de música Sr. Menino Deus, o auditório Dona Santô e a escola de música maestro Esmerindo Cabrinha da Silva. Também oportunizará espaço para exposições temáticas permanentes e temporárias, artes e ofícios no sentindo de fomentar o desenvolvimento cultural do município, disse o secretário. 
A solenidade foi prestigiada por um grande número de pessoas, além de muitas autoridades dentre as quais a vice-prefeita Mariquinha, o ex-prefeito João de Zeca e o prefeito eleito Júnior Macedo, bem como todos os secretários da gestão. A banda de música municipal fez a abertura da solenidade ao executar, além dos hinos nacional e do município belos dobrados do passado. Fizeram uso da palavra o secretário de cultura professor José Cícero e o prefeito José Adailton Macedo. 
O padre Antonio José - pároco da cidade, realizou a benção do prédio diante da multidão que se fez presente.
Segundo o prefeito e o próprio secretário, os recursos para à obra 
foi fruto de emenda parlamentar conseguida através do deputado federal Mauro Benevides, contando também com o apoio logístico do ilustre aurorense Francisco Sobreira(Gato) presidente da Associação dos ex-funcionários situada da Reffesa na capital cearense.
O mais lamentável, porém foi a ausência de qualquer familiar ou representante do homenageado, inclusive, a curiosa falta do vereador proponente da homenagem que, além de não se fazer presente sequer realizou qualquer contato com a organização acerca do acontecimento. 
O que por sua vez demonstra o grau de sensibilidade 
contida numa iniciativa desta envergadura histórica quando não há sequer o comparecimento como deveria. Algo que devia ser encarado com maior desvelo e critério nas inciativas futuras. 
Mas nada disso tirou o alto brilho do acontecimento - e as imagens falam mais do que mil palavras.
Parabéns Aurora pela preservação de uma parte fundamental 
da sua história, posto que tudo começou ali.
______
# Da Redação do Blog de Aurora.
fotos Luiz Neto

domingo, 11 de dezembro de 2016

AURORA E O NOVO PREFEITO JÚNIOR MACEDO*

Por José Cícero

Com o desafio  de manter viva  a tradição política iniciada pelo pai - João Antonio de Macedo; o João de Zeca - desde a metade dos  anos 70 como vereador e duas vezes prefeito de Aurora; o jovem médico Júnior Macedo assumirá dia 1º de janeiro do ano vindouro a prefeitura local sucedendo o também primo Adailton Macedo, com a mesma determinação daquele de manter a escrita ao comandar com amor e zelo os destinos da sua terra.
Dada a jovialidade que detêm,  o mesmo já figura entre os mais novos prefeitos do Ceará eleitos nas últimas eleições municipais. A juventude do Dr. Júnior Macedo ao que tudo indica constitui um diferencial a mais ao seu favor, em face da energia e da sua convicção idealista, aliada à enorme vontade de ajudar a sua gente, que já o coloca como um político de futuro extremamente zeloso e preocupado com a construção de uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. 
Tudo isso se evidencia  nas suas propostas de trabalho visando o progresso e a modernidade da sua terra. Algo que pelo jeito, foi bem compreendido  e aceito pelo povo e, por isso mesmo determinante para a sua vitoria política que o alçou ao poder.
Ao lado do vice, o seu companheiro de chapa, o também médico - Edigler Filho, este, natural do aprazível distrito de Ingazeiras (terra de Aldemir Martins e Alcymar Manteiro), Júnior  Macedo acredita na perspectiva de uma gestão cada vez mais democrática e participativa bem aos moldes do que ora vem sendo feito pelo atual gestor. 
Não obstante a grande crise que ora se abate sobre o país e que, efetivamente se reflete com mais intensidade nos municípios menores, Dr. Júnior mantem-se motivado diante da possibilidade de aliar coragem e inteligência a fim de que seja viabilizado uma gestão exitosa, moderna e próspera para o seu povo. Notadamente em algumas áreas fundamentais, tais como saúde, educação, , agricultura, ação social, infraestrutura dentre outras.
Por outro lado, o novo prefeito encontra-se por demais motivado no sentido  de dá continuidade e também ampliar uma série de ações e de conquistas já efetivadas no decorrer dos dois mandatos consecutivos do atual prefeito Adailton Macedo.
Como se percebe,  além  da disposição para o trabalho e na ânsia de promover um leque de melhorias para os seus munícipes, o novo gestor disporá ainda de um aliado de vasta experiência, assaz comprometido com  o crescimento de Aurora, o seu primo Adailton Macedo que, aliás, conclui sua gestão com invejáveis índices de aprovação popular, isto é, mais de 87% conforme recente pesquisa de opinião pública; algo que,  diga-se de passagem, não muito comum neste tempos magros de lideranças e marcados pelas crises de toda sorte porque passa o país.
Por tudo isso, diria que a determinação do novo prefeito de Aurora constitui apenas uma das muitas qualidades que se pode notar nas ideias deste jovem profissional da medicina caririense e, que agora se deu ao imenso desafio de mergulhar na vida política emprestando assim sua inteligência e seu tino à ciência da efetiva construção do bem comum para a sua terra. Quem sabe  na busca incessante e ininterrupta dos homens de bem para se conquistar a tão sonhada felicidade coletiva para o povo, sobretudo os mais necessitados.
Que o senhor Menino Deus - nosso padroeiro, e os deuses da sabedoria e da bondade possam ao um só tempo, protegê-lo e iluminá-lo neste seu propósito digno e humanista que decerto, será recheado de conquistas, alegrias e sucesso. O futuro o espera de braços abertos...
____
Prof. José Cícero
Aurora - CE.
www.jcaurora.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com

Google+ Followers