domingo, 31 de outubro de 2010

Copa Aurora 2010 - ABERTURA OFICIAL: Prefeito Adailton Macedo anuncia doação de uniformes as equipes participantes

















Imagens da Solenida de Abertura da II Copa Aurora e partidas no Estádio e na Aurora Velha
Foi uma verdadeira festa do esporte, a abertura oficial da II Copa Aurora de futebol e do Campeonato Juvenil 2010 ocorrida na tarde-noite do último sábado(30) no estádio municipal de Aurora no bairro Araçá.
A solenidade contou com as presenças do prefeito Adailton Macedo, do secretário de Cultura e ESPORTE José Cícero, dos vereadores Aderlânio Macedo, Chico Henrique, Iracilda Saraiva, do secretário de Agricultura José Dácio, de Administração Osasco Gonçalves, de finanças José Joaquim, do defensor público Dr. Célio José Saraiva, dos presidentes de equipes e desportistas e dos torcedores em geral.
Ao entrarem em campo para a abertura da solenidade os jogadores das equipes do São Paulo e do Cariri( que abririam a competição) foram acompanhados pelas crianças do PETI do distrito de Ingazeiras e atletas mirins do projeto Segundo Tempos e das escolinhas de Futebol da Seculte.
Postadas diante do palanque das autoridades, as representações futebolísticas presentes ao estádio ouviram a fala do secretário José Cícero e, em seguida do vereador Chico Henrique e do prefeito Adailton Macedo.
O secretário da pasta de esporte ressaltou a grande importância da segunda edição da Copa Aurora e do campeonato juvenil para o resgate e a promoção do futebol aurorense aglutinando um total de 44 equipes da sede e zona rural, distribuídas em duas categorias em cerca de 98 partidas nos campos da Araçá e da Aurora Velha.
Além de uma premiação recorde, disse ele, o município disponibiliza toda uma infra-estrutura necessária para o evento, incluindo o transporte para os times da zona rural. Já o vereador Chico Henrique externou seu contentamento pelo desenvolvimento do esporte na atual gestão, além de explicar sobre a viabilidade de após a competição a necessidade de um trabalho de organização da seleção de futebol de Aurora.
O prefeito Adailton Macedo, também se disse bastante feliz por está diante de toda uma multidão de desportistas das mais diversas e distantes regiões de Aurora. Falou ainda da sua disposição em contribuir muito mais para o esporte local no sentido de promover o resgate e o incentivo necessário para os talentos aurorenses. Explicou que na sua gestão o gramado do estádio será uma prioridade, portanto, tão logo sejam concluídos os trâmites legais relacionados ao projeto do estádio, emperrados por conta da gestão anterior, o gramado do estádio será iniciado, assim como a construção das arquibancadas.
O prefeito também anunciou a doação de 40 uniformes completos para as equipes que participam da Copa Aurora e, que necessitam de tal benefício. As equipes que receberem os novos uniformes, obrigatoriamente, terão que os utilizarem dentro da competição. Bastante aplaudido pelos desportistas presentes o prefeito encerrou ser discurso dizendo da seriedade e da imparcialidade dos que fazem o quadro de arbitragem.
Em seguida, houve a execução do Hino do município e no início da primeira partida da segunda divisão entre São Paulo x Cariri foi anunciado um minuto de silêncio em memória do Sr. Zezão funcionário da Seculte que havia falecido pela manhã.
A abertura da Copa Aurora ocorreu com a realização de cinco partidas. Sendo três no estádio e duas no campo do bairro São Benedito(Aurora Velha). As partidas do estádio entraram pela noite tendo a última terminado quase às 22 horas.
Um número considerável de torcedores compareceu, tanto no campo da Aurora Velha quanto no estádio municipal no Araçá.
Ficou definido pela organização do evento que no domingo(31) não haveria rodada em virtude da realização do 2º turno das eleições.
____________________________________________________
Resultados da Rodada de abertura – Sábado dia 30 de novembro:
Confira - 1ª Rodada da Copa Aurora 2010:
1ª Divisão -
Sábado: 30/10
*18:20h – Morro Dourado FC 1 X 0 Soledade FC (Estádio Municipal)
Árbitro: Gean Charles Barros Thomaz
Assistentes: Luciano de Moura André e Francisco Adriano Sobreira
*20:00h – Montila FC 3 X 2 Juventude do Espinheiro (Estádio Municipal)
Árbitro: Antonio Valdivino do Nascimento
Assistentes: Francisco Filho da Silva e José Martins de Oliveira
2ª Divisão -
Sábado: 30/10
* 17:00h – São Paulo 0 X 1 EC Cariri (Estádio Municipal)
Árbitro: Gean Charles Barros Thomaz
Assistentes: Luciano de Moura André e Cristiano Batista de Oliveira
* 15:00h – Nova Portuguesa 0 X 1 Icasa Aurorense (Virgílio Távora-Aurora Velha)
Árbitro: Cícero Gomes da Silva
Assistentes: Jossean Torres de Araújo e Luiz Alves Ribeiro
* 16:20h – Nova Geração 1 X 0 Trapalhões (V. Távora - Aurora Velha)
Árbitro: Zil Bernadino
Assistentes: Jossean Torres de Araújo e Luiz Alves Ribeiro.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogfaaurorajc.blogspot.com
FOTOS: JC e SiteAurora
* Da Redação do Blog da Aurora e da Seculte













































