quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Árvores centenárias d’Aurora: História de resistência à devastação ambiental

Por José Cícero




Fotografias do centenário Jatobá do sítio Tropas de Aurora
Em tempos fantasmagóricos e de intensa destruição do meio ambiente a natureza como que por capricho, vez por outra nos impõe exemplos de superação e encantamento como verdadeiros desafios a nossa arrogância, prepotência e ignorância diante de toda a sua exuberância natural.
Coisas belas e magníficas que a nossa miopia pós-moderna ou mesmo a falta de uma cosmovisão não nos permite enxergá-la na mais inteira dimensão da sua grandiosidade.
Constituindo assim, toda a cegueira ambiental que ora se abate e domina a sociedade em escala planetária.
E estes raros exemplos de resistências não por acaso estão por todos os lados em nossos ecossistemas mais diversos. Malgrado toda a devastação desenfreada, ainda vivemos em meio a extensos jardins. Só precisamos apenas de novos olhos para vê-los como quão belos e maravilhosos o são.
Fauna e flora o tempo todo nos batem a cara como que tenta nos acordar de um sono eterno, mas infelizmente não conseguimos senti-las. Mesmo sendo elas, a mais pura e mais autêntica expressão de Deus na Terra. Vez que estamos todos embriagados pelo poder da arrogância, sob a lógica maldita e irracional do consumo, do desejo de poder e do dinheiro.
Mergulhados todos num oceano imenso de insensibilidade e de indiferença, não conseguimos ver mais nada que não a lucratividade das coisas imediatas. Uma visão absurdamente utilitária dos recursos naturais; tem nos conduzidos ao império da devastação da biodiversidade numa dimensão nunca antes vista na história humana. Destruir hoje, mais do que nunca é a palavra de ordem. E o planeta está por um fio e ninguém faz conta, simplesmente, porque estão ocupados demais na contagem intermitente dos seus vis metais.
Estamos no limite das incursões exploratória da biosfera. A natureza está quase à exaustão. Daqui a pouco, tudo se resumirá num caminho sem volta. O começo do fim já se aproxima. È preciso que saibamos disso. Uma tragédia está a se anunciar de várias formas. Vistas grossas e ouvidos de mercador não nos ajudarão em quase nada...
Mas, que exemplos são estes de desafio da natureza à nossa miopia e insensibilidade ambiental?
São tantas, por onde quer que se ande e se olhe, invariavelmente sempre encontraremos algo de surreal e interessante. Tudo dependerá do grau da nossa sensibilidade tocante e curiosa, aliada a uma forte carga emocional.
Senão vejamos: a resistência brava dos nossos entes naturais da fauna e flora aqui mesmo em Aurora e alhures.

TIMBAÚBA CENTENÁRIO DAS TROPAS:

No sítio tropas, na região de Ingazeiras, por exemplo, quem não se deslumbra ao observar a verde copa exuberante e grandiosa de uma velho Timbaúba situado à margem da estrada a se espraiar por mais de 43 metros. Um outro tanto de altura e da enorme largura do seu troco? Uma sombra enorme e refrescante a convidar os caminhantes a um instante de descanso e reflexão da vida.
Um microclima de uma sensação das mais indescritíveis. Uma árvore de feitio amazônico. Um ser realmente centenário que ninguém saberá ao certo precisar a sua verdadeira idade, tão somente porque esta árvore se impôs muito além da capacidade cronológica dos homens – pobres mortais. Um espécime que conseguiu por puro milagre sobreviver ao tempo e a humana ganância do homo sapiens. Um exemplo de superação e resistência que nos anima a alma e apraz o espírito.
Como também o velho Oiti do antigo galpão da Reffsa que ainda hoje se encontra de pé à margem da linha férrea nas proximidades da antiga estação de Aurora. Uma árvore majestosa e bela, fincada ao chão num verdadeiro ato de resistência à loucura dos homens. Testemunha viva de parte importante da nossa história e que todos têm a gora a obrigação de preservá-la.
Ao que tudo indica, a duas juntas devem conter nas suas compleições biológicas algo próximo de dois centenários existenciais.
Ainda, que pouco possamos fazer em defesa das mesmas. Deveríamos pelos menos devotar a todas elas, o nosso mais ingente e incomensurável respeito como uma sagração a vida e a história.
Em Tempo:Oiti do antigo Galpão da Reffesa completou 70 anos de existência em maio:
Oiti do antigo galpão da Reffsa ao lado da linha próximo ao açude Recreio/AraçáEstá na pauta da Secretaria de Cultura do município desde 2009 a proposição do tombamento oficial do velho Oiti do galpão da Reffsa ainda de pé quase por milagre à margem da linha férrea no Araçá, nas proximidades do açude Recreio.
Com 70 anos de existência completados no mês de maio, ao que tudo indica, trata-se da árvore mais antiga ainda existente na zona urbana de Aurora. Plantada que foi, segundo apurou a Seculte-Aurora pelo já falecido o Sr. Fco André Avelino(Chicão) em maio de 1940. A informação foi dada(ao blog) pelo filho do mesmo o Sr. Severino André, hoje octagenário(ex-funcionário da Reffsa).
Este que será talvez o primeiro tombamento ecológico da região e também o 1º do gênero.
E quanto ao Jatobá do sítio Tropas, haveremos de procurar os mecanismos legais para se assegurar a sua justa e necessária preservação.
LEIA MAIS EM:

