terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Diretora do consórcio público de saúde de Brejo Santos participará de sessão na câmara de Aurora, diz secretário.

Presidente Chico Henrique( à direita) ao lado do sec. de saúde Jean Passos
Com o objetivo de apresentar todos os serviços de saúde   já prestados à população aurorense, a Drª  Renata Moura - diretora do consórcio público de saúde, composto pela Policlínica e o Centro de Especialização Odontológica(CEO) ambos sediados na cidade de Brejo Santo, propôs ao secretário de saúde de Aurora, Dr. Jean Passos um espaço durante a sessão ordinária da Câmara. 
No plenário, seriam apresentados os serviços de saúde pública prestados, bem como as especialidades médicas que vem sendo oferecidas pela iniciativa não somente aos pacientes de Aurora como da região circunvizinha, disse.
Para tanto, o secretário da pasta, esteve informalmente esta semana conversando sobre o assunto com o presidente da câmara o vereador Chico Henrique(foto), que de antemão sinalizou positivamente com a proposta. Sempre antenado com a política de saúde pública que ora vem sendo desenvolvido pela gestão municipal em Aurora, o presidente do legislativo, garantiu  na ocasião que, possivelmente ainda esta semana, será definida a data exata em que a equipe do consórcio regional deverá participar da sessão ordinária.

Policlínica em Brejo Santo
EM TEMPO:  
Inaugurada em junho de 2012, a Policlínica regional em Brejo Santo(foto ao lado) oferta atendimento em ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, traumatologia e ortopedia, urologia e oftalmologia e realizou até julho do ano passado cerca de  1.062 consultas especializadas. Já o CEO regional oferta serviços nas especialistas de endodontia, periodontia, ortodontia e prótese. Tanto oO CEO quanto a policlínica de Brejo Santo dão atendem a população de 205 mil habitantes dos municípios de Brejo Santo, Abaiara, AURORA, Barro, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras. Instituído pelo Governo e, Como o próprio nome diz, o consórcio  conta a contrapartida financeira de todos os municípios envolvidos.
-------------------------------
Da Redação do Blog de Aurora
Foto1 - Jc
...............................................

LEIA MAIS EM:







e no Orkut e  Facebook. 

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Estudantes da Faculdade Sapiens fazem visita técnica à sede da Secretaria de Cultura de AURORA

Pouco mais de cem estudantes da Faculdade Sapiens visitaram na tarde do último sábado(15) a sede da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Aurora. 
Como parte de uma 'aula de campo' na área de arte e educação, a visita teve como principal objetivo possibilitar o contato do alunado com o imenso acervo de arte, cultura e  história, atualmente abrigado pela Secult. Coordenada pela professora  de arte e educação no curso de pedagogia - Cristina Araújo , assim como pelo prof. Tony Albuquerque dentre outros professores da faculdade, a visitação contou ainda, com a explanação inicial feita pelo secretário de cultura do município - professor José Cícero, abordando   produção artístico-cultural e preservação histórica  tendo por foco o município de Aurora.
Na ocasião, os estudantes puderam ver de perto parte do acerco da arte aurorense nas áreas de pintura, escultura, fotografias antigas, cordéis, literatura e artesanato expostos na referida secretaria. Além de conhecerem um pouco mais sobre o trabalho de resgate cultural e de preservação do patrimônio histórico e arquitetônico local, que ora vem sendo desenvolvido pela pasta. Estiveram também presentes  o pintor Arnaldo de Ingazeiras e o mestre de cultura o Sr. Antonio Pinto ( construtor de Rabeca de 91 anos). 
Diante das atenções, assim como da imensa alegria e curiosidade verificadas junto aos visitantes é possível afirmar que o acontecimento, além de ter agradado, também provocou um claro interesse de conhecimento e  reflexão sobre a historiografia, a arte e a cultura do município, segundo avaliou o secretário JC.
Conforme a coordenação da Sapiens em Aurora, provavelmente na próxima semana mais turmas do mesmo curso deverão está, igualmente participando de mais uma rodada de visitas à sede da Secult-Aurora com o mesmo objetivo pedagógico. 
.......................................
Da Redação do Blog de Aurora.
Fotos Edson Moreira, J. Silva - Secult

LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook. 
CONFIRA SEÇÃO DE  FOTOS DO EVENTO EM:
 https://www.facebook.com/josecicero.silva.33/media_set?set=a.10201425293615937.1073741892.1282835244&type=1

domingo, 9 de fevereiro de 2014

AA de Aurora promove mais um grande encontro em escola do bairro Araçá

Da Redação>


Padre Edelton Tavares Leite falando durante o encontro

O grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) de Aurora sob os esforços do padre Edelton Tavares(foto) e dos seus demais integrantes realizou na manhã deste domingos, dia 09, nas dependências do Colégio Monsenhor Vicente Bezerra no Araçá mais um grande encontro. 
Ocasião em que reuniu diversos participantes aurorenses, como também membros do AA de vários municípios circunvizinhos, tais como: Lavras da Mangabeira(distrito de Mangabeira), Brejo Santo, Cedro, Icó, além de São João do Rio do Peixe e Cajazeiras na Paraíba.
A abertura do evento contou, inclusive, com a fala do vigário local - padre Antonio José que expressou seu contentamento com os bons trabalhos que o grupo vem realizando em Aurora. 
Durante o evento houve ainda a troca de fichas de participação entre seus membros e os depoimentos de praxes de mais de 20 participantes, na sua grande maioria das cidades convidadas.
Área externa do colégio Monsenhor
Os espaços da escola, destinados aos alcoólicos anônimos, estiveram literalmente tomados  pelo grande número de pessoas presentes ao acontecimento.
O grupo de AA de Aurora promove reuniões durante dois dias por semana, ou seja, todas as segundas e sextas-feiras, tanto no salão São Vicente na rua homônima, quanto no auditório do sindicato dos trabalhadores rurais - STR à rua Sebastião Alves no centro da cidade. 
No encontro do último  domingo, além do café da manhã o grupo aurorense ofereceu aos participantes um almoço no final do evento.
---------------------
Da Redação do Blog de Aurora.
Fotos JC.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Arquivo da antiga revista FON-FON do RJ retrata a Festa que foi a inauguração da Estação do Trem de AURORA nos anos 20.*

