sábado, 31 de março de 2012

Sábado, um dia de muita Festa em Aurora














Neste sábado(31) a comunidade de Aurora comemorou com muita festa e alegria o aniversário do prefeito muncipal Adailton Macedo. Paralela a programação, aconteceu uma série de inaugurações de obras sociais importantes da gestão municipal. Pela manhã na Agrovila de Cachoeira o prefeito entregou aquela comunidade a nova Unidade Básica de Saúde. Logo após o ato inaugural foi oferecido um almoço no colégio Monsenhor Vicente Bezerra no bairro Araçá.
Na ocasião também ocorreu a comemoração do aniversário do prefeito com a presença de familares, amigos, correligionários e todo o seu secretariado. Também estiveram presentes os pais, irmãos, esposa e filhos do prefeito, bem como dos seus tios, o deputado federal Raimundo Macedo, o ex-prefeito João de Zeca e Preto Macedo.
No início da noite, num clima de muito entusiasmo se deu a inauguração oficial da nova emissora da cidade - a FM 91.1, (a 1ª rádio comercial de Aurora) localizada no bairro São Benedito. Oportunidade em que estiveram presentes além do alcaíde municipal, os veradores Aderlânio Macedo, Chico Henrique, Deci e Iracilda Saraiva, aqinda, os secretários: Osasco Gonçalves(Administração), José Cícero(Cultura e Esporte) e José Dácio(Agricultura), bem como do ex-prefeito João de Zeca, dos advogados Dr. Reginaldo Macedo, Dr. Célio Saraiva, do ouvidor municipal Cícero Herivelton, do radialista Roberto Crispim e do poeta-violeiro Ismael Pereira. Como igualmente a 1ª dama Rose e os filhos Pedro Henrique e Rodrigo Macedo, lideranças comunitárias de várias localidades aurorenses, também da população que compareceu ao local para conhecer de perto as modernas instalações, construídas especialmente para abrigar a emissora.
Inauguração:
No comando do microfone o prefeito fez a mensagem de abertura oficial da rádio. Também premiou os dez primeiros ouvintes que ligaram com uma bonificação individual de 50 reais. Tanto a parte interna quanto o pátio da emissora ficaram lotados em face do grande número de pessoas que compareceram ao local. O próprio estúdio pareceu pequeno para a multidão que adentrou aquele ambiente, além das galerias e corredores do prédio. Foi um momento de grande felicidade, o que era bastante visível nos semblantes de todos os presentes.
No final, o prefeito facultou a palavra para alguns convidados que estavam presentes. Ainda na mesma noite houve o ato de inauguração das obras de asfaltamento de várias ruas do bairro São Benedito(Aurora Velha). E a partir das 21 horas grande show popular com as atrações de João Bandeira e a banda Bota pra Moer, além de Forró da Curtição.
O palco da festa foi montado na avenida João Joaquim dos Santos principal artéria do referido bairro( agora completamente asfaltada), na proximidades da capela de São Vicente. Nos próximos dias estará sendo feita a inauguração da quadra poliesportiva do distrito de Ingazeiras.
............................
Da Redação do Blog de Aurora

LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

www.afaurora.blogspot.coo

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

www.cariricangaco.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

Fotos: Adriano de Sousa Anão , Luiz Neto. JC e Jean Charles

Uma Biografia ao aniversariante do dia - Adailton Macedo

Pequenas Considerações Biográficas...
Por José Cícero*

José Adailton Macedo - É o mais novo dos quatros filhos de Francisco José de Macedo(Chico Amor) e da Srª. Francisca Risalva Santos Macedo(Dona Risalva). Nascido aos 31 de março de 1967 no sítio Volta na região do Pavão município de Aurora-CE.

Veio ao mundo, como ele mesmo costuma dizer “sem posses e num ambiente humilde de uma modesta casinha de taipa”. Porém, como a maioria dos conterrâneos do seu tempo, teve a marca do trabalho como um exemplo de virtude que até hoje vem sendo seguido.

É casado há vinte e dois anos com Srª. Maria Rozilange de Macedo(dona Rose), de cujo feliz matrimônio nasceram dois filhos: Pedro Henrique e Rodrigo Macedo.

Agropecuarista e empresário de profissão, Adailton Macedo também atuou por mais de 18 anos como diretor do Hospital Geral Ignêz Andreazza do seu município, onde teve as suas primeiras experiências como um administrador audaz e competente.

É por assim dizer, um homem de princípios – como poucos que ainda militam na política deste país. De longe, a mais nova liderança política de Aurora e porque não dizer, do próprio Cariri. De cujo ramo familiar já se destacaram políticos consagrados, tais como o ex-prefeito João Antonio de Macedo(João de Zeca) e o atual deputado federal Raimundo Macedo – seus tios.

