sábado, 31 de julho de 2010

Volante de Aurora agora é destaque no ABC de Natal

Uma das mais recentes revelações do futebol aurorense com certeza é a do jovem atleta BILEU - Josileudo Rodrigues de Araújo, nascido na cidade de Aurora (CE) no bairro Araçá aos 28/03/1989. Altura: 1,77m. Peso: 69 Kg.
Já tendo defendido as seguintes agremiações futebolísticas: Fortaleza/CE, Souza/PB, Atlético/PR e atualmente no ABC de Natal-RN. Bileu também já treinou no Fluminense do Rio, não ficando nas laranjeiras por conta da recusa do Fortaleza que terminou por inviabilizar a transação por um questão puramente financeira, preferindo emprestá-lo ao Atlético do Paraná.
Bileu vem duma verdadeira tradição ligada ao futebol de Aurora, posto que sua família sempre esteve de alguma maneira ligada ao amadorismo aurorense. O mesmo é filho do ex-jogador Zé Lourenço, e neto de Camarão, outro velho conhecido do futebol da velha guarda. Ambos(pai e avô) se destacaram no futebol da sua terra natal. Ficamos torcendo para que o jovem Bileu possa se projetar ainda mais no futebol nacional.
Outro talento emergente de Aurora, está pontuando no Icasa de Juazeiro do Norte. Trata-se do jogador Dodó que ao que tudo indica e, sobretudo pelo futebol que vem apresentando tem tudo para despontar para os grandes times do futebol nacional. Ficamos torcendo fortemente para isso.
José Cícero - Da Redação.
Leia mais em :

terça-feira, 20 de julho de 2010

AURORA realiza com sucesso o encontro dos seus filhos e amigos















Uma festa como jamais Aurora pode experimentar em seus 127 anos de história. Um acontecimento inédito marcado pela elegância, alegria, entusiasmo e emoção. Um fato dos mais inesquecíveis, que certamente ficará para sempre na lembrança, assim como nos corações de todos os verdadeiros filhos e amigos da terra de Aldemir, Hermenegildo, Amarílio, Serra Azul e Padre França.
Pelos menos esta está sendo algumas das impressões deixadas após a realização do 1º encontro nacional dos filhos e amigos de Aurora. Uma realização da AFA-Ce, em parceria com a Prefeitura municipal e Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte), além de outros colaboradores filhos da terra.
Uma festa do povo... uma espécie de reencontro de todos com sua história. Um momento para se divertir, rever amigos, familiares e matar saudade da ribeira salgadiana. Foi por assim dizer um ato do mais forte congraçamento de velhos amigos a reaver seus antigos laços de amizades e reminiscências imorredouras guardadas como preciosidades no âmbar das lembranças dos tempos idos em que todos foram felizes sob o sol de uma Aurora bucólica, romântica belamente aprazível, inocente e provinciana. Um raro instante de contentamento para quem a eternidade começa a parecer possível como se fosse um passo de mágica.
Um momento de rara beleza com que todos num esforço imenso tentam afogar as possíveis angústias e outras atribulações do mundo moderno assoberbado diante dos ares das capitais. Um momento ímpar...para resumir todas as definições possíveis.
Tudo junto ao um só tempo, provocando nos seus filhos de outrora uma indizível sensação de felicidade verdadeira – quem sabe, a única felicidade que existe que a todos torna grandes, humanos e solidários. Reacendendo o antigo sentimento de apego e de amor ao chão ancestral das suas raízes e recordações de antigos anos.
Programação variada:
Com uma programação das mais ecléticas e diversificadas durante dois dias(16 e 17) o 1º encontro dos filhos e amigos de Aurora agradou a gregos e troianos. Com destaque para o passeio de motociclistas, visitação turística, exposição de artes( fotografia antigas, esculturas e pintura) na antiga estação ferroviária, a feira de artesanato, banda cabaçal, artistas da terra, inaugurações de obras pela gestão municipal, solenidade de entrega de títulos de cidadãos aurorenses pela câmara de vereadores, celebração de missa campal, palestra de educação no trânsito, sorteio de prêmios o motociclistas, campanha de arrecadação de livros para a biblioteca, show de forró em praça pública, baile da saudade dentre outras atrações. Cumpre destacar igualmente os serviços prestados pela Defensoria Pública do estado, no decorrer dos dois dias do evento.
Ao lado de ilustres filhos de Aurora, aurorenses de diversas épocas revisitaram sua terra natal participando ativamente de toda a programação sociocultural e histórica.
A programação cultural teve início logo na sexta-feira(16) no entorno da estação ferroviária com a promoção da 1ª feira de artesanato do município, a exposição iconográfica de fotografias antigas, exposição de escultura e literatura de artistas da terra, além do torneio de travinha com atletas mirins do programa segundo tempo e escolinhas de futebol da Seculte no campinha da caixa d’água na estação. Como também com uma série de serviços prestados à população pela defensoria pública na quadra poliesportiva no bairro Araçá.
No sábado(17) a programação teve início logo ás 5h da manhã com a recepção aos visitantes na praça padre Cícero(da estação) quando a AFA e equipe com a banda de música esperavam o ônibus que trazia os filhos da terra residentes em Fortaleza, seguido do oferecimento de um café da manhã no CSU, visitação aos pontos turísticos de Aurora(Estação), Capela da Mártir Francisca, Ponte do Rio Salgado, capela de São Vicente, Poço do Meio, Museu da Paróquia, Casarão do Cel. Xavier, Praça da matrize açude Cachoeira. Ao meio dia o almoço no CSU para visitantes, autoridades e outros convidados com música ao vivo. O encerramento se deu com a realização do baile da saudade no clube Baiankara Hall na vila freire animado pela banda Arquivos. Sendo que na praça da matriz aconteceu o show popular com as bandas Forró Xoteado(local), Jacaré do Repente e Geraldo Massa e Sousa Cobra.
O prefeito Adailton Macedo, assim como todos os membros da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) e equipe da Seculte avaliaram a festa como bastante exitosa, a começar pela participação dos aurorenses locais e da distância. Os elogios foram a verdadeira tônica do acontecimento, mais um sinal de que o evento agradara sobremaneira a população e aos visitantes.
Como o encontro dos filhos e amigos de Aurora agora virou lei, todos com a mais absoluta das saudades já começam a pensar na sua segunda edição ano que vem.
Da Redação>
LEIA MAIS EM:

quinta-feira, 15 de julho de 2010

16 e 17 de julho - AURORA viverá a maior festa da sua história, diz secretário

Vem aí a maior festa popular da história de Aurora...
1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora
Durante os dias: 16 e 17 de julho (sexta e sábado), próximos, a alegria será geral. Ocasião em que os filhos e amigos de Aurora se reunem festivamente neste que promete ser o maior evento dos últimos tempos já ocorridos na cidade de Aldemir Martins. Uma verdadeira celebração da memória e da história aurorense, segundo acredita a coordenação do encontro.
Com uma programação das mais diversificadas, o Encontro dos filhos e amigos d’Aurora terá início nas primeiras horas da manhã da próxima sexta-feira(16).
Ver programação do evento:
Sexta-feira, dia 16(das 8 às 17 h) - A Defensoria Pública do CE promove o ‘Mutirão da Cidadania’ na quadra poliesportiva do Araçá com muita prestação de serviços à população. No mesmo local a secretaria municipal de saúde também prestará uma série de serviços à comunidade.
Ainda, durante todo o dia na praça Pe. Cícero ao lado da antiga estação ferroviária acontece a 1ª Feira de Artesanato do município, paralela a várias atividades socioculturais tais como: exposição de artes, literatura, fotografias antigas da cidade, apresentações musicais, esculturas, projeções de slides, painéis culturais e oficinas junto aos atletas mirins do projeto segundo tempo e escolinhas da Seculte-Aurora. A programação cultura prosseguirá durante os dois dias de festa.
Às 7 h – No campinho da Estação acontece o torneio infantil “Viva Aurora” de futebol de travinha(de areia) envolvendo os atletas mirins das escolinhas da Seculte e do projetos Segundo Tempo dos pólos da Aurora Velha(S. Benedito) e do Araçá.
EXPOSIÇÃO ICONOGRÁFICA: Durante os dois dias do evento, a Seculte-Aurora realiza na “pedra da estação” a Exposição Iconográfica – “AURORA – Fragmentos de uma história... Um passado em preto e branco”. Serão pouco mais de 100 fotos raras e antigas de Aurora, assim como de equipes de futebol a partir dos anos 40. “Será um verdadeiro resgate da bela memória histórica de Aurora, justamente num lugar dos mais afetivos e carregados de boas recordações, como é a pedra da velha estação que no passado foi um dos ambientes mais freqüentados da cidade” enfatizou o secretário JC.
Além de apresentações artísticas com talentos da terra e exposição de escultura e obras de autores locais, a programação incluirá atividades como palestras sob os mais diversos temas: história, saúde, meio ambiente educação no trânsito etc...
Sábado, dia 17 (ás 6:30 h) – Recepção aos visitantes: filhos e amigos de Aurora, com a banda de música na praça pe. Cícero e no Centro Social Urbano(CSU), na Vila Paulo Gonçalves.
Às 8:00 h – Passeio ecológico pontos turísticos e históricos de Aurora, saindo da praça da Estação. Onde serão visitados a velha estação agora revitalizada pelo município, onde funciona a biblioteca pública, o antigo casarão da Refesa restaurado pela prefeitura onde hoje funciona a sede da Seculte; o açude Recreio; a capela da Moça(Mártir Francisca) considerada a santa popular de Aurora; a capelinha do Bom-Jesus do Horto no bairro ds Aurora Velha, a capela de São Vicente, a ponte do Rio Salgado, o poço do meio, a praça central e a igreja matriz, o antigo casarão do Cel. Xavier – fundador de Aurora, recém adquirido pela prefeitura; o museu Pe. Luna da paróquia, o salão são vicente; o canteiro de obra da Escola técnica federal no Araçá e o açude Cachoeira.
16:00h – 1º Passeio dos Motociclistas Aurorenses, saindo da Escola técnica ao lado da Policlínica no Araçá passando pelas principais ruas da cidade. Com sorteio de prêmios para os participantes. NOTA: As inscrições encontram-se abertas na sede da Secretaria de Cultura(Seculte) para os motociclistas e na secretaria de Ação Social e CRAS para os artesãos.
17:00h – Palestra sobre Educação no Trânsito ministrada pelo Defensor Público - Dr. Fco. Pereira Torres na praça da Matriz.
17:30h – Missa campal pelo vigário e padres filhos da terra na praça da matriz.
19:30h – Festa Popular com várias atrações artísticas na praça da matriz. Já estão confirmadas: Geraldo Massa e Sousa Cobra, Jacaré do Repente, Forró Xoteado e Forró Pesado.
22:00 h – Baile da Saudade animado pela banda ‘Arquivos’ para os visitantes e convidados filhos e amigos de Aurora no clube Bayankara Hall na vila Freire.
O 1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora ao que tudo indica será
uma Festa que vai ficar na história, afirma o secretário de cultura José Cícero.
Tanto o prefeito Adailton Macedo quanto a equipe de organização da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) sob a coordenação de Marciel e Regina estão entusiasmados diante da boa repercussão que vem tendo o evento tanto em Aurora quanto fora.
No sábado no decorrer do evento a Prefeitura local inaugurará o novo Posto de Saúde do Araçá e do Monte Alegre, incluindo a reforma e ampliação do centro de Saúde Acilon Gonçalves da sede. Vários aurorenses que residem distante já confirmaram suas presenças. Toda a população está sendo convidada a tomar parte do acontecimento.
Realização:
Associação dos Filhos e Amigos de Aurora – AFA.
Prefeitura Municipal de Aurora
Secretaria de Cultura, Turismo e Desporte – Seculte.