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AURORA: Atividades culturais marcam culminância do projeto “Aurora” em escola do pólo 4







Fotos da Culminância do Proj. Aurora na escola Orlando Leite da Sta. Cruz
Com várias atividades de caráter lúdico-pedagógico, artístico e cultural a coordenação do pólo 4 da rede municipal de ensino realizou na tarde desta sexta-feira(19) a culminância do projeto educacional “Aurora – Tu és terra firme e forte”.
Trata-se de uma iniciativa bastante exitosa desenvolvida junto às escolas municipais, sob a articulação direta da secretaria de educação local. Uma ação que tem agradado todos os que compõem a educação de Aurora.Desta feita, a culminância ocorreu na unidade escolar Orlando Leite de Macedo, localizada na comunidade do sítio Santa Cruz.
Oportunidade em que estiveram reunidos os estudantes e professores de todos os educandários que compõem o pólo 4, ou seja, além de Santa Cruz, Espinheiro e Crioulas.
Programação:
Várias atividades foram desenvolvidas junto ao alunado, tais como: gincanas culturais, recital de poesia, show de danças tradicionais, paródias e uma palestra sobre o aniversário dos 127 anos de emancipação de Aurora.
A convite da coordenação do pólo, a referida palestra foi proferida pelo professor José Cícero, atual secretário de Cultura do município.
Todo corpo docente e discente do educandário-sede se fez presente ao evento, bem como as coordenadoras do NAE que na ocasião representaram a secretaria; as professores Adailma e Aíde. Ainda, Cláudia Maria(diretora pedagógica do pólo), Francineide(diretora geral), assim como as educadoras Natércia, Helna, Iraneide, Rogéria e Jucineide.
Alunos de todas as escolas que integram o pólo 04, a exemplo das unidades escolares: Antonio Fernandes(Espinheiro) e José Batista(Crioulas) estiveram presentes ao acontecimento.
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte
LEIA MAISEM:















Cultura: Missão Velha realiza exposição sobre Luiz Gonzaga




Uma bela iniciativa da secretaria de Cultura de Missão Velha. Trata-se da Exposição: "Luiz Gonzaga na Terra da Luz rumo ao Centenário" que acontece entre os dias 18 a 24 de Novembro, no Cariri Clube daquela cidade. A solenidade de abertura aconteceu nesta sexta-feira( 18) às 19h.
A abertura oficial do evento contou com a presença do Prefeito de Exu, do secretário de cultura de Missão Velha, Moreira Paz, do presidente da Fundação Vovô Januario, Reginaldo Silva e ainda de Joquinha Gonzaga, sobrinha do Rei do Baião.
Na solenidade foram homenageados a Sra. Efigênia Januário, avó materna de Luiz Gonzaga e João André,(o Cata Milho), primeiro zabumbeiro do trio inicial de Luiz Lua Gonzaga(Gonzação).
O secretário de Cultura de Aurora professor José Cícero acompanhado do assessor da Seculte Lamarck Dias também estiveram visitando o Carir Clube - local da exposição em Missão Velha. Na oportunidade o secretário aurorense, além de conversar com Moreira Paz e o curador da exposição também visitara alguns dos instrumentos culturais da cidade, a exemplo da estação da cultura, biblioteca dentre outros.
Sem dúvida, uma iniciativa das mais interessantes empreendidas pela gestão cultural de Missão Velha.
Nossos votos de sucessos e parabéns aos que fazem a Cultura da terra – Portão do Cariri.
Da Redação do Blog da Seculte e de Aurora::

