quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ruas do bairro Araçá de Aurora começam a receber obras de asfaltamento



Obras de asfaltamento das ruas do bairro Araçá
A Prefeitura de Aurora reiniciou na manhã desta quarta-feira(29) as obras de asfaltamento de diversas ruas da cidade, desta feita no bairro Araçá.
Há muito castigado pelos péssimos calçamentos na sua grande maioria feitos em pedras toscas, o maior bairro aurorense começa agora a receber uma das suas mais antigas reivindicações.
Entusiasmados pela conquista do asfalto, não eram poucos os moradores que tiveram o tempo todo acompanhando de perto os trabalhos executados por máquinas e homens da construtora encarregada. Em frente a escola Romão Sabiá, muitos estudantes também estiveram observando os asfaltamento.
O próprio prefeito Adailton Macedo também esteve no local pela manhã verificando de perto a execução dos trabalhos. “São obras que melhorarão em muito a vida da população, além de possibilitar uma visão urbanística mais moderna e elegante para o Araçá, um bairro que merece ser valorizado principalmente pela sua grande densidade populacional”, disse.
Além das obras do asfalto o bairro Araçá está recebendo outras obras importantes tais como: a escola técnica, a agência do INSS, creche comunitária, posto de saúde dentre outras.
São obras que vêm agradando e muito os moradores da comunidade a exemplo do Sr. Francisco Gonçalves(foto) morador da rua Bela Vista esquina com a Vila Paris que se diz contente pelo fato de o asfalto acabar de vez com a poeira, os buracos e também por valorizar a sua residência.
Já o Sr. Ednaldo Soares residente nas imediações da rua parque Sabiá afirma que o asfalto vai melhorar o acesso a sua residência, como também acabar com a sujeira que sempre se acumulava na época das chuvas e por um fim ao antigo “empedramento” que existia na maioria das ruas do seu bairro.
As obras de asfaltamento, de acordo com a secretaria de Obras do município prosseguirá por toda esta semana.
Da Redação.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Abertas as inscrições para a 2ª edição 2010 da Copa Aurora de Futebol

A partir desta terça-feira (28) estarão abertas na sede da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do município (Seculte) as inscrições para as equipes de futebol que aspiram participar da II Copa Aurora de Futebol 2010 - 1ª e 2ª divisão, esta última correspondente também ao 2º Campeonato Juvenil do município.
Mais uma vez, a referida competição será disputada em duas modalidades, Isto é, primeira e segunda divisão(segundo quadro). “Estaremos na verdade realizando duas competições paralelas. Uma maneira que viabilizamos para também integrarmos os atletas juvenis. Esta fórmula foi experimentada ano passado e contou com a aceitação tácita e entusiástica de todos os desportistas aurorenses, de modo que iremos repeti-la agora em 2010 visto que foi sucesso absoluto”, disse o secretário José Cícero.
Ainda segundo, a coordenação da Seculte a premiação será mantida e, portanto bastante significativa. A competição assim com a anterior conta com o decisivo apoio do gesto municipal Adailton Macedo que vem dedicando ser um prefeito bastante afeito ás práticas esportivas, especialmente o futebol.
Pouco mais de 38 equipes participaram da Copa Aurora na edição de estréia de 2009. Este ano a expectativa dos organizadores é que este número extrapole a marca dos quarenta, incluindo as agremiações que participam da 2ª divisão.
Recentemente a Secretaria realizou o torneio Ingazeirense de Futebol amador vereador Antonio Teles que também foi sucesso de público e de equipes. Nunca o campo de futebol de ingazeiras havia recebido tanta torcida, disse da comunidade dirigente Arnaldo Silva.
Inscrições para a II Copa Aurora e Campeonato Juvenil:
Os interessados poderão se inscrever na sede da Seculte-Aurora a Avenida Antonio Ricardo, nº 01 centro ao lado da praça da Estação. Informações adicionais nos sites e blog abaixo ou pelo e-mail: seculteaurora@hotmail.com
Da Redação:
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaauroajc.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
http://www.seculteaurora.blogspot.com/

domingo, 26 de setembro de 2010

POLÍTICA: Campanha movimenta noite de sábado no município de AURORA

Prefeito Adailton Macedo discursa para a população no distrito do Tipi
Na noite de sábado(25) os três distritos de Aurora(Santa Vitória, Ingazeiras e Tipi) foram palco de movimentados comícios políticos com vistas às eleições deste ano.
No início da noite uma grande passeata envolvendo motos e carros foi organizada pelo comitê da campanha que integra os partidos e candidaturas apoiadas pelo prefeito Adaitlon Macedo e seus correligionários. O movimento saiu do Araçá com destino ao distrito de Tipi local onde aconteceu o ato político.
A rodovia CE-286 que dá acesso ao distrito ficou completamente tomada pelo grande número de motocicletas e de veículos da sede e de diversas outras localidades do município que traziam eleitores para participarem do evento.
As ruas do Tipi ficaram pequenas diante da grande quantidade de pessoas e de veículos que adentraram a localidade. Muitos tiveram que ser estacionados ainda na entrada, às margens da rodovia, bem como em todo o percurso que liga a CE a sede do distrito.
Além do prefeito, a 1ª dama e secretários municipais, várias outras lideranças e autoridades participaram do acontecimento, dentre as quais os vereadores: Aderlânio Macedo, Eriuedes Ferreira, Deci, Iracilda Saraiva, Oliveira Batista, Chico Henrique e o presidente da câmara Paulo José, o ex-prefeito João Antonio de Macedo entre outros.
Da Redação:
LEIA MAIS EM -
www.jcaurora.blogspot.com

AURORA: Quem tem medo da Ficha Limpa?

