quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Secretário de cultura faz palestra sobre a História de Aurora durante a XII Semana Cultural da escola Pe. Cícero de Ingazeiras


À convite do núcleo gestor do Colégio Padre Cícero do distrito de Ingazeiras pertencente à rede estadual de ensino, o secretário municipal de Cultura  professor José Cícero proferiu palestra na tarde da última quinta-feira(28) sobre a Formação história do município de Aurora.  O tema faz parte do interessante projeto "AURORA: meu lugar, minha vida" que vem sendo desenvolvido pelos estudantes da escola.
A iniciativa fez parte da XII Semana Cultural da escola que  aconteceu durante os dias 28 e 29 de novembro. A edição deste ano teve como tema: “A Escola e a Didática dos 5 Es -  quer sejam: Educar, Emocionar, Ensinar, Entusiasmar e Encorajar para à vida”. ( ver fotos acima).
Um acontecimento que segundo a própria direção da escola tem o objetivo de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem na busca do sucesso escolar do educando, assim como da própria democratização de todas as ações empreendidas.
Dentre as ações contidas na programação cumpre destacar:  Atividades socioculturais e lúdicas, palestras socioeducativas e de saúde pública que contaram, inclusive, com  a participação de vários profissionais/palestrantes da secretaria de saúde  e  da assistente social da prefeitura. Ainda, oficinas de artes, ofício e de reciclagem de garrafas Pet, Jogos escolares,  atendimentos de saúde preventivas, Futsal, atletismo, oficinas de pintura  em cerâmica, exibição de filmes e show dançante.
De parabéns, todo o corpo docente e discente da escola padre Cícero do bom e aprazível distrito de Ingazeiras – por sinal o mais antigo de Aurora. Terra de Aldemir Martins e Alcymar Monteiro.
......................
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Fotos: Jean Charles(Secult-Aurora).
LEIA MAIS EM:
e no Facebook 

Nova Diretoria da AFA será empossada neste sábado, dia 30.


Na tarde deste sábado dia 30 de novembro, acontece em Fortaleza a solenidade oficial de posse da nova diretoria da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora-AFA. foto acima. 
O evento acontecerá às 14 h  na chácara Pena, propriedade do filho de Aurora, o Sr. Raimundo Bernardo Neto, localizada  no Icaraí em Caucaia.
Além dos diretores e associados  componentes do sodalício da colônia aurorense, deverão igualmente participar deste grande acontecimento filhos, amigos, simpatizantes  e  autoridades  da terra do Sr. Menino Deus dos mais diferentes recantos do Ceará e do além-fronteira.
O novo presidente eleito da entidade  é o Dr. Francisco Pereira Torres, tendo como vice o Sr. Roberto Campos para o mandado 2014-2016. (Confira relação completa de todos os componentes eleitos  para à  nova diretoria da AFA triênio 2014 - 2016).
No Encerramento: Além de constitui mais um grande encontro de congraçamento fraterno, a solenidade de posse também será regada no seu encerramento a muita alegria e descontração por meio da boa música nordestina - Forró pé de serra, além de uma tradicional feijoada.
..............................
Da Redação do Blog de Aurora(JC).
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

Colégio Monsenhor Vicente Bezerra promove neste sexta-feira sua 5ª Feira de Ciências, Artes e Cultura