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

STR de Aurora parabeniza o Município pelos seus 127 Anos de História, Cultura e Tradição

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aurora, através da sua Diretoria vem diante o exposto parabenizar o município de Aurora pela passagem dos seus 127 anos de emancipação política, bem como ao mesmo tempo parabeniza a administração “O Povo Construindo o Novo”, tendo a frente o prefeito José Adailton Macedo pela excelente programação desenvolvida durante os 05 dias de festa e comemorações; com a organização do secretário competente, Jose Cícero e todos os que contribuíram para que a festa tivesse o maior sucesso.
Um final feliz. Foi este o resultado de um grande evento realizado em nosso município. Portanto, nossos sinceros parabéns...
STR - Aurora/CE.
LEIA MAIS EM:

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ceart promoverá curso em argila para os artesãos de AURORA




Imagens dos representantes do Ceart, equipe da Seculte e artesãs aurorenses
Em parceria com o CEART(Centro de Artesanato do Ceará) a secretaria de Cultura, Turismo e Desporto de Aurora realiza a partir do dia 29 o curso de artesanato em argila. A iniciativa beneficiará inicialmente, um total de 25 artesãos do município entre antigas “louceiras” e aprendizes que aspiram dominar a técnica de trabalhar o barro.
Com esta intenção, o secretário de cultura do município recebeu, mais uma vez, na manhã desta quarta-feira(17) os representantes do CEART na região: Maycon Alves e a designer Lúcia Novais. Oportunidade em que reuniu na sede da secretaria boa parte dos que participarão do referido curso agora na sua primeira fase.
Serão oito dias de atividades que acontecerão no CSU e na própria sede da Seculte, segundo explicou o secretário. Cinco dias deverão ser destinados à técnica e três a questão do associativismo, comercialização e afins.
Além de resgatar uma das mais antigas técnicas de produção artesanal, a iniciativa também tem como meta a geração de trabalho e renda para a população local. Numa atitude de revalorização do fazer cultura e artístico. “Vamos trazer de volta e colocar na ativa nossas antigas “louceiras” fazendo com que todas elas encontrem no seu ofício de trabalhar o barro novas motivações para retomar a transformação da argila em peças de arte. Ainda, como forma de mostrar para a nova geração do presente que a beleza artística é atemporal e tem ainda hoje o seu lugar garantido na pós-modernidade”, enfatizou o secretário José Cícero. Contudo, é preciso enfatizar que a transmissão do antigo saber de dá 'vida' ao barro à nova geração é também uma prioridade deste acontecimento.
Todas as peças produzidas após o curso, passarão por uma triagem seletiva do Ceart e deverão ser compradas pelo órgão que em seguida serão expostas e comercializadas em Fortaleza.
Uma interessante maneira de se gerar emprego e renda para os artesãos de Aurora. Será na prática, a verdadeira valorização do artesão, fazendo com que possa auferir algum lucro financeiro com a sua técnica, concluiu. Cerca de 16 municípios do Cariri estão sediando algum tipo de curso do Ceart sobre as mais diferentes formas de artesanato, garantiu o represente regional do órgão.
A Seculte também já mantêm contato com a Drª Lúcia Sá, gerente de produção do Ceart solicitando um novo curso, desta feita voltado para à área da escultura. Todas as artesãs do Barro foram visitadas pela equipe do Ceart e da Seculte-Aurora na tarde da última quarta-feira.
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Prefeito Adailton Macedo fará entrega de uniformes às equipes que participam da Copa Aurora 2010, diz secretário.

