quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Município acaba de adquirir os instrumentos musicais para o projeto de revitalização da Banda de Música Senhor Menino Deus

 Banda de Música Menino Deus será municipalizada, diz secretário.

A Prefeitura municipal de Aurora por intermédio do prefeito Adailton Macedo acaba de adquirir todos os instrumentos musicais com vistas a recomposição da Banda de música Senhor Menino Deus que, dentre em breve será municipalizada. 
Os instrumentos foram recebidos na tarde desta quinta-feira(31) pelo secretário de Cultura e Turismo do município José Cícero(fotos). "Este é um momento de grande alegria, por se tratar de mais uma conquista  possibilitada pela gestão municipal, disse ele. A revitalização da nossa banda de música é algo bastante significativo dentro do atual contexto cultural. Agora, após conversarmos com o prefeito Adailton Macedo vamos dá prosseguimento ao nosso projeto de municipalização, finalizou.
A revitalização da banda de música é o resultado de um grande sonho, diria que deveras coletivo, assinalou. 
"Acabamos de dá o primeiro passo, ante a decisão do nosso gestor que, mesmo em meio a um momento de profunda crise financeira, não mediu esforços  em atender a contento uma tal iniciativa que, à guisa de proposta estava contida no projeto de revitalização/municipalização da nossa banda", concluiu. Os artistas da área da música, assim como todos os aurorenses que, de alguma maneira têm amor pela banda, estão todos de parabéns".
........................
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
Crédito das fotos: Secul-Aurora
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Assassino de Mulher aurorense na PB é preso em Cajazeiras


Cajazeiras-PB> Em menos de 24 horas polícia desvenda homicídio e prende acusado de matar mulher a facada graças ao empenho da Polícia Civil e da PM através do Serviço de Inteligência P2, o homicídio de uma mulher que teve seu corpo encontrado na manhã de sábado (26), num terreno por trás do antigo Colégio Diocesano Padre Rolim em Cajazeiras foi desvendado. Após ouvir algumas pessoas, a polícia conseguiu localizar a arma do crime e a roupa utilizada no momento do assassinato. Após isso, ainda foram detidos um menor e outros dois maiores para se chegar ao acusado do barbado crime, que trata-se de Ronildo mais conhecido pelo apelido de Borrão. Ele já tinha algumas passagens pela polícia, inclusive pela prática de assalto. No momento da prisão o acusado resistiu ao ponto de tentar agredir os policiais. Segundo a delegada Dra. Amim, a mulher Maria José Alves Tenório, 27 anos, foi morta de forma cruel, e isso motivou mais ainda no empenho da polícia a chegar ao acusado. Além de ter sido esfaqueada no pescoço, a vítima ainda teve uma vela queimada na sua barriga. Quanto ao motivo do crime, a delegada afirmou que foi questões banais devido ao consumo de drogas. O acusado não foi ouvido no momento da prisão por estar drogado
N. R. : Sem dúvida um bom trabalho da polícia paraibana em rapidamente elucidar tão bárbaro crime. Um exemplo que deveria ser seguido por estas bandas do ceará.
A vítima era natural de Aurora embora há alguns anos estivesse morando na Paraíba. Seu sepultamento aconteceu neste último domingo(27) no cemitério de Aurora.
Fonte:  http://ugleyson.wordpress.com

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Agricultor ribeirinho de AURORA possui coleção de moedas antigas todas encontradas no leito do rio Salgado