LEIA MAIS EM:

domingo, 11 de julho de 2010

Blog de Lavras: Uma feliz iniciativa em favor da natureza ambiental

Por José Cícero Com a mais grata das alegrias é que venho oportunamente registrar a recente criação e estréia de mais um Blog superlativamente operoso e gratificante, que por sua vez, prestará um imenso serviço(diria) que a própria vida planetária levando-se em conta toda a dimensão e o alcance comunicativo da Internet. Importante papel consubstanciado ante o seu desiderato maior: o meio ambiente. Trata-se, portanto, do BLOG DE LAVRAS(www.lavrasce.blogspot.com) sob a chancela e responsabilidade do nobre e inteligente professor aurorense ora radicado em Lavras - João Tavares Calisto JÚNIOR. Um jovem professor que muito dignifica a cátedra biológica, dada a sua dedicação e o árduo trabalho que desempenha em favor do desenvolvimento de uma nova consciência crítica ambiental em defesa do planeta.
Um importante espaço que ora se abre e se presta às discussões propositivas de tudo que diz respeito à Ecologia e aos ecossistemas terrestres em geral, notadamente aos biomas caririenses em particular. Ambientes naturais que como tantos outros, vêm sendo cada vez mais maltratados e degradados pela sociedade contemporânea irracional, ignorante e consumista aos extremos.
Tal blog se configura como um canal fundamentalmente importante, para que todos aqueles que pensam e escrevem sobre o tema da biodiversidade ambiental possam postar seus escritos na ânsia de que a opinião pública cearense e quiçá do mundo inteiro, possam tomar ciência e consciência do quão grave vem se tornando esta problemática, inclusive no Cariri.
Dada a sua imensa valia e, que certamente desempenhará neste contexto, expresso por oportuno meus votos de pleno êxito, torcendo para que o mesmo possa ter vida longa no sentido de promover o necessário despertar da nossa gente.
Parabéns!
Saudações fraternas e ecológicas,
José Cícero
Aurora-CE.
_________
Conheça o Blog de lavras acessando:

Google+ Followers