Por José Cícero*
Fotos da Festa-solenidade de inauguração da Estação Ferroviária de Aurora-CE
Chegada  da 1ª locomotiva(Mª Fumaça) na estação de Aurora



Até onde se sabe hoje todos os registros histórico-documentais  ainda existentes, inclusive no pouco arquivo que ainda resta da antiga  Rede Ferroviária Cearense( RVC) depois Reffsa, dão conta de que a estação do trem de AURORA  havia sido oficialmente inaugurada no dia 20 de setembro de 1920. Agora, surpreendentemente  recortes de uma matéria publicada na época  pela não menos famosa Revista Fon-Fon do Rio de Janeiro traz até nós, imagens inéditas do dia em que aconteceu a solenidade de inauguração. 
Um dia de muita festa na cidade. Ocasião em que estiveram reunidos, num mesmo espaço:  autoridades, potentados da época e gentes do povo de todos os quadrantes de Aurora e região circunvizinha.
Mas a pioneira revista curiosamente  cometeu um engano grave ao afirmar que a  inauguração da estação de Aurora, ocorreu no dia 5 de março de 1921. Pelo jeito, uma informação que, além de equivocada destoa de todos os registros ainda hoje encontrados nos arquivos dos ferroviários que desabonam tal data.
Mas como tão conceituada revista chegou a cometer um erro tão absurdo e grosseiro já que mandara um representante, especialmente para cobrir in loco o acontecimento – o correspondente G. Bailly? Como a revista pôde se confundir em quase um ano de  diferença? Se foi um engano, então porque o informativo não se retrata nas edições seguintes.
Então, levando-se em conta, o benefício da dúvida: Quem está com a verdade? As informações contidas nos parcos arquivos ferroviários ou a revista Fon Fon que marcou época na imprensa do país?
Além das imagens inéditas para a grande maioria dos que pesquisam a história ferroviária do Ceará, do Cariri cearense e de Aurora, a reportagem traz também os nomes de todas as autoridades dos governos do Estado e Federal, bem como da RVC que participam do ato inaugural. Tais como do Dr. Manoel Theófilo de Oliveira – secretário da fazenda e representante do então governador Justiniano de Serpa,  deputado  Thomás Cavalcanti e uma comitiva enviado pelo presidente da República Epitácio Pessoa, bem como o Dr. H.E Couto Fernandes diretor geral da RVC-estrada. 
Estavam ainda como lideranças locais o então prefeito Antonio Landim de Macedo, o vigário Vicente Augusto Bezerra, Marica Macedo, dentre outros.  Contudo,  por algum motivo igualmente estranho (ou por pura questão de  economia de espaço gráfico) a revista  omite os nomes dos personagens aurorenses e da região(ver fotos).
Mesmo assim, é um documento fundamental para que possamos juntar dados e fatos para que se possa qualquer dia desses concluir a tessitura desta verdadeira colcha de retalhos que é a história do trem em Aurora e em todo o interior cearense.
A Velha estação:
Estação: Aurora recém inaugurada
Portanto, prestes a  completar  94 anos de existência o velho prédio (agora em processo de tombamento e revitalização pela Prefeitura), constitui uma dos mais importantes patrimônios históricos e arquitetônicos de Aurora e do Cariri Oriental. 
Verdadeiro divisor de águas na história política, social e econômica na terra do Sr. Menino Deus a estação aurorense é uma das mais robustas e bela do nosso interior.
Espaço significativo pelo qual passou parte considerável não somente da história local, mas de toda a região, posto que, por vários anos Aurora ficou sendo o entroncamento final da RVC galvanizando em torno de si as atenções, assim como as necessidades sociais e comerciais de viajantes, potentados, lideranças políticas e comerciantes da Paraíba, Parte do pernambuco e do Cariri em geral, que, diariamente acorriam à Aurora para pegar o trem da feira com destino à capital e vice-versa.
Sem sombras de dúvidas, uma época áurea na economia aurorense e da região Sul cearense. De modo que, ainda hoje podemos considerar o prédio da estação de Aurora como um marco. Uma vitória da memória contra o esquecimento. Um testemunho vivo da nossa verdadeira histórica. 
Razão pela qual precisa impreterivelmente ser preservada, assim como toda a área em seu entorno, evitando ainda que não venha a ser objeto da ávida especulação imobiliária, tampouco de invasão ilegais e sorrateiras(como se percebe) para qual nada mais importa, além do capital e do lucro.
Nunca  se mata uma bela história, pelo menos impunemente...
........................
Prof. José Cícero
Secretário de Cultura e Turismo
Aurora - CE.
................
Fotos de arquivo
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.
Créditos: 
Os arquivos da Revista Fon Fon do RJ com matéria e Fotos do evento em epígrafe  foram descobertos pelo amigo pesquisador Raimundo Gomes da Silva

Google+ Followers