Coleção de moedas antigas encontradas no leito do rio Salgado



Em matéria publicada aqui no Blog de Aurora edição do dia 3 junho de 2011 enfocávamos um inusitado achado de moedas antigas  nos muitos bancos de areias situados às margens do rio Salgado. Mais precisamente por ribeirinhos moradores do sítio Curralinho aqui mesmo no município de Aurora.  Algumas raridades datavam dos séculos XVI, XVII e XVIII. 
Mas tal achado ao que parece, não se restringe apenas  à região do Curralinho, vez que esta semana descobrimos um outro agricultor que possui  uma verdadeira coleção de moedas muito mais antigas e variadas do que as que relatamos na matéria pretérida. 
Algumas remotam, inclusive, à época do Brasil colônia, ou seja, foram cunhadas em Portugal visto que são datadas do século XVI. Outras do império, da república, do século XX e até mesmo fichas telefônicas que igualmente já caíram em desuso.
Tendo morado praticamente a vida inteira às margens do rio Salgado de Aurora, o tal agricultor desta feita da região do Calumbi/Santo Antonio disse vim juntando ao longo de todos estes  anos as citadas preciosidades. E, tampouco se dá conta da imensa importância histórica de tal achado.
O mais interessante é saber que todas as moedas foram e continuam ainda até hoje a serem encontradas, segundo ele, nos barrancos de areias que são deixando após as enxurradas e as enchentes durante as quadras invernosas do rio.
AS MOEDAS: 
Algumas encontra-se em péssimo estado de conservação, bastante deterioradas, possivelmente pelo tempo que permaneceram enterradas no fundo do rio, expostas às intempéries da natureza, além da corrosão e oxidação natural impostas aos metais. 
Outras apresentam uma melhor visibilidades das escrições e desenhos constantes. Sendo fabricadas de vários tipos de metais.
O que se faz notar a necessidade de um tratamento especializado, além da análise criteriosa por parte de especialista em Numismática, que é a ciência que tem por objetivo  estudar  moedas e  medalhas antigas das mais diferentes épocas.
"Tais preciosidades deveriam estar num museu no sentido de melhor  preservá-las e possibilitar por isso mesmo o acesso público da população  a este interessante documento  do nosso passado histórico e arqueológico, segundo explicou o secretário de cultura local, o professor José Cícero, que esteve visitando em primeira mão as citadas moedas(ver fotos acimas).
.............................................
Da Redação do Blog da Seculte e da Aurora.
Fonte:  http://blogdaaurorajc.blogspot.com.br/2011/06/noticias-urgentes-de-aurora.html 
edição do dia 3 e3 junho de 2011
..........................
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.
Fotos: José Cícero - 
Secult-Aurora

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Estudantes do Colégio Monsenhor fazem visita à Exposição de Artes da Secult-Aurora

Da Redação

Alunado do colégio Monsenhor Vicente Bezerra na  Secult-Aurora

Alunos do ensino médio mais precisamente do 2º ano  Cientifico da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, localizada no bairro Araçá, de Aurora realizaram na manhã desta quarta-feira (23) importante visita a sede da Secretaria de Cultura e Turismo do município.

O que segundo a professora Olívia Leite de Luna articuladora e acompanhante  da iniciativa, “o objetivo da visita  ao ambiente é conhecer o acervo cultural da Secretaria de Cultura, e ao mesmos tempo conhecer  in loco a exposição de arte e de fotos antigas dos principais protagonistas da nossa história, que ora estão expostas no interior da Secult”. Bem como, disse ela,  “realizarmos  uma coleta de informações acerca dos principais artistas e artesãos aurorenses, tendo em vista que essas informações servirão de ferramentas para a realização do Projeto da escola  intitulado ‘os olhos do Monsenhor voltados para a caatinga   ‘.  Trabalho estudantil  que será realizado dentre em breve naquela importante escola de Aurora. Por sinal a mais antiga do município e da região, como mais de 80 anos de existência.