Já está tudo pronto para a solenidade de entrega dos uniformes às equipes devidamente inscritas na Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte(Seculte) que estão disputando a II Copa Aurora( 1ª divisão), bem como o Campeonato Juvenil(2ª divisão).
Cerca de 41 uniformes estarão sendo entregues pelo prefeito Adailton Macedo às agremiações futebolísticas aurorenses em solenidade que será organizada para breve pela Seculte, disse o secretário de esporte do município.
A doação dos uniformes é mais uma ação inédita da gestão municipal, completou.
“Esta é mais uma prova incontestável do nosso empenho, assim como da prioridade que o esporte amador vem ganhando por intermédio do nosso prefeito Adailton Macedo”, disse ele. "É preciso reconhecer toda a vontade do gestor em ajudar o esporte de Aurora. Muito já foi feito e haveremos de fazer muito mais."
É só verificarmos o que já foi realizado nestes quase dois anos de governo e compará-lo com o passado recente para chegarmos a evidente constatação de que avançamos de modo considerável. Fatos, como dizem, falam mais que palavras, ressaltou.
Então indicamos que todos dêem uma olhada no rol das obras e ações todas devidamente registradas na Internet, principalmente nos dois veículos noticiosos. A saber: o site oficial do município: www.aurora.ce.gov.br e no blog da própria Secretaria em: www.seculteaurora.blogspot.com, finalizou.
Em tempo:
Reunião de Avaliação:
Ainda esta semana o secretário JC se reunirá com toda a equipe de organização da Copa Aurora e o quadro de arbitragem para a 1ª reunião de avaliação do evento.
E, em seguida com os presidentes, diretores e capitães das 41 equipes de futebol que disputam as duas categorias da competição.
CME e Seleção Aurorense:
A Seculte, também já está ultimando os preparativos com vistas a formação pela primeira vez em Aurora do Conselho Municipal de Esporte. Um instrumento fundamental para a captação de recursos junto às esferas: estadual e federal.
A secretaria já trabalha, inclusive, com a perspectiva da formatação do projeto com vistas a constituir a seleção de futebol oficial do município.
LEIA MAIS EM:
Fotos: 1- Secretário de esporte JC. 2-Ilustrativa.

15 de novembro: Qual a razão deste feriado?

