domingo, 25 de maio de 2014

População compareceu em massa à Estação Ferroviária para prestigiar 2º Festival de Teatro na última sexta-feira

Como um evento dos mais prestigiados já promovidos pela gestão municipal através da sua secretaria de Cultura e Turismo(Secult) o Festival de Teatro ocorrido na noite da última sexta-feira (23) provou mais uma vez o quanto a população admira o teatro amador da terra.  O que bem explica o grande número de pessoas que compareceu ao  2º Festac 2014 lotando o amplo espaço no entorno da antiga estação ferroviária. 
Tudo para   para puder  conferir de perto a ótima performance encenada pelos seis grupos teatrais formados pelos jovens talentos aurorense, além da participação especial da atriz fortalezense e contadora de estória Paulo Yemanjá que abrilhantou o evento sob o apoio do centro cultural Banco do Nordeste. Numa organização das mais primorosas já feitas pela equipe de trabalho que compõem a cast da secretaria de cultura e turismo do município( fotos acima).
Como afirmou o secretário da pasta José Cícero, foi um momento de grande celebração cultural onde a comunidade compareceu massivamente para prestigiar a atuação dos nossos atores e atrizes aurorenses. Além dos grupos representantes das escolas locais, também participaram  do Festac os grupos Improriso do Araçá e Arte em ação do distrito de Ingazeiras. Quem compareceu ao evento, assim como o próprio prefeito Adailton Macedo gostou do que viu e muito, diga-se de passagem, até se surpreenderam com o alto nível de atuação dos nossos artistas,disse o secretário.
Além do prefeito Adailton, a 1ª dama e secretária de educação Rose Macedo e o secretário de cultura e Turismo José Cícero, também estiveram prestigiando o evento os secretários de administração Socorro Macedo, de Finanças José Joaquim,  de Transportes Jussier Alves assim como o presidente da Câmara Francisco Henrique, acompanhado dos vereador Osascos Gonçalves e Iracilda Saraiva.
Acerca da escolha do local, o secretário de cultura, José Cícero, enfatizou que a escolha não foi a toa, visto que  no passado a chamada 'pedra da estação' foi a grande vitrine da cidade. Ou seja, era o espaço onde a população se reunia até duas vezes por dia para assistir o grande acontecimento social  que era a passagem do trem, em suas idas e vindas.(...) Desde os anos em que a linha de ferro findava em Aurora antes de se estender para Ingazeiras, Missão Velha, Juazeiro e Crato, explicou. 
À título de premiação a gestão municipal ofereceu aos participantes, além de um belíssimo troféu, um cachê de 500 reais e certificados de participação. 
..........................
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Fotos: Jean Charles, Júlio Roberto e Assessoria de Imprensa - Luiz Neto.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook

terça-feira, 20 de maio de 2014

População de AURORA prestigiará na próxima sexta-feira 2ª edição do Festac 2014

A cidade de Aurora, na região do Cariri viverá na próxima sexta-feira(23) a 2ª edição do Festac 2014 - Festival municipal de Artes Cênicas numa realização da secretaria de cultura e Turismo do município.
O evento conforme afirmou o secretário da pasta o professor José Cícero pretende reunir pouco mais de sete grupos do teatro amador local, especialmente das escolas, além das representações do bairro Araçá e do distrito de Ingazeiras.
O festival acontece na plataforma da antiga estação ferroviária no centro da cidade, considerado como um dos mais importantes patrimônios histórico-arquitetônicos do município prestes a completar 94 anos. A abertura do evento será feita  através da participação especial da atriz e contadora de estórias de Fortaleza Paula Yemanjá apresentando a performance "Contos que encantam". 
O início do evento teatral a céu aberto está previsto para ocorrer às 18:30h com a palavra do prefeito Adailton Macedo. Para tanto, o local será completamente adaptado para acolher com comodidade todo o público participante. O acontecimento cultural está sendo aguardado com muita expectativa por parte da comunidade, muito especialmente pela juventude estudantil. Principalmente porque o município conta com um grande número de artistas que compõem o movimento de teatro amador.
A prefeitura através da secretaria de cultural e turismo local  premiará com  troféus e uma bonificação em dinheiro todos os grupos participantes do festival, cuja iniciativa conta, inclusive, com o apóio do centro cultural Banco do Nordeste seção Cariri.
Acerca do acontecimento ponderou o secretário: "A realização do Festac 2014 na antiga estação ferroviária não é a toa. Tem um propósito simbólico muito especial, visto que no passado a chamada 'pedra da estação' era a grande vitrine da cidade. Ou seja, era o local onde a população se reunia às vezes duas vezes por dia para assistir  o grande acontecimento social e cultural que era a passagem do trem, desde os anos em que os trilhos findavam em Aurora. 
Num tempo em que as comunicações dos sertões com o litoral eram precárias, o trem se constituiu como  o grande  elo de ligação destes rincões com o mundo. Portanto, a estação foi durante muito tempo um espaço nobre e disputado, por onde passavam personalidades, as novidades e as notícias da capital e do mundo. Um verdadeiro habitat onde se misturavam em tempos difíceis, ricos e pobre; primeiros exemplos práticos de igualdade e democracia" que se sabe, disse.
"Com este evento, queremos num certo grau, rememorar nossas memórias históricas mais afetivas. Mexer no baú das nossas melhores reminiscências e emoções latentes, instigando assim, a subjetividades para a necessária reflexão da nossa população por meio da arte e da história", concluiu.
.........................
Divulgação.
Festac - Festival municipal de Artes Cênicas de Aurora-CE.
Sexta-feira, dia 23 de maio
às 18:30 h
Na plataforma da antiga Estação Ferroviária no centro da cidade.
Realização:
Sec. de Cultura e Turismo (Secult-Aurora)
Prefeitura Municipal
Apoio: 
Centro Cultural Banco do Nordeste.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Blog do Juazeiro realiza com sucesso o II Encontro de Blogueiros progressistas do Cariri