Os estudantes que estiveram visitando o acervo da Secult ficaram realmente maravilhados diante de tantas coisas referentes à história e os valores de Aurora. Informações, documentos e obras de artes que na sua grande maioria não eram do conhecimento dos mesmos.
EM TEMPO: 
A Secretaria de Cultura e Turismo de Aurora – aproveita para mais uma vez convidar todos os professores e estudantes do município para conhecer de perto o acervo da pasta. Instrumentos muito apropriados, segundo a opinião do secretário de cultura, para a formatação de um projeto pedagógico relacionado à cultura e a história local. Assim como, fundamental para  a produção de pesquisa e aula de campo – o que tornará a aula de história e afins mais prazerosa, producente, dinâmica e participativa, inclusive favorecendo e contribuindo como o processo de ensinoaprendizagem, enfatizou ele. Parte inferior do formulário
 .............................

Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.
Fotos: Edson Moreira/Secult

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mostra SESC Cariri de Cultura fará apresentação durante o aniversário dos 130 anos de AURORA

Gerente do Sesc-Cariri(JN) e sua equipe com o sec. de cultura José Cícero




Na última terça-feira, 22  uma equipe  do SESC-Cariri, tendo a frente o  gerente da unidade de Juazeiro do Norte, o Sr. Paulo Damasceno  esteve visitando o município de Aurora, sendo recebido na sede da secretaria de cultura local pelo secretário, o professor José Cícero(fotos acima).
A visita dos representantes do Sesc teve o objetivo de se verificar in loco os espaços físicos da cidade onde no próximo dia 10 de novembro - dia do município, a entidade deverá se fazer presente apresentando uma série de atividade artísticas dentro do projeto 'Mostra Sesc Cariri de Cultura'.  Integrando assim a programação referente à festa de aniversário dos 130 anos de emancipação cívico-política de Aurora. 
Ainda, conforme o secretário, a vinda da equipe à Aurora também  tem como meta estreitar as relações entre o Sesc e a gestão municipal, sobretudo no campo sociocultural e afins.

Dentre as atividades previstas no projeto, há que se destacar: Artes Cênicas, Música, Artes Plásticas, Literatura e Audiovisual, incorporando, além de manifestações artísticas, os hábitos, costumes e crenças do Cariri e de várias outras regiões do país, disse. A programação segundo o gerente, é dividida em vários núcleos, tais como: artes cênicas, música, culturas populares, audiovisual e artes visuais, literatura e artes integradas. Toda população, além de artistas e artesãos estão sendo convidados a participarem das comemorações que acontecem durante dois dias, ou seja, sábado e domingo.

 Festa do Aniversários dos 130 anos de AURORA:

Durante os dias 09 e 10 a Prefeitura municipal comemorará junto com a população a passagem dos 130 anos de Aurora quando será desenvolvida uma vasta programação sociocultural, artística e desportiva. Sendo que nos dias 9 e 10 na praça da estação, acontecerão: 
Feira do artesanato municipal, Exposição de Produtos da agricultura Familiar( Pnae e Paa), Apresentações artísticas(Repentistas, Humoristas e Forró pé de serra), Contação de estórias, Teatro de Bonecos, Exposição de Artes, Oficina de Pintura, Showroom do comércio, Apresentação de dança regional, Show de Palhaços, Cama elástica, atendimentos e serviços de saúde preventiva, Massagem Terapêutica, distribuição de mudas arbóreas e frutíferas(nativas da região), Entrega de filtros domésticos às famílias afetadas pela estiagem, apresentações dos grupos de convivências e dos participantes dos programas desenvolvidos pela Ação Social do município. 
Além de atividades esportivas: atletismo torneios de futebol e várias inaugurações de obras públicas através da gestão municipal tanto na sede quanto na zona rural(Ingazeiras). Além da missa de ação de graças na manhã de domingo na matriz e na estação a continuação das atividades tendo como ponto alto a participação do Mostra Sesc Cariri de Cultura.
A Prefeitura inaugurará ainda, a Creche do Araçá, a pavimentação asfáltica, a estátua do Sr. menino Deus( ao lado da matriz) , o Posto de saúde, o asfalto, a casas populares e a quadra poliesportiva em Ingazeiras, dentre outras ações. E a noite acontece a grande festa com grandes atrações musicais no centro da cidade.