O colégio Monsenhor Vicente Bezerra  do Araçá - de longe o mais antigo estabelecimento de ensino de Aurora,  promove nesta sexta-feira(29) por meio da sua tradicional feira de ciências, mais um dia inteiramente dedicado à exposição pública da produção científica, artística e cultural do seu alunado. 
A Feira este ano na sua V edição tem como tema: "Passos de juventude sadia, semente de sociedade e harmonia", cuja organização esta a cabo dos seus professores, funcionários e dos próprios alunos do educandário. Conforme o núcleo gestor da escola, uma vasta e eclética programação será desenvolvida durante toda a sexta-feira, dia 29 de novembro com abertura prevista para às 8h da manhã, devendo se estender até às 19 horas quando acontecem as apresentações culturais de encerramento.
Colégio Monsenhor Vicente Bezerra
De modo que toda a comunidade aurorense está sendo convidada a tomar parte do acontecimento, segundo assegurou o seu atual diretor, o professor Vicente Luna.
Dentre outras ações e atividades socioculturais há que destacar: Exposição de projetos educacionais, atendimento de saúde pública com orientações educativas e  preventivas, bem como uma série de apresentações artística e culturais.
Cumpre informar ainda que a Secretaria de Cultura e Turismo do município(Secult) estará, à convite da direção da escola, fazendo uma exposição dos novos instrumentos musicais recentemente adquiridos pela gestão municipal. Os mesmos fazem parte do projeto de revitalização e municipalização da Banda de Música Sr. Menino Deus que em breve estará sendo concretizado pela pasta de cultura do município.
..................
Da Redação do Blog da Secult e Blog da Aurora.
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

Sob a organização do padre Edelton Tavares grupo de Alcoólicos Anônimos volta a se reunir em Aurora

 Depois de quase duas décadas Grupo de Alcoólicos Anônimos(AA) volta a atividade em AURORA

Numa iniciativa das mais importantes principalmente na área social é que vem acontecendo em Aurora deste o início do mês de novembro, diversos encontros com vistas a revitalização do grupo de Alcoólicos Anônimos(AA) em Aurora(fotos)
Encabeçado pelo padre aurorense Edelton Tavares - atualmente residente no Chile, as reuniões do AA vêm demonstrando quão fundamental é o desenvolvimento de uma trabalho social desta envergadura. Algo digno de apoio e de aplauso, segundo opina a redação do Blog de Aurora que esteve fazendo a cobertura do evento, mas sem quebrar o anonimato dos seus integrantes. Um exemplo marcado pela entrega, dedicação e o desprendimento em prol de uma grande causa, que é o combate efetivo contra um dos grandes vícios do século - o alcoolismo. Um verdadeiro flagelo da humanidade, destruidor de vidas, de famílias e da própria sociedade. Um perigosa doença há muito reconhecida pela organização mundial de saúde(OMS) e outros organismos internacionais. 
Os trabalhos estão ocorrendo nas noites de segunda e quinta-feira nas dependências do Salão São Vicente na rua homônima nas proximidades da igreja matriz.
Padre Edelton Tavares ao lado de JC
A reunião de abertura contou com uma mini palestra sobre os efeitos do álcool no organismo humano, ministrada pelo médico Dr. Arnaldo França e as participações de vários integrantes dos grupos de AAs das cidades de Cedro, Lavras, Brejo Santo no Ceará, além de São João do Rio do Peixe e Cajazeiras, estes dois últimos do estado da Paraíba. Por sinal, uma forma de intercâmbio bastante interessante que vem ajudando em muito, o crescimento inclusive estrutural do grupo de AA em Aurora.
N. R.: Nossos sinceros votos de parabéns ao padre Edelton Tavares - filho da terra pela iniciativa, assim como a todos os que participam e contribuem(direta ou indiretamente) com este nobre e  feliz acontecimento.
...........................
Da Redação do Blog de Aurora(JC).
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Forró Sim, enlatados Não! Viva Os Cabras de Lampião... Por José Cícero*