Aconteceu na última sexta-feira(9) no auditório do centro cultural Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte  o 2º encontro de Blogueiros progressistas do Cariri(fotos acima). 
Sob a realização direta do Blog do Juazeiro  tendo a frente o seu editor, o renomado radialista Beto Fernandes, o encontro de blogueiros caririenses em  sua 2ª edição, exerce um importante papel quanto ao protagonismo que desempenha  dentro do contexto das  discussões que estão a pautar a agenda  do jornalismo virtual no setor,  como em diversas outras formas de comunicação social  via de regra encetadas pelas  redes sociais e na internet de modo geral. 
José Cícero e Beto Fernandes
'Nada mais providencial para capacitar  os que lidam com este tipo de mídiaque a realização de um evento desta envergadura.  Justamente  no instante em que o país(e porque não dizer o mundo) se debruça sobre o debate  do chamado Marco Regulatório/civil para internet no Brasil que vem sendo finalizado no Congresso Nacional, enfatizou o editor do blog de Aurora, o professor José Cícero, que igualmente participou da iniciativa. Portanto, de modo pioneiro os blogueiros do Cariri se reúnem para fomentar tão significativa discussão, conforme avaliou o professor.
A abertura do evento aconteceu com a bela apresentação da banda cabaçal Santo Antonio de Juazeiro. O número de participantes, segundo ponderou a própria organização poderia ter sido maior. No entanto, foi notável a qualidade dos que tomaram parte das discussões. assim como das intervenções no momento dos debates. Além do alto nível das palestras apresentadas pelo Dr, Clauver Barreto – presidente da OAB/Juazeiro, bem como pelo professor Francisco Filho, presidente do Instituto Ananduá.
A iniciativa do Blog de Juazeiro também contou com a parceria do NEECC (Núcleo de Estudos em Empreendimentos Criativos e Culturais), além do apoio de várias instituições caririenses, a exemplo do centro cultural BNB dentre outros. Várias personalidades do jornalismo e da radiofonia caririense se fizeram presentes ao evento.
Segundo Beto Fernandes:  o evento  alcançou seu objetivo que foi o de reunir boa parte das mentes pensantes dos blogs caririenses e afins e já deixa outros palpitantes temas projetados para o III encontro então previsto para ocorrer em  julho em Milagres ou em Aurora, já que conversações estão sendo articuladas no sentido deste agendadamento o quanto antes.
.........................
Da Redação do Blog de Aurora
Foto: Paulo Magá e Blog do Juazeiro.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Secretaria de Cultura promove reunião com vistas a criação da nova Banda de Música