Por José Cícero

Logo no início das discussões no Congresso, com meus botões confidenciei que nestas eleições poucos seriam os candidatos sujos que optariam por continuar na disputa, em parte, pelo efetivo poder que a proposta da Ficha Limpa demandaria sobre boa parcela desses notáveis “santinhos do pau oco”. Depois pelo desgaste natural que teriam junto a imprensa e a opinião pública de um modo geral. Mas eis que prevaleceu a lógica cruel de “dois pesos e duas medidas” como virou lugar-comum pelo país a fora quando o que está em jogo é do interesse da maioria. Como se percebe, não é tarefa fácil provocar mudanças no poderio das elites.
Então, só agora me dei conta de que mais uma vez os poderosos saíram pela tangente, na sua maioria ilesa. Incólume, como a história está cansada de nos mostrar tão velha assertiva por demais medieva e bizantina. Com que se tem utilizado a política nossa de cada dia. E de tal sorte a engenharia das eleições prosseguiu quase como mera solução de continuidade. Cheia de distorções e outros fatos escabrosos e viciados. Portanto, contrários à constituição, a consciência e a liberdade do cidadão.
Ah, e como dantes, são tantos os candidatos!...
As ruas estão cheias com os seus cartazes propagadísticos. Se bem que a sujeira de papéis de outros tempos diminuíra sensivelmente. Que bom se a outra sujeira também diminuísse... Porém ao que se percebe, nos parece bastante improvável. Mas há ainda uma evidente poluição visual. Seria mais interessante que tais candidatos por força de uma legislação específica nos mostrassem suas biografias e suas propostas. Além da sua vida pregressa, claro.
Contudo, diante de tantos nomes, muitos dos quais(senão a maioria), totalmente desconhecidos do eleitorado, penso ser justo perguntar: se não seria interessante para não dizer fundamental – no caso de Aurora; quais deles estarão comprometidos com as boas causas do povo aurorense?
Quais deles defenderão os reais interesses da comunidade, notadamente os mais necessitados? Que interesses estarão por trás de cada uma das candidaturas? Quem os defende? Quais destes já visitaram o município ou pelo menos o sabem onde Aurora está localizada no mapa?
Sem este comprometimento efetivo, presumo que o município sairá perdendo mais uma vez nestas eleições. E isso é péssimo sob vários aspectos que se possa imaginar.

É essencial saber quem são tais candidatos. Quais suas idéias, o que fazem profissionalmente e suas propostas para o nosso município e região. São indagações das mais imperiosas sobre as quais o eleitorado, assim como as lideranças políticas deveriam se debruçar. Porque do contrário, o município poderá amargar um pós-eleição de isolamento e ostracismo (em relação as outras esferas do poder). Uma realidade que sempre se repetiu.

Há praticamente uma semana das eleições, ainda dá tempo para uma reflexão profunda e objetiva acerca das conseqüências deste momento importante em que daremos efetivamente corpo as nossas escolhas. Um erro neste instante seria fatal.
Mas que outro tipo de pergunta poderíamos fazer para nós mesmos ou para os outros, antes de decidir pela nossa escolha? Ora, dentre elas, se tal candidato tem uma ficha limpa. Que tipo de ligação esta candidatura tem com o município? O que já realizou em favor da nossa terra(sem interesses espúrios). Quais as lideranças políticas que o apóiam, defendem e por quê. E, principalmente se estão a cometer o terrível crime e o desrespeito da compra de voto.
Por fim, diríamos que na política atual a questão da representatividade é algo de fundamental importância para qualquer município que almeja avançar e atender bem os seus munícipes.
Por isso, todo cuidado é pouco na hora de votar.

(*) José Cícero - Aurora-CE. = Imagens ilustrativas: http://www.onorte.com.br/ - http://www.valcabral.blogspot.com/

LEIA MAIS EM: http://www.jcaurora.blogspot.com/

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ELEIÇÕES: A política da indiferença nossa de cada dia*

