segunda-feira, 28 de setembro de 2015

DIA 1º AURORA RECEBERÁ A V MOSTRA SESC CARIRI DE TEATRO DE RUA

Programa Cultura SESC -

Cia de teatro de rua do Sesc-Cariri JN
Numa parceira com o SESC CARIRI  de Juazeiro do Norte a Secretaria de Cultura e Turismo de AURORA realizará na próxima quinta-feira, dia 1º outubro a partir das 19h na pracinha da estátua do Menino Deus ao lado matiz  mais um espetáculo de teatro de rua. Trata-se da peça "Oh terrinha boa" que compõe a V Mostra de teatro de rua  que vem sendo apresentado pelo Sesc-Juazeiro. oda a população está sendo convidada deste já para conferir de perto todo o desenrolar  deste magno evento de arte cênica do município.

A Mostra tem o objetivo de preservar e incentivar as manifestações populares de rua, se apropriando do espaço público como lugar de expressão e divulgação das artes cênicas.
A ideia é atrair um público que não costuma ir a teatros, e de quebra, tornar a arte mais democrática e inclusiva.
Conforme o secretário José Cícero, o teatro tem sido ao longo da história da humanidade e sobretudo a partir da contribuição  da Grécia antiga, um dos instrumentos através do qual as civilizações humanas evoluíram política e culturalmente. De forma que a política cultural que vem sendo desenvolvida pela gestão aurorense está atendo a este aspecto social e histórico. 
Sem esquecer, ressalta ele, que a comunidade de Aurora tem uma atenção especial para á arte cênica, especialmente  durante as várias edições do festival anual de teatro(o Festac) e as apresentações ocorridas em praça pública, finalizou.(ver fotos acima).
De acordo com o diretor da cia de teatro de rua do Sesc: "A Comédia  retrata a saga de uma família de nordestinos sertanejos que diante das dificuldades naturais imposta pela seca, o latifúndio e o poder político dos coronéis é forçado a deixar sua terra  de origem e partir  para a cidade de São Paulo na busca desesperada por melhores condições de vida..."

 APRESENTAÇÃO TEATRAL PARA O DIA DA CRIANÇA NO C.S.U

Edson Moreira em teatro de bonecos
Cumpre ressaltar que a Cia de Teatro da Secult também fará uma apresentação neste domingo 11 durante a realização do II festival do sorvete de Aurora. Evento que também marcará as comemorações locais antecipadas  relativas ao dia das crianças. A iniciativa está sendo organizada pela radialista da rádio Sol Nascente FM Carla Oliveira e acontecerá nas dependência do centro social urbano - CSU. A Cia. de teatro da secult apresentará a peça "Jurema das Neves e os dois bobões" uma pequena adaptação do conto de Branca de Neves, através dos atores amadores: Alcione, Edson e Daniel. Vale a pena conferir.
_____________
Da Redação do Blog de Aurora.

domingo, 20 de setembro de 2015

NOSSO ADEUS PARA O SAUDOSO RADIALISTA BETO FERNANDES

Radialista Beto Fernandes na sua luta cotidiana - Verdes Vale AM de JN.
Beto e J. Cícero - almoço no encontro de Blogueiros do Cariri em JN

OBITUÁRIO DA SAUDADE: Meu Adeus ao grande radialista e blogueiro amigo BETO FERNANDES

BF abertura do encontro de Blogueiros


Com imensa tristeza recebi a lamentável notícia de que o companheiro radialista caririense Beto Fernandes falecera na tarde deste último sábado(19) por volta do meio-dia vitimado por um ataque cardíaco no centro da cidade de Juazeiro de Norte - CE.
Beto Fernandes era, por assim dizer, uma grande revelação do rádio sulcearense. Talvez o melhor que ainda militava na seara do jornalismo cultural e político do nosso interior com grande envergadura de audiência, competência e imparcialidade. 
Dentre outras emissoras, atuava na rádio AM e TV Verdes Vale de JN com um prestigiado noticioso diário... Era também um aficionado do jornalismo virtual, bem como um Blogueiro de carteirinha.
Mantinha também um blog de grande sucesso - o Blog de Juazeiro, além da Revista do Beto Fernandes na net. E ainda, de prestava assessoria de imprensa para muitas prefeituras, a exemplo da de Missão Velha.
AMIZADE:

Tornamos amigos através da militância jornalística inicialmente via internet, ele com o Blog de Juazeiro e eu, com o de Aurora, onde trocávamos muitas ideias, como também postagens, bem como ilações literárias e políticas. No Blog de Juazeiro e na sua Revista virtual o companheiro Beto sempre republicava artigos e poemas de minha autoria, assim como do professor Luiz Domingos de Luna também de Aurora.
OUTRO DIA ao participar como seu convidado do II Encontro de Blogueiros do Cariri articulado por ele no auditório do centro cultural Banco do Nordeste (BNB) em Juazeiro do Norte; acertamos lá e depois por telefone, a possibilidade de realizarmos o próximo evento aqui em Aurora. 
Não deu tempo... Deus  o chamou para os céus primeiro.
Lamentável a sua morte, diria, prematura posto que o amigo Beto Fernandes tinha muito mais ainda a oferecer ao jornalismo radiofônico do Nordeste em geral e do Cariri em particular. 
Que Deus o tenha ao seu lado porque ele merece por tudo de bom e de alvissareiro que realizou aqui na terra... 
Conforta-nos saber pelo menos que Ele não morreu, visto que permanecerá sempre vivo eternamente na memória dos amigos e, sobretudo nos anais da história da radiofonia do Cariri.
Vai em paz grande Beto!!!
..................................
JC - da Redação do Blog de Aurora.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

CASAL DE CICLITAS QUE SE AVENTURA PELA AMÉRICA LATINA VISITA AURORA


No início da noite da última quinta-feira(17) a cidade de AURORA recebeu, através dos articuladores  do movimento ciclista local Cícero Herivelton e Marquinhos, bem como do secretário de cultura José Cícero e o professor Ronaldo Santos, o casal de ciclistas que por quase um ano vem se aventurando de bicicleta por vários países da América Latina. Trata-se do mexicano Guilhermo Fernandez e a sua esposa  a brasileira de Roraima Dyna Moraes.