Uma grata surpresa. Sim, porque entre tantas baboseiras tecnologicamente sofisticadas não é coisa comum hoje em dia se deparar com algo que realmente presta diante da atual onda medíocre da chamada música brasileira. Especialmente quando se trata do Nordeste, naquilo que há muito denominamos de forró com selo de autenticidade da nossa cultura e tradições de raízes. 
O que no fundo é o próprio DNA da nossa verdadeira identidade sociocultural. Razão porque fico surpreso e por demais feliz, além de esperançoso quando tenho em minhas mãos trabalhos como este, que agora vos apresento e, igualmente recomendo. Quem sabe, como um contraponto a tudo de desagradável e enganoso que nos oferece goela à baixo de modo mais imoral possível.
Trata-se de um DVD simples e modesto recém gravado quase no machado, sem retoques ou truques de maquiagem. Uma prova de que às vezes( ou quase sempre) os grandes gênios residem no mundo da simplicidade. E, confesso que acredito muito nisso. Eis o grupo (me recuso a dizer Banda, graças a Deus): 'Os Cabras de Lampião', seguramente o que há de melhor e mais qualificado no momento(pelo menos que se tem notícia já que a mídia marrom não ajuda) no que se refere ao autêntico forró de pé de serra. Algo que muito agradaria figuras ilustres neste tema tais como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Bilinguim, Lidu, Marinês apenas para citar alguns dos nossos grandes nomes que já partiram. Resguardadas as devidas proporções, em face de tudo que é ruim e deletério atualmente no mercado musical, creio que não constitui nenhum exagero dizer que este grupo, é por assim dizer, uma luz no fim do túnel. Uma prova de que nem tudo está perdido ou morto como os tubarões propalam e desejam, a fim de que não possamos ter mais escolha. E eles continuem cada vez mais ricos às custas da miséria de uma música miserável. Um verdadeiro crime de lesa-pátria, lesa-cultura, desinteligências e desserviços às tradições populares e a arte nacional e nordestina como um todo.
Por isso temos que, efetivamente, divulgar, resgatar, apoiar, aplaudir e valorizar  talentos e projetos artísticos  deste naipe especial. De sorte que recomendo com louvor, entusiasmo e alegria... 
Viva Os Cabras de Lampião. Um Cariri  cultural e musical que resiste bravamente e que jamais se entrega. Viva!
........................
José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dio André - Artesão inigualável d'Aurora*

Homenagem ao mestre Dil André - falecido em Aurora na manhã desta sexta-feira, dia 15 de novembro*
Dil André no seu ateliê na sede da Secretaria de Cultura  em  2010
Dil André com diretores da AFA na sede da Secult-Aurora 2010
Dil André com JC e representantes da CEART-CE, na  Secult-Aurora 2011

 (*)Artigo publicado originalmente no jornal do Leitor(O POVO) e site Aurora em 2011.

'Dil André: Um artista na expressão mais lídima do termo...' Em vários momentos fotográficos na sede da Secult-Aurora


Dio André é um mestre em tudo que faz. Seu trabalho com a madeira tem o magno toque da perfeição dos deuses. Toda a beleza que possui a nobreza dos renascentistas. A precisão dos grandes artistas grego-romano, misturada a ousadia dos que se aventuram sempre a encontrar os caminhos que nos levem a perfeição do belo.

Luiz André Avelino, ou mais simplesmente Dio André. Para muitos, o Dio do Araçá, da beira da linha. Uma figura modesta, sem muita expressividade para os menos atentos ou para os que não o conhecem na sua verdadeira dimensão do seu potencial artístico e humano. Ou ainda no seu mais autêntico ofício de artesão-carpinteiro. Mas, digamos que Dio André, existe na arte que faz e sobrevive, quase sempre por conta dela. Dio André é por assim dizer, o senhor de si mesmo, enquanto fazedor de mundos, de momentos, de atos especiais, de ilusões e de fantasias, numa espécie de realismo fantástico por intermédio do qual viver e a um só tempo, anima e dá sentido ao mundo dos sentidos e a vida como um todo. Sua lida, portanto é com a própria arte. 
Tudo aquilo cujo ato da criação por algum motivo deixou pela metade... São tantas as definições possíveis para este homem múltiplo, cujo semblante denuncia um eterno momento, uma vivência de solidão. Ou quem sabe, tão somente um artista na expressão  lídima do termo, a partir do contexto e do conceito do mais puro movimento de energia criativa e inventiva.
Estas são apenas algumas, dentre tantas as definições artísticas possíveis para aferirmos na sua complexidade estética, todo o grau da arte que o mesmo domina com a mais pura maestria e substantiva perfeição das formas com que só ele consegue, quase sempre plasmar o seu trabalho magno e  sui generis. Quer seja com a madeira ou outros materiais destinados à reciclagem também daquilo que a nossa visão entende como belo e maravilhoso.