Quadrilha volta a atacar a agência do Banco do Brasil de Lavras no Ceará


Um interior sem lei e entregue a própria sorte. É assim que se sentem populações inteiras destes rincões cearenses, como também de boa parte do interior nordestino diante da verdadeira onde de assaltos a bancos.
Alguns já denominam estas ocorrências de 'um novo estado do Cangaço'. Esta constatação foi ainda mais forte depois que uma quadrilha formada por aproximadamente de dez bandidos explodiu as divisões da agência do Banco do Brasil (BB) da vizinha cidade de Lavras da Mangabeira, na madrugada da sexta-feira (dia 29).
Há informações de que tais bandidos tenham chegados àquela cidade às 3 horas da manhã fazendo como reféns alguns moradores de uma rua próxima a agência e que seriam usados como escudos num possível confronto com a polícia.
Não conseguindo adentrar o setor dos caixas eletrônicos os bandidos fizeram uso de um expediente inusitado para os padrões de assalto do interior: dinamitaram o portão de vidro do banco. "Foi uma explosão tremenda", disseram algumas testemunhas. Muitos pensavam que o própria prédio estava ruindo.
Após a explosão, os bandidos saíram com várias caixas metálicas e entraram em uma caminhonete. Afirmaram os populares. Eles fugiram em direção à Paraíba via BR-116 na direção do triângulo de Lavras. Alguns dos policiais militares, que estavam na cidade para o trabalho das eleições reforçar chegaram inclusive a trocar tiros com os ladões. Até o momento não há informação de que nenhum dos bandidos tenham sido presos.
Um outro assalto foi registrado no mesmo Banco no mês de Julho:
Uma divisão anti-Sequestro da polícia havia apresentado na última quinta-feira (14), cerca de 3 homens que foram acusados de assaltar anteriormente o mesmo Banco do município de Lavras da Mangabeira. O fato havia ocorrido em julho. Os 3 assaltantes teriam, ainda, sequestrados o tesoureiro da agência, a mulher dele e a filha de apenas 5 meses naquela ocasião.
Leia mais em:
Foto: Da Internet

domingo, 24 de outubro de 2010

POEMA - Sobre o Rio Salgado*

Por José Cícero


Águas do Sertão
Águas de outubro...
Correndo nos córregos da caatinga.
Enchendo os açudes, lagoas e riachos.
Hídricas litanias
Engravidando o chão.
Canto belo da passarada
Riso na boca e nos olhos da menina.
Rio Salgado;
Caminho perpétuo da nossa colonização.
Lavando os sonhos dos ribeirinhos.
Levando longe toda agrura e toda mágoa.
Rio Salgado;
Doce esperança que ora se renova
Ante a promessa da exuberância de Deus
Saciando a sede pelo sertão afora.

Águas de outubro...
Gratos exageros das invernadas.
Chuvas da manga e do caju.
Natureza bela, mitológica e farta.
Plena dádiva.
Açudes sangrando em profusão.
Rio Salgado;
Terra mestruada feito donzela.
Fertilização do chão.
Águas doces do Salgado
Eterno milagre de peixe e pão.
férteis sementes plantadas,
Pelas enxurradas,
A germinar lindas manhãs nubladas
No rico solo biodiverso
do nosso sertão.
________
(*) José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora-Ce.
In Versos diversos(Inédito - 2009)
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogfaaurorajc.blogspot.com
FOTOS: Chuvas do Salgado - Out.10 - JC