Por José CíceroHoje, dia 15 de novembro. Feriado nacional. À propósito por que será que quase ninguém se dá ao trabalho de se perguntar qual a verdadeira razão deste dia simbólico? Afinal, são tantos os feriados que certamente um a mais ou a menos, talvez não faça a menor diferença.
Contudo, diria que um pouco de esforço mental aliado a curiosidade não lhes faria mal algum. Muito pelo contrário, só ajudaria os brasileiros de modo geral a conhecer um pouco mais da sua própria história. Mas a lei do esforço mínimo, até para pensar tem feito(da maioria) dos nossos patrícios meros autômatos a esperar de boca aberta e olhos vidrados na TV o que os outros têm para lhes dizer de tudo o mais que ocorra ou possa acontecer no Brasil e no planeta.
Sujeitos passivos acontumados demais com os cômodos ares da indiferença e da insensibilidade nacional. Posto que, ninguém mais quer pensar e raciocinar por si mesmo. A ninguém mais cabe enxergar o óbvio. Toda a vida e toda glória deste mundo parece só valer a pena pela janela da mídia marrom.
Até a história 'eles' esperam receber empacotada a vácuo, segundo a versão televisiva dos poderosos. A moda agora parece ser a mediocridade e a desinformação dos indivíduos...
Desta maneira é que quase ninguém saber ao certo e com a necessária profundidade crítica e reflexiva a verdadeira história deste 15 de novembro. Afinal de contas, o que haveremos de comemorar? Hoje, até mesmo o colorido que as escolas do passado nos ensinavam acerca desta data desapareceu...
Este feriado diria que é a própria memória do esquecimento. Não sei até que ponto isso possa ser bom para os brasileiros, sobretudo para a juventude estudantil. Porque todos os fatos históricos precisam necessariamente serem problematizados pela geração do presente. Só assim poderíamos a partir da compreensão do passado, entender o presente e nos preparar melhor para o futuro. Este é(seria), sem dúvida, o maior contributo da história para a contemporaneidade. Um legado a que todos deveriam abraçar com entusiasmo.
Mas afinal, qual a razão do 15 de novembro? Qual o porquê deste feriado? O que haveremos de comemorar em seu louvor?
Ora, a chamada proclamação da República nada mais foi do que a instauração do primeiro golpe de Estado que o país inaugurara na sua história. Um movimento político-militar que promoveu pela força, a troca do regime Imperial pelo republicano a 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro então capital do Império. Um ato que ficou a cargo do Sr. Marechal Deodoro da Fonseca naquela época o chefe das forças armadas.
Amigo pessoal de D. Pedro II Deodoro da Fonseca foi instigado pelos poderosos inimigos do imperador a tentar o golpe. Indicado para ser o chefe da nação, aceitou o de bom grado. Portanto, uma traição sem medida ao ponto de o marechal não ter sequer a coragem ou mesmo a hombridade de entregar pessoalmente a carta a D. Pedro.
Um golpe formal sem confronto ou resistência. Dois dias depois o imperador embarcava para Portugal com toda a família real, num misto de tristeza e de saudade.
Um ano antes (13 de maio de 1888) com o fim da escravidão, o regime imperial havia sofrido seu primeiro abalo, ficando à mercê dos oportunistas civis e militares que sonhavam ascender ao poder por meio da força.
Um acontecimento feito, portanto pelas elites e, como se percebe, sem nenhuma participação popular. Faltou a euforia do povo nas ruas. Um golpe dado às escuras, na calada da noite. Sem muito protagonismo que o valha como um acontecimento notório da nossa história política e social. Um fato meio que temerário para alguns. Uma aposta para outros. Pois, no fundo, havia o temor de que a massa pobre pudesse reagir ficando por seu turno, do lado do imperador.
Entretanto, D. Pedro II, como um verdadeiro ‘estadista’ não ofereceu nenhuma resistência, optando pelo não-derramamento de sangue do seu povo.
O Brasil desde então experimentaria um novo regime. Uma nova história começava a partir daquele instante a ser inscrita de forma muitas vezes dramática. Deodoro da Fonseca assumiria a chefia do novo governo provisório que seria denominado de 'Brasil República'.
De lá para cá já se foram 121 anos de república. Cabe agora a nós, os contemporâneos avaliar o que houve de positivos neste tempo todo. A que preço o povo brasileiro tivera que pagar por toda esta aventura republicana, que alguns se arriscam, inclusive, a dizer que não deu certo. E, eu, modestamente estou inclinado a concordar com estes.
Quantos golpes sangrentos e brancos ocorreram depois de Deodoro? Quantas ilusões fomos obrigados, forçosamente, a jogar por terra, depois de termos acalentado-as por toda uma existência? Quantos não tiveram que pagar com a própria vida o pesado preço da democracia e do estado de direito? Quanto tempo perdemos. Quantos anos em vão, desperdiçados em nome das velhas utopias que nunca se concretizaram. Sonhos de grandezas e de progresso esvaidos...
Quantas oportunidades o Brasil desperdiçou na sua caminhada de 121 anos prenhe de tantas idas e tantas vindas.
Enfim, a tal república com suas benesses que ainda estar por acontecer. Pelo menos à altura do que relmente deseja e merece a sociedade brasileira. A república, enquanto regime sociopolítico de caráter solidário e progressista ainda é uma grande dívida da história com o Brasil do agora. Porém, um feriado é sempre um feriado e daí?!
Prof. José Cícero -
Escritor, Poeta e Pesquisador.

