terça-feira, 29 de novembro de 2011

Estação de Aurora – 91 anos de história - Por José Cícero



1-Casarão como se encontrava abandonado . 2 -Casarão atualmente(adquirido e revitalizado pela Prefeitura) hoje sede da Sec. de Cultura.


Estação Recuperada(Exposição de imagens antigas festa da AFA)


1- Antiga residência do agente da estação recuperada pela atual gestão onde abriga a sede da Seculte. 2- Antiga caixa d'água recuperada pela seculte-AuroraPMA


1- Estação de Aurora(1957) 2- Estação de Aurora(1948)

1- Como estava até 2008 servindo ao depto. de Limpeza e almoxarifado. 2- Hoje após revitalização servindo à biblioterca pública Ant. de Alencar Araripe.

No último dia 7 de setembro a velha estação do trem de Aurora completou 91 anos de existência. Uma data das mais significativas. Um verdadeiro marco na história sociopolítica e cultural do município aurorense.

Inaugurada no distante 7 de setembro de 1920(5 anos antes da de Ingazeiras(foto) e, depois Barbalha, Juazeiro e Crato) a estação ferroviária de Aurora, malgrado todo o ostracismo que sofrera ao longo destes anos, ainda hoje mantêm-se de pé, bela, majestosa e oponente como quem com altivez e ousadia está a desafiar a miopia de muitos; assim como a indiferença de tantos outros. Notadamente, os que só conseguem enxergam poder e dinheiro. Os cegos de guia da história.

Junto com o antigo casarão do coronel Xavier construído em 1837, a estação de Aurora constitui sem nenhuma dúvida, um patrimônio histórico e arquitetônico dos mais importantes e de valor incomensurável.


Espaço significativo pelo qual passou parte considerável não somente da história local, mas de toda a região, posto que, por vários anos Aurora ficou sendo o entroncamento final da RVC galvanizando em torno de si as atenções, assim como as necessidades sociais e comerciais de viajantes, potentados, lideranças políticas e comerciantes da Paraíba e do Cariri em geral que, diariamente acorriam à Aurora para pegar o trem da feira com destino à capital.

Sem sombras de dúvidas, uma época áurea na economia aurorense. De modo que, ainda hoje podemos considerar o prédio da estação de Aurora como um marco. Uma vitória da memória contra o esquecimento. Um testemunho vivo da nossa histórica. Razão pela qual precisa impreterivelmente ser preservado, bem como toda a área em seu entorno, evitando assim que não venha a ser objeto da ávida especulação imobiliária, para qual nada mais importa, além do capital e do lucro.

Antigo Galpão da Reffesa: Um fim melancólico.

Antigo Galpão na época em que estava sendo construído

Velho pé de Oiti que ficava em frente ao Galpão demolido

Em meados de 1994 o município promoveu a demolição de um outro equipamento histórico ligado diretamente à história da velha estação ferroviária. O mesmo era conhecido como o “Galpão da Reffesa” que ficava situado um pouco mais à frente(depois da caixa d’água metálica) na margem da linha na direção do açude Recreio. O que resta ainda hoje do velho Galpão é tão somente uma majestosa árvore – um imenso pé de oiti. A demolição do Galpão foi um verdadeiro crime de lesa-história pelo qual se ressente a memória ferroviária aurorense. Um pedaço importante da história de Aurora que se perdeu para sempre. Temos que evitar agora que o velho pé de Oiti( e até mesmo a estação) não venham a ter o mesmo fim.

SERVIÇO:

Estação Ferroviária, atualmente recuperada servindo à biblioteca pública(breve:Centro cultural historiador Amarília Gonçalves)

A Secretaria de Cultura, por intermédio da gestão municipal à frente o prefeito Adailton Macedo, após promover obras de reformas e revitalização no prédio da estação, instalou no anexo a biblioteca pública Antonio Jaime de Alencar Araripe. E ainda continua lutando junto ao IPHAN e a quem mais de direito, obter o domínio oficial no sentido de conseguir o quanto antes, fazer deste patrimônio um instrumento de utilização cultural, além do seu efetivo tombamento e outras iniciativas de cunho preservacionista.
................................

José Cícero
Prof. e Pesquisador
Secretário de Cultura
Aurora-CE.