Por José Cícero
Não resta dúvida de que as eleições deste ano serão por demais atípicas. Por uma série de motivos e outras razões objetivas todas inerentes a própria conjuntura social em cuja vertente o atual processo político do Brasil se desenrola.
Num primeiro momento, por força das injunções sociais, como resultante da evolução da sociedade assim como das suas instituições. Depois, pelas constantes medidas que impulsionaram para melhor o conjunto de leis que regulamenta e disciplina a disputa. E, muito especialmente, a chamada Lei da Ficha Limpa que, malgrado suas deficiências momentâneas terminou por impactar de maneira positiva todo o processo eleitoral vigente.
Isso por sua vez, acabou por criar uma verdadeira onda de complicações e dificuldades aos candidatos, sobretudo os chamados ‘carreiristas e pára-quedistas de plantão’, tanto quanto aos espertalhões que se aproveitando das suas condições financeiras têm conseguido por sucessivas eleições comprar, literalmente, seus mandatos. Fazendo assim, como no passado, deste ato(eleição) por excelência democrático, uma pantomima vergonhosa e fajuta.
As candidaturas financiadas também, ao que tudo indica sofreram um grande baque. De modo que, a crise financeira acabou por dá um notório diferencial às eleições de outubro.
A sociedade, assim como as suas instituições, agora têm olhos de lince. Eis a razão de todo o medo dos candidatos acostumados ao ilícito, a desfaçatez e o faz-de-conta.
Ainda não é possível saber ao certo a que resultado prático e satisfatório estas inovações nos levarão. Contudo, uma coisa já pode ser dada como tácita: os que se acostumaram ao infeliz expediente da compra de voto, agora terão que pagar um alto preço por não terem escolhido há tempo, outro caminho, isto é, o da lei.
É bem verdade que a sociedade brasileira, não apenas dos grotões interioranos, ainda não alcançou um nível satisfatório no quesito consciência política. O que por conta deste fato, ainda haveremos de presenciar eleições bizarras como num passado recente, a exemplo de figuras que por estarem de algum modo presentes na mídia-marrom (muitos deles à serviços do emburrecimento popular) conseguem com relativa facilidade abocanhar cifras astronômicas de votos junto ao eleitorado brasileiro. Por sinal os menos esclarecidos. O que mesmo sendo um acontecimento assegurado pela democracia, não deixa de ser absolutamente lamentável. Posto que só evidencia o baixo nível de educação política da maioria do nosso povo.
Há quem se admire por constatar toda a frieza dessas eleições. Isto é um fato. Da minha parte, temo que esta suposta indiferença possa redundar num elevado grau de desinteresse, o que por sua vez poderá piorara ainda mais o atual nível da escolha e sua consequente representatividade, bem como o quantitativo de abstenção que, aliás, a cada eleição só tem crescido.
Simplesmente porque, quando isso acontece, quase sempre favorece os políticos da banda podre. Os corruptos e enganadores da consciência do país. E mais uma vez, os mais pobres é que deverão fatalmente arcar com o maior prejuízo.
Por tudo isso é que caberá a todos nós, não apenas procurar votar certo, mas principalmente fazer a nossa parte. Dando, por conseguinte, nossa parcela de contribuição no sentido de persuadir todos os demais, quanto à questão da importância fundamental que tem o voto para o futuro da nação.
Tudo o mais além desta realidade é pura balela. Discursos vazios e maquiados com a intenção precípua de ludibriar novamente os brasileiros.
A ninguém, portanto, é dado o direito de permanecer indiferente diante da realidade social por que passa o país; sem procurar nestas eleições fazer algo no mínimo diferente.
Pois a omissão é uma conivência enorme e vergonhosa. E caso alguém ainda afirme que não gosta de eleição ou de política, não poderá vir a reclamar mais tarde do tipo de política suja que os corruptos e ladrões da consciência humana continuarão fazendo por nós.
Não há mais tempo a perder. Temos que votar... E votar correto e consciente é algo urgente e imperioso para a efetiva construção de uma sociedade nova, digna, justa, próspera e soberana para todos.
_______________
(*)Prof. José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Representantes do CEART visitam sede da secretaria de Cultura de Aurora





A Secretaria de Cultura de Aurora recebeu na manhã desta terça-feira(21) em sua sede a Drª Lúcia Sá, gerente do CEART(Centro de Artesanato do Ceará). A mesma se fez acompanhar do representante da regional Cariri o Sr. Maycon Alves. Ambos estiveram em visita a sede da Seculte-Aurora quando conheceram de perto parte importante das potencialidades artesanais de Aurora e do fazer artístico-cultural no tocante a produção de escultura.
A idéia é de uma parceria com o município no sentido da realização de uma capacitação dos artesãos e artistas de Aurora. Uma iniciativa da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), que busca ampliar as oportunidades de divulgação e comercialização da produção artesanal de diferentes tipologias no Estado. A 1ª capacitação deverá beneficiar os que trabalham com argila(antigas louceiras) e escultura em madeira.
Na próxima semana a coordenação da CEART retornará a cidade quando participa de um grande encontro com todos os artesãos e escultores de Aurora, conforme enfatizou o secretário de cultura do município José Cícero.
Além da capacitação, a CEART abrirá as inscrições para o fornecimento de carteirinhas junto aos artesãos locais com idade acima de 18 anos.
“Iremos capacitar todos os nossos artesãos não apenas no que tange ao melhoramento do seu ofício, mas inclusive em toda á questão da logística relacionada ao mercado, com a perspectiva de que todos possam auferir uma melhor renda com o seu trabalho diário”, disse o secretário.
Já a Drª Lúcia Sá, por sua vez, explicou que com a oferta das carteirinhas, a depender da potencialidade de cada um, há uma possibilidade de que os artesãos consigam passar a serem fornecedores da rede de revenda da Ceart. Isso redundaria na geração de uma signiciativa renda para ambos os artistas da comunidade.
Os coordenadores da CEART acompanhados do secretário de cultura, ainda visitaram o ateliê do artesão Dil André instalado no térreo da própria Seculte, ocasião em que também conheceram todo o trabalho do artista e algumas das suas peças, ou seja, a fabricação manual de miniaturas de carros antigos.
Conheceram ainda a coleção de esculturas de artistas locais que compõem a exposição permanente instalada no rol de entrada da secretaria de cultura.
Da Seculte-Aurora os representantes da CEART seguiram para a secretaria de Ação Social onde foram recebidas pela assessora Solange Oliveira quando conheceram um pouco dos projetos desenvolvidos pela pasta na área do artesanato em tecido.
Da Redação do Blog da Seculte e d’Aurora.
LEIA MAIS EM:

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que estão fazendo com o nosso sagrado direito de votar?

Por José Cícero

Sempre haverei de compreender um voto de protesto. Principalmente como um fenômeno sociopolítico sempre possível de acontecer dentro do processo democrático-eleitoral de qualquer nação que faz uso da sua consciência cidadã. Principalmente aquelas que alimentam a grande ânsia de um dia puder mudar o seu destino para melhor. Mas, digamos que, de uma maneira razoavelmente inteligente. Afinal de contas, o voto sempre deve ser encarado como um instrumento fundamental para o aprimoramento de qualquer realidade social.
Porém, o que dizer agora da enorme possibilidade de o Tiririca vir a ser eleito com quase um milhão de votos no maior colégio eleitoral do Brasil? Repetindo o feito de figuras como Enéas Carneiro(Meu nome é Enéias) e Clodovil Hernández que, por gravidade, ainda levaram a reboque vários outros candidatos sem a mínima votação ou expressão popular?
Curiosamente no caso específico do Tiririca, que por sinal é cearense, quem deverá ocupar o assento na Câmara será o cidadão ou o artista? Ora, porque o candidato inscrito e que se apresenta no programa eleitoral é justamente o ‘palhaço, o humorista’ e não a figura da ‘vida real’, que neste caso, muito dos votantes sequer o conhecem.
Sua escolha é assegurada pela democracia, entretanto, convenhamos constitui um imbróglio, algo sui generis que no futuro precisa ser melhor definido pelas instituições eleitorais competentes
A propósito, o que ele poderá fazer de diferente e importante no Congresso Nacional se o mesmo afirma categoricamente na sua propaganda que não sabe o que faz um deputado?
Quem será eleito? O cidadão ou o personagem que é uma criação, que está por trás, atuando, inclusive durante a campanha. Quais suas propostas? Que ideologia e que diretrizes programáticas propõe o seu partido? Que idéias defenderá?
O mais triste é saber, que Tiririca não é o primeiro e, tampouco o único. Uma evidencia de que a sociedade brasileira precisa ser politizada e educada para não cometer maiores desatinos na hora que for votar.
Portanto, como assistir calado sem demonstrar uma pontinha de indignação diante de votações estrondosas e escolhas curiosas que fazem do ato de votar, uma mera brincadeira. Ou quem sabe uma piada de mau gosto. Um fato sem importância...
Entretanto, podemos dizer que pelo país inteiro em todas as eleições é possível se verificar, exemplos escabrosos de escolhas que beiram os limites da infantilidade.
Em Fortaleza só para lembrarmos, algum tempo atrás, tivemos escolhas deste naipe. Será que tudo isso acontece por simples falta de melhores opções. Claro que não. É por pura ignorância mesmo. Tudo isso somado ao descompromisso com a cidadania e a quase total ausência de um mínimo de bom senso e de responsabilidade com o amanhã.
Cultura e educação fazem muita falta nestes momentos cruciais em que a sociedade é chamada pela democracia para mudar o seu destino por meio do voto livre e soberano.
Os que agem desta maneira, ou seja, são alheios a verdadeira importância que tem o voto, certamente reproduzem e perpetuam a situação. Estão a serviços das elites, assim como de todos os que não acenam com as mudanças e a visão moderna e desenvolvimentista do chamado país do futuro.
É preciso, portanto, que valorizemos a instituição do voto livre como um direito inalienável do cidadão. Vê-lo num retrospecto histórico. Quando em outros tempos não muito distantes; gerações inteiras foram obrigadas a assistir calada os desmandos e a opressão daqueles que se diziam lhes representar nas várias instâncias do poder. Até que não mais agüentando tal estado de coisa uma pequena parcela da sociedade resolveu se rebelar. E a partir dali nascia a democracia fazendo florir o estado de direito e o direito de se votar livremente.
Mas isso não foi nada fácil. Nada disso aconteceu do dia para a noite. Nada disso nos foi dado de mão beijada.
A democracia foi uma construção histórica, paulatina e sofrível. Um edifício de direito erguido com o suor do rosto, ousadia, combatividade, sangue e lágrima dos que nunca tiveram medo de lutar por acreditar nas suas utopias e num futuro diferente para o Brasil. Muitos deles pagaram com a própria vida a concretização deste sonho para que os do futuro tivessem nas mãos o sagrado direito de poder votar. A liberdade de poder se expressar e escolher o que há de melhor para dirigir seu destino. Então, é no mínimo lamentável o que estão fazendo com o voto popular. Uma conquista história que não aconteceu por acaso... Todavia, como somos uma nação sem memória. Ao que parece nada deste passado de luta, opressão e combatividade não importa muito.
Votar consciente é a única certeza que temos de um futuro melhor para todos. Portanto, não podemos sob nenhum argumento fazer do voto uma coisa insignificante.
Porque o voto de tão valoroso não tem preço. O preço do voto é toda a consciência que dedicamos a ele no momento da escolha.
(*)José Cícero
Aurora - CE.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
Foto Ilustrativa: entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-ar