Estreou na vida política aurorense no ano de 1997 quando foi eleito vereador pela primeira vez e, (diga-se de passagem), com uma boa votação. Sucedendo no legislativo municipal o seu próprio pai - o ex-vereador ‘Chico Amor’.

Desde então, tem sido elogiado por todos, como um político de reconhecido destaque, notadamente em face do alto nível da sua atuação corajosa, inteligente e pioneira em defesa dos mais altos interesses da sua gente. Sua trajetória política, portanto, é de fato de um autêntico vencedor.

Por força da sua atuação absolutamente marcada pela coerência, combatividade e sintonia popular foi alçado ao cargo de vereador por mais duas eleições, ambas com expressivas quantidades de votos. Tendo sido, por via de conseqüência detentor de três mandatos consecutivos na vereança de Aurora.

Sua visão de futuro, aliada a uma enorme vontade de trabalhar pelos seus conterrâneos o fez prefeito(hoje do PMDB), sob a aclamação absoluta e democrática do povo aurorense.

Uma vitória histórica que, como se ver, tem sido destacável diante do processo de desenvolvimento e modernidade por que passa atualmente, todo o município. Um modelo de administração que, além de participativo e transparente, tem sido motivos de fartos elogios não somente dentro dos quadrantes municipais.

Em se tratando da sua operosa gestão a frente dos destinos do seu torrão natal, certa feita o emérito advogado filho da terra - Paulo Quezado, o chamara de “O roceiro que deu certo...”

----------------------
José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora – CE.
--------------------------
EM TEMPO: Neste dia tão especial em que se comemora a data do seu natalício, queremos desejá-lo nossos mais sinceros Votos de um Feliz Aniversário, elevando nossas orações aos céus; rogando ao bom Deus que o proteja, ilumine e guarde. Cobrindo-o igualmente da mais plena graça com paz, saúde e prosperidades, tanto em espírito quanto em matéria.

sexta-feira, 30 de março de 2012

PC do B – 90 anos de luta em favor do Brasil

Por José Cícero
Militantes do PC do B, comitê Municipal de AURORA - Ceará.

Neste mês de março comemoramos com muito entusiasmo e alegria o aniversário dos 90 anos de gloriosa existência do Partido Comunista do Brasil(PC do B). De quebra, a mais antiga agremiação política em atividade no Brasil. Um verdadeiro recorde histórico, da mais absoluta resistência e combatividade em defesa da soberania e da democracia do povo brasileiro.

Trata-se, portanto, de um partido audaz e diferenciado, cuja marca da sua atuação política durante todo este tempo, tem sido a luta aguerrida e determinada em prol da construção democrática, como pressupostos fundamentais para o estado de direito e a cidadania da nação. De tal maneira, que mesmo depois de tantos anos de batalha, trilhando os mais difíceis e tortuosos caminhos, o PC do B se reafirma diante da realidade, como um partido de idéias avançadas e propostas inovadoras. Sem, no entanto, precisar se desfazer dos seus inalienáveis paradigmas, teóricos, ideológicos e marxistas na defesa intransigente do socialismo progressista e democrático. Como sendo a verdadeira saída para os intermináveis conflitos, sociais, políticos e econômicos por que passam atualmente a maioria das nações planetárias que há muito optaram pelo capitalismo.

Um partido que conseguiu sobreviver com altivez e ousadia a todos os reveses de uma história de percalços e às vezes não muito linear, diante dos chamados princípios da ética política e sociológica mundial. Um partido que nunca se deu por satisfeito diante das teorias paquidérmicas neoliberalizantes.

Razão pela qual foi sempre à luta – na expressão mais lídima do termo. Ao ponto de não hesitar um só instante quando precisou enfrentar frente a frente os inimigos da nação e do socialismo. Tendo como um dos exemplos mais gritantes e heróicos, a célebre guerrilha do Araguaia – quando valorosos e destemidos militantes não capitularam aos anos de chumbo de tão sanguinolenta ditadura milita. E assim, decidiram lutar pagando com a própria vida o preço da liberdade; a ter que abdicar do sonho da felicidade coletiva.

Portanto, foi artífice e protagonista de uma resistência sem precedente na história do Brasil na busca incessante dos direito do povo. Nunca deixando de acreditar na possibilidade de um dia puder usufruir da liberdade e do estado democrático como alicerces básicos para a democracia cidadão e a cidadania popular a que vivenciamos hoje. Sem que esqueçamos, sua contribuição em lutas mais recentes que redundaram na história eleição de Lula - o 1º presidente operário do Brasil. Um verdadeiro nocaute nos interesses espúrios das elites.