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspor.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.seculteaurora.blogspor.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com
Fotos: Site Estações, Livro: arquitetura Ferroviária no Ce. e arquivo pessoal do autor.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Representante da Seculte-Aurora participa de reunião em Fortaleza com o secretário de esporte Gony Arruda

JC com o Sec. de Esporte do Ceará Gony Arruda e o pres. da Assoc. Nacional de Desportos escolares



Em encontro promovido pela Secretaria de Esportes do Ceará ocorrido na última sexta-feira(25) no auditório Blachard Girão em Fortaleza, o município de AURORA se fez representar pelo secretário de Cultura ESPORTE José Cícero. Na oportunidade, a equipe da Sesporte ao lado do Sr. Secretário de Esporte do estado Gony Arruda discutiu com os representantes e gestores esportivos de vários municípios cearenses diversos temas, dentre os quais: a nova edição dos jogos abertos do interior, Bolsa Esporte e o programa Segundo tempo.

Reivindicações:

Em conversa com o secretário de esporte do Ceará Gony Arruda o representante da Seculte-Aurora recebeu a garantia de que o seu município terá, pelos menos, mais um núcleo do Programa Segundo Tempo, conforme o secretário estadual havia prometido ao prefeito Adailton Macedo, por ocasião da sua visita à Aurora durante o projeto ‘Esporte na minha Cidade’ que ocorreu em Aurora, inclusive com a presença marcante da ex-atleta da seleção brasileira de Vôlei Virna Dias. Ainda, segundo José Cícero, há uma grande possibilidade de um apóio da Sesporte-Ce na realização da III Copa Aurora de futebol de campo e do campeonato juvenil.

O secretário de esporte do Ceará, garantiu ainda, para todos os presentes à reunião que o governo estadual irá fornecer tênis esportivos para todos os atletas do Segundo Tempo, além de uma melhor qualidade no material esportivo disponibilizado. O prefeito Adailton por sua vez, está inclinado a destinar o novo pólo do Segundo Tempo para o distrito de Ingazeiras, onde nos próximos dias estará sendo inaugurada a nova quadra poliesportiva coberta daquela comunidade. Uma obra, por sinal, das mais belas e necessária, sobretudo, para a juventude ingazeirense.

O secretário JC também esteve visitando o gabinete do deputado federal Chico Lopes(PC do B) na capital, com vistas a reivindicar ajuda no sentido da recuperação e revitalização do antigo casarão do coronel Xavier, tombamento e ampliação da reforma do prédio da estação ferroviária, bem como da apresentação da proposta de transformação do antigo prédio do açougue público num anfiteatro municipal. Todas estas reivindicações também serão apresentadas ao secretário de cultura do estado Professor Pinheiro e o senador Inácio Arruda, disse o responsável da pasta aurorense.

-----------------
Da Redação do Blog de Aurora

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspor.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.seculteaurora.blogspor.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

sábado, 26 de novembro de 2011

Morre no Rio, Zé Grande - um dos maiores jogadores de AURORA de todos os tempos

Por José Cícero
Equipe do Maguary(Sapateiros) de Aurora - início dos anos 50. Zé Grande é o 3º(no meio) dos agachados(da esquerda pra direita)

Faleceu na última sexta-feira, dia 25 na cidade do Rio de Janeiro onde residia havia mais de duas décadas, um dos maiores jogadores do futebol de Aurora e região. Trata-se do popular 'Zé Grande' que por vários anos atuou, inclusive, no futebol juazeirense tendo jogado em meados dos anos 60 no Guarani e, depois no Icasa. No meio futebolístico do Cariri ganhou o apelido de Índio.

Irmão de Gerson Grande, outro jogador que marcou época em Aurora, Zé Grande foi na sua juventude, um exímio sapateiro e nas horas vagas exercia toda sua maestria na arte do futebol.
Dotado de um chute forte, velocidade e dribles desconcertantes, Zé Grande rapidamente se transformaria
num atacante dos mais afamados. Vez que era com freqüência requisitado para atuar em diversos times da região. Em Aurora iniciou a sua carreira no antigo Maguary Esporte Clube, cuja formação era basicamente de sapateiros, ainda nos finais dos anos 50.