Seu talento com as miniatura de carrinhos de brinquedos, por exemplo, é algo por assim dizer, fora do comum, dado que beira às raias da perfeição. Os detalhes conferido as suas peças( quase sempre carro antigos e locomotivas da famosa RVC como retratos da sua infância...) são coisas simplesmente impressionantes, maravilhosos... Fatos a inebriar nossos olhos e pensamentos. Algo que cativa desde as crianças aos adultos... Mesmo aqueles que quase nada conseguem compreender acerca do verdadeiro valor que concentra a arte na sua integralidade real, concreta e conceitual.

Dio André, é um mestre em tudo que faz. Seu trabalho com a madeira tem o nobre toque da perfeição só concedia aos deuses. 
Toda a beleza que possui( por assim dizer) a nobreza dos renascentistas. A precisão dos grandes artistas grego-romano, misturada à ousadia dos que se aventuram sempre a encontrar os caminhos que nos levem a perfeição do belo como igualmente a uma melhor compreensão do mundo.
Dio André, um artesão, cuja linguagem vai muito além das mesmices, dos copiadores, do mau gosto. 
Um verdadeiro idioma por meio do qual os deuses da arte e da poesia mantêm contato permanente com os construtores da fantasia e da felicidade humana, cuja matéria-prima sempre será a tessitura do verbo por meio do fazer cultural e da compreensão do contentamento visual, daquilo cujos sentidos aguçados acostumaram a vislumbrar como sinônimo do belo, do geométrico tudo à serviço da perfeição.

Em uma palavra: Dio André foi simplesmente um mestre agora, a ocupar definitivamente o rol dos grandes artistas da história aurorense.
.................................
José Cícero
Secretário de Cultura e Turismo
Aurora - CE.
(*) Artigo publicado originalmente no jornal do Leitor(O POVO) e site Aurora em 2012.

Fotos  Arquivo - Secult-Aurora.
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Vídeo sobre o Cariri Cangaço de AURORA é editado em Brasília

 Parte importante do que aconteceu durante o Seminário Cariri Cangaço de Aurora serviu para a produção de um DVD  e um opúsculo jornalístico na capital federal


Participação dos Penitentes no CC
Vídeo-documento sobre o Seminário Cariri Cangaço de Aurora  é produzido em Brasília pelos familiares do Dr. Vicente Landim de Macedo, palestrante da memorável  noite do dia 20 de setembro de 2013 em que se homenageou  sua vó, a lendária Marica Macedo do Tipi. 
Além do vídeo(DVD) também foi produzido um livro-caderno intitulado "O Cariri Cangaço em Aurora", contendo com  exclusividade a íntegra da palestra do Dr. Vicente Landim, assim como   vários releeses e reportagens jornalísticas publicadas sobre o Cariri Cangaço, em especial a sessão de Aurora que foram veiculadas na imprensa regional, com destaque para a mídia eletrônica(sites e blogs). (ver fotos acima).
Tanto o livro, quanto o vídeo em questão, contêm através de uma série de imagens, especialmente selecionadas, bem como diversas fotografias e gravações dos melhores momentos do evento. Tais como: pronunciamentos das autoridades, a palestra e as apresentações culturais, com destaques para a jovem dupla de repentistas da terra, os irmãos Alex e Edivânio Luna, assim como a interessante participação em suas  litanias do grupo de penitentes da ordem santa cruz de Aurora. Dentre outras imagens. Vale a pena assistir.
Sob o tema - 'Marica Macedo do Tipi: sertaneja d'Aurora, matriarca do Cariri' o seminário CC de Aurora foi sem dúvida, um dos mais marcantes e prestigiados da região. Em parte, pela participação população, a dedicação conferida pela gestão municipal, assim como pela altíssima  qualidade de todos os que acorreram à Aurora para conferir de perto tal  acontecimento.
Em Tempo:
Um exemplar de ambos os documentos, ou seja, caderno e dvd foi recebido via Correios esta semana pelo secretário de cultura e turismo do município, professor José Cícero.Uma cortesia do dr. Vicente Landim de Macedo.
................
Da redação do Blog de Aurora e da Secult.
...............................
Fotos: JC/ Secult-Aurora.
...............................
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

sábado, 9 de novembro de 2013

Colégio Antonio Landim de Macedo realiza evento comemorativo ao seu aniversário e aos 130 anos de AURORA