Ainda na quinta-feira, após chegarem à cidade, o casal, acompanhado de ciclistas locais deram uma volta pelas principais ruas de Aurora. E participaram de um jantar oferecido pela gestão municipal.

Na sexta-feira, logo pela manhã  visitaram o acervo de artes da sede da secretaria de cultura, sendo recepcionados na ocasião, pelo secretário JC, Cícero Herivelton, o radialista Franzé d’Aurora, o representante da AFA Sebastião Maciel, dentre outras(fotos).. 
Ainda na sede da Secretaria de cultura e turismo - Secult, participaram de uma mesa redonda, cuja entrevista serviu para a gravação de um vídeo(ver link).

À tarde participaram de mais uma entrevista radiofônica na rádio Sol Nascente FM. Ciceroneados pela equipe de recepção,  a prefeitura ofereceu um almoço baseado na culinário regional no restaurante do Cícero de Enoque no sítio Várzea da Pedra. 
Os mesmos encontram-se hospedados na tradicional e aprazível residência do Dr. Paulo Quezado localizada centro da cidade.

Ainda em Aurora, o casal de ciclistas pretende visitar os principais pontos turísticos aurorenses, quando farão registros fotográficos que comporão o painel  da viagem.

Na parte da noite serão novamente recepcionados, mais uma vez no clube Espaço Verde Califórnia no centro da cidade. O que segundo Marquinhos, será um momento especial de muita MPB e música regional.

O mexicano Guilhermo Fernandez e sua esposa Dina pretendem passar ainda por todos os estados do Nordeste até seguirem viagem para outros países do continente sul americano. “Gosto de viajar, peguei minha bicicleta e comecei rodar a partir do  Sul do México”, disse ele.

Depois de Aurora, Juazeiro do Nordeste e Exu já no Pernambuco eles pretendem visitar vários outros estados nordestinos... “Desde o Amazonas até aqui no Nordeste, fomos recebidos como a maior das hospitalidades. O povo do sertão, tanto da PB(Cajazeiras) quanto do Ceará(Aurora) é bom e  maravilhoso”, explicou o ciclista do país de Zapata.

A aventura também passa pela curiosidade cultural e histórica já que o casal almeja conhecer um pouco mais sobre a saga de Lampião, Padre Cícero, Luiz Gonzaga entre outros fenômenos sociais e da história dos sertões nordestinos.
___________________
Da Redação do Blog de Aurora
Fotos: Adriano de Sousa

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

TERRENO DA ANTIGA REFFESA É INVADIDO NAS PROXIMIDADES DA ESTAÇÃO DE AURORA.



Desde as primeiras horas desta terça-feira(15) que um grande número de pessoas deu início à INVASÃO dos terrenos em torno da linha férrea situados dos dois lados da estação ferroviária na cidade de Aurora. 
Pertencente à antiga rede ferroviária federal s.a - Reffesa, a vasta área que, inclusive, ainda se encontra com a malha ferroviária quase intacta, está agora toda delimitada por cordas, arrames e estacas de madeira( ver fotos), ou seja, dividida em pequenas glebas pelos moradores que se dizem não possuir casa própria.
Ninguém sabe ao certo, o que de fato motivou a invasão ainda pelo começo da madrugada. Há quem diga que o ocorrido, não se restrinja apenas ao centro da cidade, mas inclusive, em boa parte da linha de ferro  já fora dos limites urbanos.
Até o momento nenhuma autoridade do município ou da rede ferroviária se manifestou acerca do acontecimento, uma vez que o terreno corta praticamente a cidade ao meio, isto é, separando o bairro Araçá (o mais populoso de Aurora) do centro da cidade.
O fato é preocupante tendo em vista que o terreno está localizado praticamente no meio da cidade. Constituindo uma área das mais nobres e estratégicas para o processo de melhoramento urbanístico e de acesso viário. 
Dentre as críticas, algumas são preponderantes quer sejam a ausência de um pronunciamento das autoridades acerca do fato, como também a notícia de que muitas pessoas que participaram da invasão possuem casa própria, condições financeira estáveis, além de outras que conforme informações já estão vendendo os espaços para terceiros.
REPRESENTANTE DA TRANSNORDESTINA: 
Cumpre destacar que na manhã de hoje(quarta-feira, 16) um representante da transnordestina e da CFN  esteve em Aurora ocasião que conversou com um grande número dos que invadiram o local. O mesmo prestou esclarecimento sobre o ocorrido pondo em relevo a questão da ilegalidade da invasão. Além de solicitar a imediata retiradas dos piquetes em torno da malha ferroviária o representante fez imagens do local invadido no sentido de utilizá-las caso seja preciso uma intervenção judicial. Alguns retiraram os marcos, a maioria no entanto ainda permanece com o cerco da área.
> www.blogdaaurorajc.blogspot.com
Da Redação do Blog da Aurora.

Google+ Followers