Sobre a Mostra SESC Cariri de Culturas...
Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc e pelo Departamento Regional do Ceará, a Mostra Sesc Cariri de Culturas, palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais, chega com sucesso à sua 15ª edição. A mostra cultural acontece no Cariri, que se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
..............................................
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Estudantes do Colégio Padre Cícero de Ingazeiras visitam sede da Secult-Aurora

 Estudantes do distrito de Ingazeiras visitam sede da secretaria de Cultura e Turismo do município com vistas a colher informações para a realização de projeto histórico

Estudantes da Escola estadual Padre Cícero do distrito de Ingazeiras (Aurora-CE) estiveram visitando na manhã da última quinta-feira(17)  a sede da secretaria de cultura e turismo local (ver fotos acima). Na pauta,  uma entrevista com o secretário da pasta, o professor José Cícero acerca da historiografia aurorense, cujos dados culturais e outras  informações históricas servirão para o desenvolvimento do projeto homônimo  que vem sendo implementado pelos estudantes do referido educandário. 
A pioneira iniciativa vem sendo acompanhada de perto pelo professor Raimundo Alencar junto a estudantes do 9º ao 2ª ano do ensino médio.  
Como parte do mesmo projeto, ainda no próximo mês,  ocorrerá na escola uma série de palestras abordando a história sociocultural e artística de Aurora. 
Ainda, conforme explicou o professor Alencar, a previsão é que o citado projeto possa ser apresentado no começo do mês de novembro na Crede-20 na cidade de Brejo Santo, justamente no momento em que o município de Aurora estará comemorando o aniversário dos seus 130 anos de emancipação cívico-política.
Na mesma oportunidade, os estudantes ingazeirenses aproveitaram para conhecer de perto todo o acervo de arte da Secult-Aurora, bem como a exposição permanente de fotografias antigas instalada na sede da secretaria de cultural e turismo local.
-----------------
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.
Fotos: Edson Moreira

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Filho do ex-prefeito Tonheta Gonçalves e equipe de imprensa da Câmara de Eusébio visitam sede da Secult-Aurora

Da Redação
Equipe é recebida pelo secretário JC na sede da Secult-Aurora
Momento da visita à exposição fotográfica: Aurora em memória
Filho de Aurora: Dedé de Tonheta sentado ao centro
José Anchieta(Dedé) filho do ex-pref. Tonheta Gonçalves
Imagens e depoimentos  para o projeto: A Casa do Parlamento
Repórter Adriano Roseno e o assessor da Secult-Aurora  João Silva
Equipe no centro da exposição imagética
Jc ladeado pelo repórter Adriano Roseno e Dedé deTonheta
Visita à Exposição da Secul-Aurora

JC ladeado por José Anchieta(Dedé) e seu amigo Zé Jorge
José Anchieta conversa com amigos de infância
Projeto "Casa do Parlamento" da Câmara de vereadores de Eusébio-CE; homenageará filho ilustre de Aurora 
Na manhã da última quarta-feira(09) uma equipe da Assessoria de imprensa  da Câmara de vereadores do município de Eusébio-CE esteve visitando a cidade de Aurora, oportunidade em que também foi visitada  a sede da secretaria de cultura do município. Os visitantes foram recebidos pelo secretário da pasta José Cícero. 
Capitaneada pelo aurorense - José Anchieta(Dedé), filho do ex-prefeito Antonio Gonçalves Pinto(Tonheta Gonçalves) que esteve à frente do executivo local por dois mandatos, ou seja, nos anos (1952 a 1956 e de 1960 a 1962), a equipe realizou uma série de entrevistas e imagens desde a sede a zona rural do nosso município.
Reportagem sede da Secult
A vinda dos representantes de Eusébio  à Aurora objetiva colher informações e depoimentos de populares e amigos de infância acerca da vida e da  trajetória política do ilustre filho de Aurora, o médico e  político  Acilon Gonçalves Júnior (Dr. Bilon), ex-prefeito por mais de uma vez do município de Eusébio-CE. E por sua vez, filho do renomado líder político e  ex-deputado da terra do Menino Deus, Dr. Acilon Gonçalves Pinto. 
Os dados e imagens, segundo o repórter e  assessor legislativo da Câmara de Eusébio, Adriano Roseno(foto) farão parte do Projeto  a "Casa do Parlamento" que está sendo formatado em homenagem ao Dr. Bilon, disse. 
Uma iniciativa, por sinal pioneiro no Estado do Ceará,  que será inaugurada no próximo dia 14 através de uma sessão legislativa  na cidade de Eusébio, onde deverão está presentes  algumas autoridades aurorenses, ressaltou.
....................................
Da Redação do Blog de Aurora
LEIA MAIS EM:
e no Orkut e  Facebook.
Foto: Secult - Edson Moreira