Da Redação

O colégio Municipal Antonio  Landim de Macedo localizado no bairro São Benedito promoveu na tarde da última sexta-feira(8) evento comemorativo ao aniversário dos seus 14 anos de existência tendo como foco as comemorações alusivas à passagem dos 130 anos de emancipação cívico-política de Aurora.
Na oportunidade o educandário reuniu professores, funcionários e estudantes para uma série de apresentações artística e culturais desenvolvidas pelo alunado da escola.
A abertura da sessão aconteceu através da palestra acerca da formação histórica de Aurora e os 130 anos de emancipação. A mesma foi apresentada pelo secretário de Cultura e Turismo do município, o professor José Cícero. Um interessante iniciativa, que segundo o palestrante, diz muito sobre a nova visão que se tem de uma educação alicerçada na formação cidadã.
A moderna escola Antonio Landim de Macedo foi fundada há 14 anos, cuja inauguração ocorreu na gestão da então prefeita Drª Fátima Macedo, no dia 10 de novembro de 1999.
-------------------------------------
Da Redação do Blog da Aurora e da Secult.
Fotos: Jean Charles
............................
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Celebrando a História: SAUDAÇÃO À AURORA NO SEU 130º ANIVERSÁRIO - Por José Cícero*

José Cícero
Aurora!
Qual dos teus filhos se arriscaria  dá-se a difícil tarefa de encontrar a tua mais exata e adequada definição?
Sim. Porque Aurora, enquanto sentimento afetivo não se define simplesmente com palavras.
Porquanto se encontrar muito além de qualquer tradução puramente etimológica,
por meio da qual  os vocábulos adquirem sua mais alta significação sentimental.
Diríamos no entanto, que Aurora, em última instância, é pura emoção dos sentidos...
De modo que a sua melhor definição reside na forma de como realmente   sentimos o mundo
como um tesouro poético incomensurável  escondido no fundo do peito. Mas sempre ao alcance das nossas mãos.
Aurora é esse orgulho saudável e provinciano com o qual contrapomos aqui e alhures o tédio e a monotonia de viver sem razão;
assim como todas as angústias impostas pela saudade e pela solidão  dos que estão distantes.
Um elevado estado de autoafirmação que experimentamos onde quer que estejamos. Uma lembrança feliz. Uma vontade de se está sempre junto, calcada na esperança da necessidade do reencontro e do eterno devir.
Aurora é esse ímpeto de coragem a nos impelir sempre para frente. Como se o futuro fosse a intercessão definitiva de todos os caminhos possíveis. A arte do encontro. Isso porque em Aurora, tudo o mais é atemporal.
Destarte, a mais autêntica conotação de um passado inesquecível e glorioso, em cujas raízes nos mantemos presos para sempre, como uma árvore centenária fincada ao sagrado chão.
Aurora é, como diria Espinoza:  a mais verdadeira perspectiva da eternidade postas indefinidamente em nossas mãos. Sereia sertaneja a nos envolver completamente com o seu encanto e o seu feitiço de mulher amada. Razão de estarmos todos condenados a amá-la pela vida a fora, para o todo o sempre. Quem sabe, como uma criação shekesperiana, Aurora é a vitalidade de uma juventude indomável a fustigar todo o nosso sangue como se fosse o índio Cariri a se preparar para à guerra. 
Tal e qual a força descomunal do rio Salgado  na sua busca infinita de  encontrar seu destino e de querer ser mar.
Rio selvagem que segue oprimindo sem nenhuma trégua todas as ribanceiras do seu caminho. Eterno almocreve colonizador do nosso Cariri...
Aurora é a história viva de um povo forte e destemido  que aprendeu lutando superar-se a si mesmo, tanto  na desventura, quanto  na adversidade para jamais se deixar ser escravo de ninguém.
Aurora é o gracioso sorriso de um futuro alvissareiro, como crianças de braços abertos ansiando abraçar  todos aqueles que lhe adoram e amam de verdade. A hospitalidade, a bravura e a solidariedade do homem sertanejo  encarnada no bondoso ofício e na presteza de sempre ser útil.
Aurora é também mulher, por isso a beleza, a delicadeza, a inteligência e a sedução com que se impõe diante da contemporaneidade de tudo o mais que lhe cerca e lhe adorna, fazendo-a muito mais bonita, bondosa e cativante.
Aurora é a mais pura expressão jubilosa do mais absoluto contentamento juvenil e centenário.  Além da sensação glamorosa de harmonia e paz entre  os seus filhos e entusiastas do cosmopolitismo mundano. Fé que nos anima a seguir sempre em frente...
É esta saudade ressabiada e distante, gritando forte dentro da gente que nunca se cala nem se acalenta. Literalmente a emoldurar todo o nosso ser, tão somente por não nos permitir conhecer tempo ou distância que nos faça sofrer.
Aurora é esse sentir indescritível de grandeza cívica e interior com que sempre encaramos, genuflexos , a figura altiva do Sr. Menino Deus.
É ainda, por assim dizer, a certeza infinita de que todos os caminhos inapelavelmente nos levarão a ela. A esperança em pessoa, a nos emprestar sempre que necessitamos, a utopia e o sonho de viver. A ânsia possível de felicidade como salvaguarda para a nossa luta infinda e  cotidiana. Celeiro maior de humanistas e de artistas. Uma lembrança que não passa...
Por fim, Aurora é um estado de espírito... 
Sem ela, o mundo não teria o menor sentido.
Ser aurorense, portanto, não tem preço.
Tudo o mais em Aurora fala por si mesmo.
Todo o resto é pura saudade ou solidão.
..........................
Por José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