domingo, 19 de setembro de 2010

Seu Quilô - O Pescador de Sonhos

Por José Cícero*

Dia e noite no eito.
Chuva e sol, frio ou calor.
Árduo trabalho cotidiano do velho pescador
De peixes e de sonhos: Seu Quilô.
Fartas águas das cabeceiras descendo o rio.
Hídricas utopias rompendo as ribanceiras.
Peixes nas redes ou no anzol
do velho pescador do Araçá: Seu Quilô.
Lidas de tantos anos afogados
nas águas doce de um rio Salgado
que na Aurora-passado se eternizou.
Mananciais de um tempo ido
Açudes, riachos e lagos...
Ecossistemas de fartura preservados
Gratas saudades do rio Salgado
ainda hoje a correr tranqüilo.
Rio-macho sertanejo
sonhando engravidar o Atlântico,
ganhando o oco do mundo pelo Jaguaribe.
Rio da Aurora e do Cariri inteiro.
Como um movo mundo que fora desenhado
Pelo pescador ribeirinho: Seu Quilô.
Exímios lances de guerreiro
Tarrafas e galões estendidos.
Varas linheiras, anzóis ligeiros
atirados às águas como oferendas aos índios.
Lembranças perenes de um Salgado antigo.
Noites enluaradas, madrugadas sem cor.
Pirilampos alumiando o seu leito.
Anos a fio. Solidão dos que não têm medo.
Eternos caminhos aventureiros
a navegar seu destino através do rio

no seu landuar para sempre represado
Velho pescador de sonhos e de peixes - Seu Quilô.
_______
Prof. José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blodaaurorajc.blogspot.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Secretário de Cultura profere palestra sobre Lampião aos estudantes de Malhada Funda





A convite da direção da escola Ferreira Benício da vila de Malhada Funda, o secretário de Cultura do município professor José Cícero proferiu palestra na tarde de hoje(terça-feira, 14) sob o tema – “Lampião em Aurora: Antes e depois de Mossoró”.
Além da explanação acerca da saga do rei do cangaço em terras aurorenses e a trama da fazenda Ipueiras, um slide-show com imagens inéditas dos locais por onde passou Lampião também foi apresentado a cargo do jovem Lamarck Dias funcionário da Seculte. Assim como a distribuição do cordel – 'Vida e morte de Lampião' - lançado em agosto durante o Cariri Cangaço. Um trabalho de autoria do poeta-violeiro Cícero Cosme, também funcionário da pasta, o referido cordel está sendo distribuídos nos estabelecimentos de ensino do município.
Estiveram presentes ao evento, além dos professores da escola, estudantes e pais de alunos. “Uma iniciativa das mais importantes, organizada pelos que fazem este educandário da Malhada Funda. Pois nada mais interessante do que trabalhar o ensino da história e das ciências de um modo geral, a partir dos instrumentos e ensinamentos da própria vivência das pessoas. Pois a Malhada Funda foi um dos locais marcantes durante a passagem de Lampião com seu bando em 1927 pelo território aurorense”, disse o palestrante. “Dessa maneira é que se consegue despertar o interesse maior do aluno pelo conhecimento, a começar pelas coisas do seu dia-a-dia. Pela história de cada um. Fazendo deste processo de aquisição e construção do conhecimento um ato prazeroso", finalizou.
No dia 21 de agosto Aurora sediou um dos seminários regionais sobre os 83 anos da passagem de Lampião. Todo o material apresentado no Cariri Cangaço 2010 por JC, resultante de uma extensa pesquisa de campo, será enfeixado num livro disse o secretário.
Da Redação:::

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ingazeiras se prepara para a final do Torneio de Futebol Antonio Teles de Pontes



Secretaria de Esporte já ultima os prepparativos para a final do torneio de Ingazeiras, previsto para o próximo sábado dia 18 nos períodos da manhã e tarde.
Neste final de semana a Seculte-Aurora deu prosseguimento a mais uma rodada do Torneio Ingazeirense de Futebol Amador, cuja edição homenageia o ex-vereador da comunidade o já falecido Antonio Teles de Pontes.
Com uma considerável participação de torcedores locais o torneio vem se constituindo numa ação bastante exitosa por parte da gestão municipal no que diz respeito à promoção de uma prática esportiva e de lazer popular como instrumento de cidadania, saúde e inclusão social.A competição que acontece no campo do próprio distrito teve início no último dia 7 de setembro(dia da independência), ocasião em que o prefeito Adailton Macedo acompanhado do vereador Aderlânio, o secretário José Cícero, o diretor de esporte Raimundo Tabosa, assim como toda equipe de arbitragem estiveram participando da abertura oficial.