sábado, 23 de outubro de 2010

AURORA-CE: Precipitações Pluviométricas alegram população aurorense

Por José Cícero




Aurora-CE: Imagens das chuvas na urbe aurorense
Com as chuvas a paisagem natural de Aurora agora volta a ser sinônimo de alegria e contentamento. E o rio Salgado um símbolo antigo da promessa, de fartura e utopias. A estiagem começa a ser vencida pela força das águas como uma oferta do céu aos homens e mulheres que resistem, sobretudo por acreditarem sempre na existência do milagre eterno.
Após uma estiagem das mais intensas em que boa parte do interior rural já vinha sofrendo com a falta de água para o consumo humano e animal, o município de AURORA registrou duas precipitações pluviométricas nos último dois dias. A primeira da ordem de 13,5 mm ocorrida na sexta-feira (22) e a segunda da noite de sexta até às 9h da manhã deste sábado(23), cuja quantidade de chuva registrada foi de 139 mm perfazendo um total de 152 mm.
Informações dão conta de que todo o Cariri cearense vem sendo banhado pelas últimas precipitações, sendo que os maiores registros foram verificados em Aurora e no município de Cedro.
As últimas precipitações registradas, além de melhorarem a temperatura que vinha se tornando insuportável para os padrões locais, também conseguiu devolver a alegria e o entusiasmo dos aurorenses, em especial os pequenos e médios agricultores e pecuaristas. Os mesmos já começavam a contabilizar uma série de prejuízos financeiros por conta da seca agravada pela falta d’água, produção agrícola e pasto para os animais.
O prefeito Adailton Macedo já havia estado por mais de uma vez na capital com vista a conseguir recursos junto a defesa civil e ao governo do estado no sentido de amenizar o quanto antes o problema relacionado a falta d’água nas diversas comunidade da zona rural.
De modo que as chuvas que vêm banhando o município são realmente providenciais. Um verdadeiro lenitivo para a grave situação por que vem passando os rurícolas e a população das localidades mais distantes em geral.
As correntezas agora verificadas do rio Salgado dão um pouco da dimensão e importância das chuvas que caíram nos últimos dois dias, não somente em Aurora, mas no diversos municípios da região Sul caririenses.
Muitos dos agricultores, sobretudo os mais antigos e experientes costumam chamar estas precipitações de “chuva do caju ou da manga”. No entanto, fazem questão de afirmar que no passado as 'chuvas do caju' nunca vinham com essa intensidade. O que por sua vez, demonstra todo o caráter inusitado do fenômeno, que certamente, aponta para mais uma evidência do desequilíbrio climático a ocorrer nas mais diferentes partes do planeta.
Pescadores e moradores ribeirinhos festejam o começo da fartura de peixes que acontece agora diante das primeiras chuvas.
O Espetáculo das águas sob a ponte do Salgado:
A população residente na sede do município durante todo o dia se concentra em grupos sobre ponte do Salgado na entrada da cidade. Todos querem assistir o belo espetáculo das águas que vêm da nascente e dos municípios situados nas cabeceiras do rio.
Há também notícias de que pequenos e médios açudes locais já começaram a sagrar. São informações por demais animadoras. O retorno das chuvas é o assunto preferido da população por onde quer que se ande... não se fala noutra coisa.
A previsão é de que as chuvas continuem a banhar o município de Aurora, assim como toda região.
Agora o clima é ameno e agradável em todos os quadrantes da cidade e da zona rural. O céu está nublado com sinais de nuvens carregadas dando a impressão de que a qualquer momento novas ocorrências possam ser registradas.
Uma brisa suave e refrescante está a cobrir neste instante a cidade. A sensação é como se estivéssemos todos envolvidos por um ar-condicionado natural. Há, por assim dizer, uma áurea de felicidade trazida pelas primeiras águas do Salgado.
É doce e confortante agora observar o Salgado na sua pressa de querer ser mar.
O rio do Cariri é sem sombra de dúvida, um deslumbramento para os que são sensíveis e se deixam ser tocados pela fantástica exuberância da natureza de Deus.
(*) José Cícero
Secretário de Cultura - Aurora/CE.
LEIA MAIS EM:
FOTOS: JC
Atenção:
Comente as notícias de Aurora e deixe suas impressões e memórias afetivas sobre o Rio Salgado d'Aurora do seu tempo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Renato Roseno profere em AURORA palestra sobre violência e extermínio de jovem



Na manhã de ontem a Pastoral da Juventude em parceria com a paróquia local promoveu uma importante palestra acerca do tema: Violência e o extermínio de jovens. O acontecimento fez parte do lançamento em Aurora da campanha Nacional das PJs relativa ao mesmo assunto.
A explanação foi feita pelo renomado advogado e ativista do assunto Renato Roseno.
A palestra ocorreu nas dependências do Salão Paroquial no centro da cidade e contou com a presença de estudantes, professores e outros convidados.

Esta foi a segunda participação de Renato Roseno no município de Aurora. A primeira aconteceu ano passado quando naquela oportunidade o mesmo falou para os aurorenses sobre a questão da redução da maioridade penal. “Foi sem sombra de dúvidas um momento especial em que todos os que se fizeram presentes de algum modo, saíram de lá mais instruídos e bem informado no que se refere a uma das questões mais polêmicas da conjuntura nacional”, afirmou o secretário de cultura de Aurora.

Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte

LEIA MAIS EM:


.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Transnordestina: Presidente Lula irá assinar ordem de serviço no Cariri

Em reunião com o governador do Estado, Lula anuncia que virá ao Ceará para ordem de serviço da Transnordestina. O anúncio da visita foi feito nesta terça-feira, 19, durante reunião com o governador cearense, no Palácio do Planalto, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará as obras da Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Missão Velha e AURORA, no Cariri, no próximo dia 10 de dezembro.
Na mesma ocasião ele assinará a contratação do trecho que ligará AURORA até o Porto do Pecém, que terá 477 quilômetros de extensão. O anúncio da visita foi feito nesta terça-feira (19/10) pelo próprio presidente durante reunião com o governador Cid Gomes, no Palácio do Planalto, em Brasília.
"Esta é uma obra importante para o Ceará e para o Nordeste brasileiro. Ligará regiões, promoverá desenvolvimento no interior e garantirá o crescimento econômico para todo o Brasil", afirmou o governador Cid Gomes. "As obras no trecho entre Missão Velha e AURORA estão bem adiantadas e o presidente Lula já poderá percorrê-lo de trem", ressaltou Cid se referindo ao trecho da ferrovia, cuja ordem de serviço foi assinada em agosto passado. Esse trecho tem 45 quilômetros de extensão e orçamento de R$ 163 milhões.
A Transnordestina é uma ferrovia que ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins.
O objetivo é elevar a competitividade da produção agrícola e mineral da região com uma moderna logística que une uma ferrovia de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.
A Ferrovia terá 1.728 quilômetros de extensão, sendo 527 quilômetros no Ceará. No total, estão sendo gerados mais de 10 mil empregos e investidos R$ 5,4 bilhões, sendo R$ 1,8 bilhão no Estado do Ceará.
A ferrovia deve gerar 550 mil empregos (diretos e indiretos) e terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de carga por ano.
O encontro em Brasília contou também com as presenças do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do senador eleito do Piauí, Wellington Dias.
Fonte: Jonal O Povo - edição 19.10.10
LEIA MAIS EM:
http://www.jcaurora.blogspot.com/
http://www.blogdaaurorajc.blogspot.com/
http://www.aurora.ce.gov.br/
http://www.seculteaurora.blogspot.com/

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Missão Velha e os seus casarões antigos

Por José Cícero*














Que tipo de passado estas residências de desenhos elegantes
mantêm guardado no seu concreto absoluto?
Que história de bravura ou de tragédias
tentam esconder nos seus frontispícios geométricos?
Antigos prédios edificados sob a coragem e os esforços
de homens-guerreiros: missãovelhenses do bom-combate esquecidos
Pela ignorância e a indiferença histórica dos insensíveis.
Grandes monumentos de um passado que nunca passa...
Velhas residências agora dispersam na deselegância
de um amontoado de moradas pós-modernas.
Casarios coloniais que dantes davam um charme especial as suas ruas, vielas e becos.
Testemunhas ainda vivas da lida cotidiana
de um povo que nunca se dera por vencido.
Riqueza do nosso antigo bucolismo citadino.
Cachoeira, índios Kariris, solo fértil do Araripe adentro
E tantos atributos outros...
Beleza rara do nosso patrimônio arquitetônico.
Retrato agora descolorido e ameaçado por todo mau gosto,
falta de memória e esquecimento
de uma sociedade descomprometida com a sua história.
Missão Velha – cidade de um preto e branco saudoso tão distante...
Tempos idos prenhe de tragédias, bonanças e heroísmo.
Exuberância de antigos prédios centenários fincados ao chão de ferro
como um desafio ancestral explícito
de toda uma gente que ainda resiste
a indiferença e a insensibilidade dos contemporâneos.
Testemunhos fidedignos dos anos.
Glória viva dos vencedores e dos vencidos.
Pretéritos momentos que se fizeram eternos
por força da sua concretude inscrita nas paredes do presente.
Artísticos edifícios: pedra, barro, tijolo, madeira e cal.
Sangue, suor e lágrimas de antigos mestres, escravos e trabalhadores.
Eterno eito de grandiosos sacrifícios;
Pobres e vassalos.
Coronéis, comerciantes e donos de engenhos.
Beatos, bandidos e cangaceiros.
Donos de escravos e gado.
Casarões centenários missãovelhenses.
Fato estético em que toda arte se expressa
Num turbilhão imenso de reminiscências indescritíveis.
Saudades indeléveis, gratas lembranças e deslumbramento.
Recordações de uma Missão Velha outrora bela e diferente.
que desafiando os anos chegou até nós – como um obelisco.
E que agora no tempo presente está correndo risco.
Missão Velha com os seus casarões antigos,
ontem, hoje e para todo o sempre
é um presente.
Um monumento antigo.
A que todos os seus filhos têm agora
a obrigação de defender.
__
Prof. José Cícero
Secretario de Cultura/Aurora-CE.
Fotos: Elycélia Silva (MV)

Tome Nota

Loading...

Infomes

Loading...

Falatório

Loading...

Google+ Followers