Quando o comerciante Tonheta França foi residir em Ipaumirim e lá montou sua fábrica e sapataria levou entre seus operários(sapateiros) o jovem Zé Grande. Este, por conta do seu belo futebol, logo ficou conhecido sendo convidado a defender a seleção local. O mesmo jogou pela seleção de Ipaumirim nos Intermunicipais de 1955 e 56, quando a equipe fez bonito ganhando partidas memoráveis, por exemplo, quando venceu a representação de Icó e Lavras da Mangabeira por 3 x 2 só perdendo nas semifinais para o selecionado de Juazeiro do Norte pelo placar de 4 x 1. Ocasiões em que o craque aurorense sempre deixava a sua marca. Era tido como um verdadeiro ídolo pela torcida...

Zé Grande jogou ainda, além do Guarani e Ferroviário(CE), no Flamengo e no Campo Maior, ambos do Piauí, tendo chegado, inclusive, a treinar no time do Bangu do Rio de Janeiro, mas terminou optando mesmo por um emprego na cidade maravilhosa. Numa época de futebol romântico em que o dinheiro era quase inexistente por conta do amadorismo, Zé Grande conseguiu fazer história, sobretudo quando ascendeu ao Guarani; a principal vitrine do futebol regional daquela época.
Em Juazeiro fez dupla de ataque com o jogador Raimundo Pio de Missão Velha,
outro histórico atleta daqueles anos de ouro que fez sucesso no “leão do mercado”. “O Índio foi o melhor jogador que no meu tempo eu vi jogar. Gostava de jogar com ele pois a gente combinava bem as jogadas”, disse Raimundo Pio recentemente a este colunista, quando a seleção máster de Aurora participou em M.Velha da II Copa Cariri da categoria.

Lamentamos com imenso pesar o desencarne do Zé Grande com um misto de tristeza e de saudade. Torcendo por ele(quem sabe) como nos velhos tempos em que com extrema elegância desfilou seu futebol no solo sagrado dos campos aurorenses e do Cariri. Que o nosso Zé, possa desde já pisar agora os campos dos céus ao lado do pai e de tantos outros atletas, que como ele, um dia ajudaram a alegrar os que sofriam com os seus momentos inesquecíveis de belas jogadas e grandes gols.

Ps.: Na seqüência daremos mais informações acerca da morte de Zé Grande(Índio) na foto pequena ao lado do texto.
.......................
José Cícero
Aurora-CE.
Informação: Bastim Maciel e Beto Campos(AFA-Ce)

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspor.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.seculteaurora.blogspor.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ARTIGO: Aurora a caminho do futuro... - Por José Cícero













As mudanças pelas quais vem passando a cidade de AURORA ao longo dos últimos três anos tem sido motivo de fartos elogios por parte de todos quantos visitam este município. Muito especialmente os filhos da terra que ora residem nos mais diferentes lugares do país e que, invariavelmente, logo que se deparam com o novo visual urbanístico da cidade ficam literalmente admirados. É muito gratificante sempre que presenciamos esta constatação.

Toda esta mudança, contudo, é o resultado das ações e do trabalho abnegado do prefeito Adailton Macedo que aos poucos, tem conseguido transformar Aurora num dos municípios mais bem cuidados da região caririense. De modo que estas impressões ficam mais patentes, sobretudo pelos visitantes que não se cansam de tecer comentários elogiosos em face das importantes iniciativas até agora empreendidas pela gestão municipal. Portanto, a despeito de qualquer visão distorcida pela politicagem no mais das vezes descomprometida e alheia aos verdadeiros interesses de Aurora; temos que admitir que este município está caminhando a passos largos para um futuro melhor, de progresso e justiça social sem perder de vista o bem-estar dos seus habitantes, notadamente os mais necessitados.

É evidente que em qualquer administração pública, as obras mais visíveis são sempre aquelas que num primeiro momento, são realizadas na sede municipal. Mas, no caso de Aurora é preciso ressaltar que tais realizações não se restringem apenas ao perímetro urbano. O leque de obras e ações que ora vêm sendo promovido pela administração “O povo construindo o novo”, além de muito mais amplo tem se estendido por todos os quadrantes municipais, vez que tem conseguido beneficiar, além da própria urbe, todos os distritos e demais comunidades da zona rural.

São obras e ações na sua imensa maioria de elevado valor social. Que por si só, representam instrumentos fundamentais para que este município como um todo, possa avançar consolidando de vez toda uma série de conquistas para seus munícipes. Aurora está, por assim dizer, no rumo certo e a caminho de um futuro melhor para todos. ............................

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspor.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.seculteaurora.blogspor.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

Google+ Followers