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Secult promove reunião com secretários para discutir programação da Festa do Município 2013

Festa do Município:  Aurora ultima preparativos com vistas as comemorações dos seus 130 anos de emancipação

Com a perspectiva de dinamizar as atividades socioculturais e esportivas que deverão ser desenvolvidas durante a festa de aniversário dos 130 anos de Aurora este ano, a secretaria de Cultura e Turismo(Secult) tendo a frente o prof. José Cícero, reuniu na manhã da última quarta-feira, dia 09,  os secretários e representantes das pastas de Ação Social( Bernadete Gonçalves), Agricultura(José Dácio), Saúde(Jean Passos), Juventude e Esporte( Pedro Henrique), Coordenação da Vigilância Sanitário(Eliézio Pereira), Coordenação do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Pâmela Bruna e Paula Emanuela; Coordenação da Biblioteca Pública ( Rita de Cássia),  além da Secretária de Gabinete do Prefeito, Betty Santos( ver fotos acima).
 O encontro, teve como principal objetivo  discutir as ações que cada secretaria e/ou setor da gestão municipal deverá desempenhar durante a tradicional festa do município edição 2013.  Comemorações alusivas ao aniversário dos 130 anos de emancipação cívico-política do município de Aurora.
Em face  de outros compromisso inadiáveis,  não puderam participar  do encontro os representantes da secretaria de educação e administração, igualmente convidadas. Mas que deverão tomar partes e ciência das ações acordadas para compor a programação festiva do evento em sua V edição 2013.

Tradicionalmente, como acontece todos os anos, a  Festa do Município agora na sua edição 2013  ocorrerá no próximo dia 10 de novembro – dia oficial do município – tendo como local o entorno da praça da matriz no centro da cidade. Sendo que, durante os dia 09 e 10  haverá ainda uma série de atividades culturais, artística e esportivas na praça da estação ferroviária, tais como: feira de artesanato, apresentação de repentistas, exposição fotográfica, teatro de bonecos, gincanas estudantis, além de torneio de futsal na quadra poliesportiva e atletismo. Ainda, desfile e escolha da rainha do município 2013, a cavalgada municipal, assim como atendimentos de saúde e exposição de produtos da agricultura familiar. 
Para marcar simbolicamente a passagem do 130º aniversário de Aurora, uma espécie vegetal típica do bioma aurorense estará sendo plantada no centro da praça da estação pelo prefeito Adailton Macedo, disse o secretário José Cícero. 
Também é possível que o 'caminhão da cidadania' venha prestar serviço à população no dia do município, como também  a participação do pessoal da CEART-Cariri, conforme explicou no encontro a secretário de Ação Social Bernadete Gonçalves. Atrações surpresas deverão abrilhantar a Festa do Município este ano, além da prata de casa, enfatizou o representante da Secult-Aurora.
.............
Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.LEIA MAIS EM:
www.afaurora.blogspot.com
e no Orkut e  Facebook.
Foto: Secult - Edson Moreira

Google+ Followers