O evento, a contar pela participação da comunidade desportista local vem conseguindo agradar a todos, principalmente aos atletas que ora participam do calor da disputa.A Seculte está organizando a final, assim como a disputa do 3º lugar para o próximo sábado, dia 18 nos períodos da manhã e tarde. Todos os torcedores da sede do distrito estão sendo convidados.Confira os últimos resultados e a artilharia da competição:
((((2ª Rodada))))
Sábado – dia 11/09:
Período da manhã -07:20 h – Real Futebol Clube 1 X 1 Canário Milan (Grupo A)
09:30 h – Morro Dourado 1 X 1 Força Jovem (Grupo A)
Período da Tarde: -14:30 h – Pavão F. C. 1 X 2 Nova República (Grupo B)
16:00 h – Espinheiro F. C. 0 X 0 E. C. Mocó (Grupo B)
((((3ª Rodada))))
Domingo – Dia 12 de setembro:Período da manhã -
07:20 h – E. C. Mocó 2 X 0 Nova República (Grupo B)
09:30 h – Pavão Futebol Clube 0 X 4 Espinheiro Futebol Clube (Grupo B)
Período da Tarde -14:30 h – Canário Milan 4 X 1 Força Jovem (Grupo A)
16:00h – Real F.C 1 X 2 Morro Dourado(grupo A)
______________
2ªFase: Semi-Finais
Sábado – Dia 18 de setembro(manhã)
7: 20 h - Morro Dourado X Mocó9:30 h – Espinheiro X Canário Milan
1º colocado do Grupo A 2º colocado do Grupo B
Tarde:– 1º colocado do Grupo B 2º colocado do Grupo A
14:00 h – Disputa de 3º Lugar____________________________ X _____________________
Perdedor do 1º Jogo Perdedor do 2º Jogo
15:30 h – Decisão do 1º Lugar:Final___________________________ X ______________________
Vencedor do 1º Jogo Vencedor do 2º Jogo
******************************
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.
LEIA MAIS EM:
www.seculteaurora.blogspot.com

domingo, 12 de setembro de 2010

Alguém Conhece este Filho ilustre de AURORA?

O mesmo foi candidato ao Governo do Mato Grosso do Sul nas útimas eleições.

Candidatos pela coligação MS Esperança -

Candidato ao governo: Claudio Freire de Souza (PSB)
Nome para a urna eletrônica: Claudio Freire Número: 40
Partido: Partido Socialista Brasileiro
Coligação: Coligação MS Esperança
Composição da coligação: PSB-PRONA-PRP-PGT
Data de nascimento: 23/08/1950, em Aurora (CE)
Estado civil: não informou
Ocupação: professor de ensino superior
Escolaridade: ensino superior completo
_______________________________
Candidato a vice: Pedrinho Feitosa de Oliveira (PSB)
Nome para a urna eletrônica: Pedrinho Feitosa
Data de nascimento: 06/08/1965, em Aquidauana (MS)
Estado civil: casado
Ocupação: não informouEscolaridade: ensino superior incompleto
Na WebSite do candidato: não divulgado
Agenda: não divulgadoPlano de governo: não divulgadoSite do partido: http://www.psbnacional.com.br/
Fonte: TSE

sábado, 11 de setembro de 2010

Prefeito Adailton Macedo empossa novos membros do Conselho Tutelar


Numa cerimônia simples ocorrida no final da tarde de ontem(sexta-feira, 11) no gabinete de trabalho no paço municipal, o prefeito Adailton Macedo empossou oficialmente os cinco novos conselheiros eleitos para o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente.
O ato foi oficiado ante a presença do advogado Dr. Sebastião Rangel - procurador do município encarregado de proceder os encaminhamentos cabíveis para a investidura do cargo aos novos integrantes.
O prefeito na ocasião, explanou acerca da importância do órgão para o seu município, além de traçar comentários sobre a realidade municipal, bem como sobre os seus esforços no sentido de garantir o melhor para o município nas mais diversas áreas sociais, incluindo a segurança pública e no amparo aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Vários conselheiros fizeram uso da palavra, dentre os quais Fco de Assis(Boloso) e Josenir. Todos os integrantes do novo Conselho Tutelar de Aurora se mostraram dispostos a fazer durante o mandato um trabalho que realmente produza benefícios para a sociedade e, notadamente para às crianças e os adolescentes aurorenses no decorrer do triênio que comporá o atual mandato.
Relação dos Conselheiros Empossados:
1- Francisco Marcos S. Pinto (Marquinhos)
2- Irislene O. do Nascimento
3- Manoel Joseni F. Barros. ( Josenir)
4- Maria Wildenélia R. Silva
5- Francisco de Assis e Silva. ( Boloso)
Da Redação:
LEIA MAIS EM:



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

7 de setembro: AURORA realiza com glamour desfile da independência









A cidade de Aurora viveu na manhã da última quarta-feira, 7 de setembro uma das suas comemorações mais participativas e festejadas dos últimos tempos. Um momento que ficou marcado pelo resgate dos antigos desfiles do 'dia da independência do Brasil'. Ocasião de outros tempos em que boa parte dos municípios interioranos comemoravam com muita festa e alegria; tão especial data.
Um dia histórico quando estiveram juntas a comunidade estudantil e a população no centro da cidade para festejar um pouco de uma festa guardada na memória de toda uma geração.
Portanto, depois de vários anos de ausência cívica no dia da independência a gestão municipal de Aurora por meio da sua secretaria de Educação resolveu apostar no retorno de tão auspiciosa data. E não se arrependeu, vez que foi um sucesso. A população compareceu maciçamente à Avenida Antonio Ricardo para conferir de perto todas as atividades programadas.
Apresentações Culturais:
A começar pelo desfile marcial dos agentes do pró-cidadania sob o comando do delegado da PM local Rosival Roseno, seguido das apresentações culturais de todos os estabelecimentos de ensino de Aurora. Sem esquecer a banda de música Sr.Menino Deus assim como os integrantes dos programas desenvolvidos pela secretária de Ação Social, a exemplo do PETI, Projovem, 1º Passo e do clube do Idoso.
O ato público aconteceu em frente o paço municipal onde foi montado o palanque das autoridades e, em cujo local aconteceu a fala oficial do prefeito Adailton Macedo. O mesmo além de falar sobre a importância daquele ato cívico também fez questão de assinalar os grandes avanços já alcançados por seu município, notadamente nas áreas da educação, cultura, saúde, esporte e cidadania. Além do prefeito, diversas autoridades, secretários municipais, vereadores, a 1ª dama, diretores de escolas e professores participaram da solenidade.
Ainda, fazendo parte das comemorações, a Secretaria de Educação do município organizou no auditório ABA a solenidade de premiação das escolas da rede municipal de ensino que se destacaram, segundo os índices de avaliação do SPAECE. Isto é, a entrega de troféus e medalhas aos alunos(2º série) que se destacaram no SPAECE/ALFA 2009, com melhoria na proficiência da aprendizagem, passando do intermediário para o desejável. Escolas Antonio Amâncio da Cruz(distrito do Tipi) e Dep. Leão Sampaio(distrito de Santa Vitória). Houve ainda, apresentação de números artísticos com alunos de vários educandário municipais.
Toda a comunidade escolar, além de autoridades e a população estiveram presentes ao acontecimento. Várias apresentações culturais também marcaram a referida solenidade da associação beneficente aurorense(ABA).
Comemorações no distrito de Ingazeiras:
Na parte da tarde, as comemorações pela passagem do dia da independência ocorreram no distrito de Ingazeiras. Onde novamente se fizeram presentes autoridades, professores e a comunidade em geral. As ruas do distritos ficaram tomadas pelas pessoas que assistiram todo o desenrolar do desfile(ver fotos).
O desfile de Ingazeiras ficou marcado pelo nível de organização conferido ao evento. De maneira tal que todos os participantes elogiaram a forma e a elegância com que todas as escolas da comunidade desfilaram pelas ruas do distrito. Mais uma vez estiveram presentes o prefeito Adailton Macedo, vereadores, a secretária de Educação Fátima Oliveira, diretores e funcionários dos educandários locais.
Da Redação.
LEIA MAIS EM:

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

7 de setembro, um dia congelado.