Enfim, são 90 longos anos de pura combatividade e resistência destemida, contra os imperialistas de plantão em prol de um Brasil livre e soberano. 90 anos de luta contra os verdadeiros cupins da história. Terríveis ladrões do suor e do sangue dos operários/trabalhadores desta nação que ninca se dera por vencida.

Este é o PC do B que mesmo após nove décadas de profícua existência, ainda se evidencia como um partido profundamente jovem, vez que se mantêm identificado com os mais altos e atuais sentimentos e aspirações da sociedade brasileira. Fruto e semente dos esforços de bravos combatentes. Gente consciente, que não ainda agora não desiste e nem se entrega ao desânimo de crer no futuro. Multidões do campo e das cidades, dos mais diversos rincões e matizes sociais. Jovens e velhos. Estudantes,intelectuais, aposentados, trabalhadores e profissionais liberais... Todos juntos a engrossarem as grandes fileiras dos que ainda não perderam a capacidade de sonhar por uma país potencial.

Na firme esperançae de, coletivamente, construir um Brasil diferente, próspero, renovado e fraterno. Socialmente justo e igualitário. O Brasil socialista dos nossos sonhos... Uma nação moderna, livre, culturalmente avançada e economicamente desenvolvida para o bem de todos os seus filhos.

Eis aí a grande bandeira de 90 anos de luta do PC do B que hoje, mais do que nunca, tremula com muito mais força e empolgação cívica no mais alto panteon deste Brasil continental.
Viva o PC do B nos seus bravos e heróicos 90 anos de vida!

.............................
José Cícero
Dirigente do Comitê Municipal do PC do B
Aurora – CE.

Fotos: Arquivos PC doB-Aurora e Charge de Erivan Lavor
.................................
LEIA MAIS EM:

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.vlogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.eitaaurora.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

quarta-feira, 28 de março de 2012

Crediarista morre afogado após D-10 em que viajava ser arrastada pelas águas do rio Salgado em Ingazeiras, distrito de AURORA

Momento em que o veículo e retirado do local do acidente. Barragem das Tropas/Ingazeiras

Por voltas das 10:20h da manhã desta quarta-feira(28) ocorreu no distrito de Ingazeiras município de Aurora a cerca de 22 km da sede, um triste acidente que resultou na morte por afogamento do vendedor-crediarista identificado até agora apenas pelo apelido de “Fumaça”. O mesmo era natural do vizinho município de Missão Velha onde também residia.

O acidente aconteceu quando a dupla de crediaristas retornava daquele distrito em uma camionete tipo D-10. Ocasião em que tentaram atravessar a perigosa Barragem sobre o rio Salgado localizada na altura do sítio Tropas a mais ou menos 2 km da vila. Naquele momento, a passagem não era segura dada a força da correnteza a própria barragem que se encontrava vastante escorregadia. Segundo, informações os mesmos ainda foram alertados por pipulares de que não era seguro a travessia. O mais prudente seria esperar as águas baixarem ou fazer o retorno pelo sítio Terra Vermelha, mesmo com um percurso bem mais distante.

O Acidente:

Em virtude das últimas chuvas ocorridas em boa parte da região do Cariri, o rio Salgado desde as primeiras horas da madrugado vinha recebendo um grande volume de água. De modo que a referida barragem, conforme informaram os próprios moradores das imediações, não estava dando passagem. Mesmo assim os crediaristas decidiram atravessá-la. O veículo puxava um reboque com as mercadorias. No momento da passagem a vítima resolveu deixar a cabine do carro para subir no reboque para apreciar a correnteza.

A força das águas era tão forte que terminou por empurrar lateralmente o reboque que, por conseqüência também arrastou a camionete. Contudo, após tombar o reboque acabou se soltando do engate do veículo, de forma que a D-10 ficou no limite da barragem preste a descer.

O vendedor não teve a mesma sorte. Caiu junto com o reboque sendo rapidamente arrastado pela correnteza. Até o fim da tarde de hoje(28) o corpo do mesmo não havia sido localizado pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte que se encontra na operação de busca. Soldados do destacamento da Polícia Militar de Aurora, sob o comando do sargento Rosival Roseno também se encontram no local auxiliando nas buscas. A violência das águas, assim como a cor amarelada que impossibilita a visibilidade estão dificultanto o resgate. No pé da barragem há muitas pedras e lajedos o que na opinião de muitos curiosos e moradores ribeirinhos podem ter sido a causa principal da morte da vítima, devido uma possível pancada.

--------------------------------
* José Cícero da Redação do Blog de Aurora
Fotos: Chinês in Site Miséria(JN).