Após a aprovação do projeto de lei que cria e municipaliza a Banda de Música local o secretário de cultura e turismo professor José Cícero se reuniu na tarde da última quinta-feira( dia 1º de maio) na sede da Secult com todos os músicos que irão compor a nova banda Sr. Menino Deus de Aurora (fotos acima).
Na pauta, a apresentação do Projeto, o regimento interno, os 28 novos instrumentos musicais recém adquiridos pela prefeitura, além da decidão para a  criação da escola de música que homenageará o maestro Esmerindo Cabrinha.
Secretário de cultura José Cícero
O secretário apresentou ainda  as principais diretrizes que nortearão o funcionamento da banda que, conforme explicou, deverá está funcionando num primeiro momento no prédio da antiga estação ferroviária que irá ser devidamente recuperado e em seguida, após as obras de revitalização do casarão do Cel. Xavier deverá ser transferida para o novo local, isto é, o centro cultural Aldemir Martins no centro da cidade, ao lado da matriz.
Noventa e nove por cento dos músicos aurorenses estiveram presentes ao encontro, alguns que se encontravam viajando mandaram seus representantes.  O regente da nova banda de música será o professor Damião Tavares que na ocasião teceu elogios a iniciativa do prefeito Adailton Macedo e do seu secretário de cultura quando a criação, apoio, resgate e municipalização da banda. 
O prefeito em face de outros compromissos não pode participar deste primeiro encontro acerca da criação da banda que deverá está sendo lançada e inaugurada oficialmente em julho dentro da programação do encontro dos filhos e amigos de Aurora AFA.
"Vamos redobrar nossos esforços no sentido de que possamos tão logo fazer o lançamento da banda, quem sabe em julho por ocasião da festa da AFA que acontece em parceria com a gestão municipal", disse o secretário. Além da escola Esmerindo Cabrinha, disse ele, também iremos recriar o grupo de flauta mirim e quem sabe, um pouco mais  a frente, abrir espaço para o ensino de violão e teclado. 
As inscrições para a escola de música serão abertas em breve na sede da secult-Aurora, completou.
-----------------------------------------
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Fotos: J. Silva.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

Monumento à Frei Caneca é inaugurado no sítio Juiz de Aurora

Prefeito Adailton Macedo inaugura monumento comemorativo aos 190 anos da passagem  e prisão de Frei Caneca em Aurora.

Na manhã da última quinta-feira - 1º de maio, feriado  internacional do trabalho - foi inaugurado no sítio Juiz região de Ingazeiras a 21 km da sede de Aurora o Obelisco em homenagem  à Frei Caneca, um dos líderes da Confederação do Equador que ali foi preso em novembro de 1824 após confronto contra as tropas do Império.
Estiveram presentes à solenidade, além do prefeito Adailton Macedo,  os secretários de cultura e turismo José Cícero, de saúde Gean Passos, dos transportes Jussier Alves, de Ação Socail Bernadete Gonçalves, como ainda o ex-prefeito João de Zeca, a secretária de cultura de Lavras da Mangabeira Cristina Couto, Ruy Gabriel e o presidente da Academia Lavrense de Letra professor Jeová. Como também professores, estudantes, diretores de escolas e representantes do distrito de Ingazeiras e comunidades circunvizinhas. Além do presidente do sindicato da acgricultura familiar Alexandre Alves e várias autoridades convidadas.
Na abertura aconteceu a apresentação da dupla de repentistas da terra, os irmãos Alex da oitiçica  e Edivânia Luna.
O monumento foi edificado pela secretaria de cultura local sob os auspícios da gestão municipal no sentido de assinalar os 190 anos da passagem do revolucionário pernambucano pelo território aurorense que seguia em direção ao Crato. No Juiz de Aurora Caneca foi preso com cerca de 600 revoltosos sendo reconduzido ao Recife onde um ano depois foi fuzilado, juntamente com outros companheiros, inclusive com execuções em Fortaleza, a exemplo do célebre padre Mororó. Sendo o fim do movimento libertador que envolveu rebeldes de Pernambuco, Paraíba e Ceará.
A iniciativa conforme o secretário José Cícero, tem o propósito de difundir e resgatar junto a nova geração uma das mais importantes páginas da história do Brasil que por quase dois séculos se manteve escondida. Frei Caneca portanto, enfatizou ele; 'é um dos heróis mais autênticos da nossa história, assim como a confederação do Equador  se constituiu num dos mais belos e significativos movimentos de libertação revolucionária do nosso país entre os 16 ocorridos só no Nordeste, sobretudo pelos ideais que defendia e pelo feito eminentemente popular', finalizou o secretário.
Tanto o prefeito Adailton, quanto a secretária Cristina de Lavras, durante suas falas também ressaltaram o caráter  pioneiro e simbólico da iniciativa como fatores de reconhecimento cívico e histórico do passado de lutas do Brasil.
Capitaneado pela secretaria lavrense em parceria com a gestão de Aurora, Sousa na Paraíba e a Assembleia Legislativa do Ceará dentre em breve será produzido um documentário sobre a passagem de Frei Caneca por esta região. Oportunidade em que serão feitas filmagens em todo o percurso feito no século XIX por Caneca por toda a região.
Ao som de tradicionais pifeiros regionais ocorreu o encerramento do ato público quando foi servido um lanche a todos os presentes.
--------------
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Fotos: Adriano de Sousa Anão.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.