sábado, 13 de novembro de 2010

Esgoto da Cagece volta a derramar dejetos nas ruas do Araçá de Aurora



Imagens do local
Ainda continua sem uma solução definitiva por parte da Cagece local ou regional o problema relacionado ao vazamento da tubulação do esgoto localizado no bairro Araçá de Aurora a rua Cícero José do Nascimento nos cruzamentos com Nereu Gonçalves(da Cerâmica) e José Leite.
Por mais de uma semana os moradores das imediações vêm tendo que suportar a fedentina provocada pelo vazamento dos dejetos e da sujeira da água fétida a escorrer a céu aberto naquele cruzamento. Até o próprio calçamento no entorno do bueiro está sendo danificado.
O prefeito Adailton Macedo por diversas vezes tem solicitado ao escritório regional da Cagece a solução para o problema. No entanto, até o momento apenas medidas paliativas foram tomadas pelo referido órgão.Recentemente, após mais uma solicitação do gestor municipal a regional da Cagece esteve no local no último dia 5 realizando pequenos serviços de sucção na tubulação. Contudo, logo em seguida na sexta-feira dia 12, o problema retornou. Mas uma prova de que há um defeito possivelmente de gravidade na tubulação que não poderá ser resolvido com pequenos serviços esporádicos.
Por quase quatro anos o problema vez sempre se repetindo na mesma via pública e mesmo os consumidores pagando rigorosamente uma taxa de esgoto das mais elevadas, ainda têm que conviver com este mal-estar. Que por sinal, vem se constituindo como um problema de saúde pública, vez que coloca em risco a vida da população.
Cumpre destacar que a tubulação entupida e o seu conseqüente vazamento está localizado bem ao lado de uma creche comunitária num local de bastante tráfego de veículos e de pedestres. Ainda, numa área residencial com vários estabelecimentos comerciais tais como: frigoríficos, bares, lojas e padaria.A comunidade está ventilando ingressar com uma ação junto a promotoria e a defensoria pública de Aurora.
A Cagece precisa com urgência resolver em definitivo tal situação em respeito à saúde pública da população e aos seus consumidores, que mesmo pagando a taxa de esgoto estão tendo que enfrentar um problema dos mais constrangedores.
A vigilância sanitária do município também esteve no local verificando a situação de perto. Os moradores das imediações não aceitam mais solução de continuidade.
Da Redação:::::

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

AURORA, 127 anos: Para o todo e sempre – Parabéns!

Por José Cícero
Nestes seus 127 anos de história o município de Aurora na região do Cariri apenas inicia, por assim dizer, o seu despertar para um novo tempo de grandes realizações para o seu povo. Isso porque em apenas dois anos(incompletos) de uma gestão moderna, democrática e participativa já é possível identificar grandes avanços ocorridos em todos os quadrantes aurorenses.
Um leque de ações e obras fundamentais tem ajudado a fazer de Aurora um município diferenciado em toda a região Sul caririense. A começar pela nova cara da cidade: limpa, bonita, moderna e progressista. Resultante da intervenção ousada, corajosa, destemida e inteligente do gestor municipal; que mesmo diante de uma gritante crise de recursos orçamentários ocasionada pelos cortes nos repasses financeiros da União. Mesmo assim vem fazendo a duras penas, uma administração bastante exitosa. A recente pesquisa de opinião não deixa dúvida quanto a aprovação da sua gestão.
Sob o governo do prefeito Adailton Macedo o município salgadiano experimenta algo novo na sua praxe político-administrativa. Por meio de obras e ações de imenso valor social, a gestão no seu conjunto mais geral tem conseguido promover uma verdadeira revolução no que tange a superação dos velhos padrões com que muitos dos que já passaram pela prefeitura gerenciavam a máquina pública, no mais das vezes, em total disparidade e desacordo com os verdadeiros interesses da população.
Hoje, no entanto, todo o atraso que num passado recente freara o progresso e o desenvolvimento de Aurora agora ficou para trás. Superado que foi pela vontade de trabalho e a coragem de pensar e fazer diferente do prefeito Adailton Macedo.
Aurora agora está aos poucos sendo transformada num literal canteiro de obras. De tal maneira que, por onde quer que se ande é possível se deparar com uma obra e/ou ação importante da atual gestão. Algumas delas que ficarão para sempre na história e, por conseguinte marcarão de modo profundo e afirmativo o senso comum de todos os amigos e filhos de Aurora.
Obras que, na sua grande maioria terão um papel preponderante para a construção de um futuro melhor e próspero para todos os munícipes, em especial, a juventude e os mais necessitados.
De sorte que, neste momento especial em que se comemora o aniversário da passagem dos seus 127 anos de emancipação cívico-política; mais que uma simbologia eventual de parabéns para com a sua terra os aurorenses haverão de fazer um retrospecto reflexivo e certamente chegarão a constatação imperativa de que Aurora está mais bela, saudável, moderna, feliz e renovada.
A mudança de novos paradigmas, bem como a perspectiva com que todos passem desde então, a acreditar numa Aurora possível e, sobretudo, de que cada um de si é também responsável pela construção da Aurora do amanhã. Assim como o tipo de futuro que haveremos de deixar para nossos filhos e a posteridade.
Aurora é, por tudo o mais que acaso possamos imaginar, uma construção fundamentalmente histórica.
Seus 127 anos de história, cultura e tradição é um legado tão importante que a geração do presente não poderá se dá ao luxo de não valorizá-lo na sua dimensão mais alta e grandiosa. Todo o futuro que juntos sonhamos dependerá necessariamente do que nós, os contemporâneos, faremos desde já.
Aurora: 127 anos de história, para o todo e sempre: Parabéns!
_____________
Prof. José Cícero -
Escritor, Poeta e Pesquisador.
Aurora-CE
LEIA MAIS EM:

domingo, 7 de novembro de 2010

AURORA: Festa do Município 2010. Grandes atrações marcaram a primeira noite de evento







Imagens da 1ª noite da Festa dos 127 anos de AURORA
Uma apoteose de plena alegria. Pelo menos foi assim que a equipe da secretaria de cultura do município definiu a primeira noite da festa dos 127 anos do município de Aurora no último sábado dia 6. Desde às 19 h a população lotou todos os espaços da praça da matriz no centro da cidade e o entorno onde está localizado o palco da festa.
Além de um sem-número de barracas, parque de diversão e treillers o comércio ambulante este ano teve um aumento considerável o que vem inclusive criando uma série de dificuldades para a organização da Seculte, assim como para a equipe da secretaria de saúde(de plantão), agentes do pró-cidadania e a própria polícia militar. Todos diretamente envolvidos com a segurança, o bem-estar da população e a organização, além do cumprimento dos procedimento de saúde e higiene dos alimentos comercializados.
Atrações da Noite:
Os talentos da terra abriram oficialmente o evento com as participações de Carpegiano dos Teclados e em seguida do grupo Forró Pesado ambos se apresentaram de modo impecável. Em seguida subiu ao palco o artista mirim Betinho Aguiar que atraiu toda a multidão para a frente do palco. Um show que conseguiu agradar não apenas o público adulto como também a criançada aurorense que este com os pais promovendo uma verdeira tietagem ao jovem cantor de "menino de rua".
Na seqüência ainda se apresentaram a super banda Collo de Menina e Forró Xoteado. As apresentações musicais prosseguiram até as primeiras horas do domingo.
A festa dos 127 anos de Aurora vem se constituindo como um dos eventos mais expressivos e mais organizados dos últimos tempos, disse o secretário de cultura José Cícero. O que ficou evidente pelo grande número de pessoas que compareceu a abertura de sábado. O resto da programação promete arrastar para o centro da cidade de Aurora verdadeira multidão.
O evento vai até o dia 10, quarta-feira – dia oficial do município, quando a programação se voltará também para uma série de atividades socioculturais e esportivas. Muitas atrações de peso ainda passaram pelo palco da festa, a exemplo do Forró do Muído que está sendo aguardado com muita expectativa por todos. (Confira no blog toda a programação do evento).
Realização da Copa Aurora 2010:
Em paralelo aconteceu no sábado e no domingo mais duas rodadas da II Copa Aurora de futebol amador(1ª divisão), bem como do campeonato juvenil(2ª divisão) no campo da Aurora Velha e no estádio Municipal.
Trata-se do maior evento esportivo da história de Aurora com a participação de 44 equipes da sede, distritos e outras localidades da zona rural. Com cerce de 98 partidas a serem disputadas, uma premiação recorde e a garantia da doação pelo prefeito Adailton Macedo de uniformes completos para os times participantes no próximo dia 10.
LEIA MAIS EM:

Google+ Followers