COMENTÁRIO DO MECENAS PROFESSOR LUIZ DOMINGOS DE LUNA:

Luiz Domingos de Luna disse...
Mais um brilhante artigo do incansável, do construtor diário da história de Aurora, guardião de sua memória o já conhecido o abalizado Secretário de Cultura de Aurora, prof. José Cícero da Silva, ao tempo em que envio a programação das festividades alusivas aos 130 anos de emancipação política administrativa do município de Aurora- Ceará.
PROGRAMAÇÃO:
Vem aí dias 09 e 10 de novembro!
Grande Festa de aniversário dos 130 anos de emancipação política de Aurora.
Você não vai ficar de fora... Então anote aí!
• Sábado dia 9 a partir das 8h da manhã(durante todo o dia) na praça Pe. Cícero na Estação tem:
Teatro de Bonecos, Feira de Artesanato, Atendimentos de Saúde Preventiva, Massagens Terapêuticas. Exposição de Artes, Exposição de Produtos da Agricultura Familiar. Ainda: Distribuição de mudas, Stand do comércio local, Apresentação de Violeiros e Forró pé de serra. Cama Elástica, Oficina de pintura, Atletismo, Torneio de Futebol.
Ainda às 17 h de sábado em Ingazeiras, acontece a inauguração do Posto de Saúde, quadra de Esportes e do asfaltamento das ruas principais. Seguido de Festa Social como João Bandeiro Jr e forró Bota pra Moer, Jordian do Acordeon, e Forró Xoteado.
• E as novidades não param por aí Porque no Domingo dia 10 tem: às 7 h da manhã Missa em Ação de Graças na igreja Matriz e continuação das atividades socioculturais na praça da estação com a a 15ª Mostra SESC Cariri de Cultura apresentando a premiada peça de teatro: “O Casamento e divórcio da Lagartixa”. Dentre outras ações.
17 h carreata social com vistas a inauguração da Creche Comunitária no bairro Araçá. 18 h inauguração da estátua do Sr. Menino Deus no centro da cidade e às 21 h a grande Festa dos 130 anos de emancipação na praça da matriz com a super banda Limão com Mel, Caninana do Forró e Garotos Bacanas. Participe!
Realização:
Prefeitura Municipal de Aurora – Governo Municipal.
Secretaria de Cultura e Turismo – Secult.
Apoio:
Governo do Estado do Ceará
Casa Civil
Secretaria do Turismo,
e demais secretarias municipais.
-------------------------
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

Google+ Followers