Dia do Circo, você sabia? - Por José Cícero


‘Respeitável público’! Lembremos do dia dedicado ao Circo...
Artigo dedicado a memória do palhaço Fuxico
Ùltimo circo a passar por Aurora em 2011 - Lateral da antiga estação:Antigo local que não mais existe visto que foi completamente ocupado pela especulação imobiliária


O dia 27 de março no Brasil é consagrado ao Dia Nacional do Circo. A data foi escolhida em homenagem ao famoso palhaço paulista Piolin que nascera neste dia, no distante ano de 1897. É lamentável que o dia dedicado ao Circo tenha praticamente passado em branco em todo o país. Nem mesmo nas escolas o dia do circo foi lembrando. E muito menos nos meios de comunicação.Já no tal Big Brother da Globo...(sic).
Como está sendo melancólico o acelerado processo de desaparecimento da arte circense em todo o Brasil. Logo o circo que no passado, por este país inteiro desempenhou um bonito papel no campo social, artístico e cultural. Num tempo em que a tecnologia era uma utopia distante e o progresso praticamente não existia, sobretudo nos longínquos rincões deste país,  foi o circo que levava novidades, alegria, lazer e entretenimento.
A chegada do circo no nosso interior era de fato, um grande acontecimento social. Algo que conseguia mexer com o cotidiano da comunidade. Uma festa que instigava a emoção e a sensibilidades de todos os habitantes do lugar, muito especialmente das crianças e da  juventude em eral. O circo, além de tudo isso, era igualmente uma ferramenta de educação popular que conseguia mobilizar parcelas importantes da sociedade por meio da arte, ludicidade e comunicação fácil.
Além de uma extensa lista de históricas brincadeiras que tinha o palhaço com a figura central do acontecimento, senão o mais importante personagem da companhia. O circo também ajudou a eternizar grande apresentações musicais, mágicas, malabarismo, danças, equilibristas, engolidores de fogo, velhas(baianas)dançarinas, domadores de animais, mágicos famosos e outras atividades inusitadas. Era também espaço importante para o surgimento de novos artistas pelo país inteiro. 
Palco de renomados cantores e de grandes encenações teatrais. Peças consagradas pelo povão e de renomes mundiais. Obras da literatura e do teatro que só conseguiam chegar aos sertões, por conta do pioneirismo extraordinário do velho circo. Uma verdadeira máquina de promover um pouco de alegria e sonho num cenário em que muitas vezes, era a tristeza e o sofrimento que prevaleciam.
Quantas histórias e quantas tragédias não se passaram sob as empanadas do velho circo. Quantas recordações. Quantas saudades... Afinal de contas, o circo desde muito se constitui como uma das mais sensacionais memórias afetivas do povo. O circo, assim como o trem e os velhos parques de diversões, foram um dia, por assim dizer, a grande novidade de gerações inteiras, de tantas cidadezinhas longe de tudo; perdidas no oco do mundo... 
Mas atualmente o que resta dele, está guardado para sempre no fundo do baú das nossas recordações mais sentidas e emocionantes. Uma saudade das mais doídas. Relembranças que ainda hoje povoam de bela imagens todo o imaginário coletivos dos brasileiros, notadamente os interioranos.
Com o fim do circo, fico ainda mais triste, imaginando que os meus filhos nunca terão a grata oportunidade(que eu tive) de puderem experimentar a gostosa sensação que era, está sob a empanada, diante do picadeiro e por sobre os poleiros de tábuas conferindo de perto(ao vivo) todas aquelas apresentações circenses. Coisas que o passado levou para bem longe e que não voltam jamais. Um passado de recordações das mais alegres e felizes...
E aí eu me pergunto: - Então, de que os meus filhos deverão sentir saudades? Se nada mais daquele verdadeiro fenômeno existe? Se o espetáculo circense há muito que terminou? É como se a própria vida perdesse um pouco do seu antigo brilho e do seu encanto. E o sonho houvesse realmente terminado. Como se o seu velho colorido romântico e artístico tenham se perdido, dissipados nas brumas do tempo.
Uma pena que nem mesmo hoje, no dia dedicado ao circo, os brasileiros sequer se deram conta desta simbólica homenagem a um dos movimentos mais importantes da história cultural e provinciana deste país continental.
Digamos assim, mesmo que ninguém mais se dê conta – Viva o circo! E que o circo viva para  todo e sempre vivo dentre de cada um de nós. Pois somos privilegiados pelo fato de ainda termos memória e conseguirmos sentir saudades do passado.
----------------------
José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora – CE.
Fotos: 1- Internet(caricaturas). 2 - Circo Kelvin e 3 - Palhaço Fuxixo de Aurora(- Arquivo JC)

Google+ Followers