Por José Cícero7 de setembro agora é uma lembrança que carrego ecoando longe nas brumas do tempo de uma época em que fui menino. Estudante feliz dos colégios da minha terra - cidadezinha calma e aprazível que hoje só existe na minha memória saudosa das coisas que vivi outrora.
7 de setembro agora é uma saudade tocando fundo os mais íntimos sentimentos deste velho-menino sentimental a arrastar por onde quer que ande, um fardo imenso e pesado de reminiscências de belos acontecimentos idos e românticos.
7 de setembro agora é um vídeo-tape que levo como um riscado de fita de um antigo filme. Longa metragem que protagonizei em preto e branco na aurora dos meus verdes anos. Um circo melodramático montado no mesmo campinho da várzea em que tanto joguei e tentei imitar meus ídolos: Zico, Dicá, Tiquinho, Adílio e Dinamite.
7 de setembro agora é uma paisagem descolorida e amarelada sob a moldura de um quadro negro pendurado na parede da minha memória cansada carregada de esquecimento. Um livro velho empoeirado, escrito aos poucos, capítulo por capítulo por mim mesmo no pretérito dos meus sentimentos mais ousados.
7 de setembro agora é um passado que nunca passa por completo, arquivado no meu íntimo. Um recordar profundo em que de novo me vejo rejuvenescido mergulhado num turbilhão de lembranças e outros pensamentos alvissareiros.
7 de setembro agora é um sonho antigo de inesquecíveis desfiles em que marchei pelas ruas do passado com o sol a pino. Passo marcial, raros arroubos de civismo. Desfile estudantil romântico, cadenciado sob os sons bonitos da fanfarra - taróis de couro e de nylo. Cornetas, bumbo e pratos em meio aos estribilhos dos meus companheiros de colégio. Uma longa cronologia dos anos em que minha mãe me seguia de perto como que também manchando, carregando nas mãos uma Fanta laranja a mitigar meu cansaço e a minha sede de soldinho de chumbo.
7 de setembro agora é uma lembrança que não tem tamanho. Um acontecimento distante, inexorável. Deixado para sempre na poeira do tempo passado. Um dia utópico congelado na minha memória para o todo e sempre, mas que nunca esqueço...
(*) José Cícero
Professor, Pesquisador
Secretário de Cultura
Aurora-CE.

sábado, 4 de setembro de 2010

Torneio Ingazeirense de Futebol Antonio Teles começa dia 7



JC e equipe de Esporte em reunião com dirigentes e desportistas da Ingazeiras
Na noite da última sexta-feira(3) a secretaria de Esporte do município, através do secretário José Cícero reuniu todos os desportistas e representantes de equipes futebolísticas do distrito de Ingazeiras. Agremiações inscritas para a disputa do 1º Torneio Ingazeirense de Futebol Amador – Vereador Antonio Teles de Pontes, edição 2010 previsto para ser iniciado terça-feira, 7 de setembro em dois horários.
O encontro aconteceu no salão do STR local ocasião em que a Seculte também apresentou um slide com alguns dos grandes eventos esportivos já promovidos pela pasta, assim como ações desenvolvidas junto aos atletas mirins, juvenis, adultos, veteranos e feminino na sede e zona rural.
Estiveram também presentes o assessor de Imprensa Luiz Neto, responsável pelo núcleo técnico de arbitragem, o assessor de arte e cultura da pasta Erivan de Lavor, assim como o Sr. Durval Teles – filho do ex-vereador já falecido Antonio Teles de Pontes que será homenageado postumamente dando emprestando seu nome ao torneio.
Várias questões foram igualmente debatidas junto aos presentes com pontos específicos referentes ao regulamento da competição, premiação, disciplina, organização e a tabela dos jogos. Além do sorteio que foi realizado na presença de todos.
O torneio terá início no feriado de 7 de setembro com duas partidas pela manhã e duas no período da tarde e, tão seja concluído o tornio da Ingazeiras, a secretaria de Esporte já começa a pensar a 2ª edição da grande Copa Aurora da sede, afirmou o secretário.
A Competição: Calendários das Partidas
1º Torneio Ingazeirense de Futebol Amador 2010 –
Vereador Antonio Teles de Pontes.
TABELA DE JOGOS
1ª Rodada
Terça-feira – Dia 07 de setembro:
07:20 h – Força Jovem F.C X Real Futebol Clube (Grupo A)
09:30 h – E. C. Mocó X Pavão Futebol Clube (Grupo B)
14:30 h – Nova República E.C X Espinheiro Futebol Clube (Grupo B)
16:00 h – Canário Milan S.C X Morro Dourado (Grupo A)
2ª Rodada :
Sábado – Dia 11 de setembro:
07:20 h – Real Futebol Clube X Canário Milan S. C (Grupo A)
09:30 h – Morro Dourado E.C X Força Jovem F.C (Grupo A)
14:30 h – Pavão Futebol Clube X Nova República (Grupo B)
16:00 h – Espinheiro Futebol Clube X E. C. Mocó (Grupo B)
3ª Rodada :
Domingo – Dia 12 de setembro:
07:20 h – E. C. Mocó X Nova República (Grupo B)
09:30 h – Pavão Futebol Clube X Espinheiro Futebol Clube (Grupo B)
14:30 h – Canário Milan Sportig Clube X Força Jovem (Grupo A)
16:00 h – Real Futebol Clube X Morro Dourado E.C (Grupo A)
2ª Fase: Semi-Finais
Sábado – Dia 18 de setembro:
__________________________________X
_________________________________
15:30 h – 1º colocado do Grupo A 2º colocado do Grupo B
Domingo- Dia 19 de setembro:
_________________________________ X
_________________________________
15:30 h – 1º colocado do Grupo B 2º colocado do Grupo A
FINAIS
Domingo – Dia 26 de setembro:
14:00 h – Disputa de 3º Lugar
________________________________ X
________________________________
Perdedor do 1º Jogo Perdedor do 2º Jogo
15:30 h – Decisão do 1º Lugar:
Final
___________________________ X
________________________________
Vencedor do 1º Jogo Vencedor do 2º Jogo
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.
LEIA MAIS EM:

Google+ Followers