segunda-feira, 29 de março de 2010

AURORA - Concurso público atrae candidatos até de outros Estados


Candidatos de diversos municípios do Ceará e até de outros estados da federação encheram neste último domingo as ruas de AURORA durante a realização do concurso público
Neste último domingo, dia 28 a cidade de Aurora vivenciou algo quase sui generis na sua história. A realização do concurso público para o provimento de vários cargos na prefeitura num total de 586 em diferentes áreas da administração.
Concorrentes das mais distantes cidades estiveram em Aurora participando da disputa. Muitos deles vieram em verdadeiras caravanas, inclusive de outros estados.
Ruas inteiras ficaram tomadas por candidatos, veículos, motocicletas e vendedores ambulantes. Tanto que no entorno dos locais onde as provas foram realizadas, a exemplo da praça do colégio Monsenhor e do Romão Sabiá, ambos no bairro Araçá, as ruas ficaram praticamente intransitáveis, dado o grande número de veículos estacionados.
O trafego também foi considerado bastante intenso nas vias de acesso ao colégio Antonio Landim local onde também aconteceu a aplicação de provas.
Cumpre destacar que este acontecimento também favoreceu aos comerciantes, em especial o ambulante e, muito especialmente aos mototaxistas que tiveram um dia de bom faturamento.O concurso já pode ser considerado como um dos acontecimentos mais marcantes da gestão municipal. Uma ação que em muito fortalece a democracia, cujo valor será lembrado por muito tempo. Há quem diga, inclusive, se tratar de uma grande obra assegurada pela administração atual. É grande a expectativa em torno da publicação dos resultados.
Da redação do Blog da Aurora e do JC
Leia Mais em:
http://www.blogdaaurora.blogspot.com/
http://www.aurora.ce.gov.br/
http://www.jcaurora.nbloggpot.com/

sexta-feira, 26 de março de 2010

Assassinato de jovem comerciante comove população de Aurora: Acusados foram presos em tempo recorde



Na tarde de ontem, quinta-feira(25 ) no centro comercial de Aurora por volta 15 h foi registrado o assassinato do jovem comerciante Antonio Gracivaldo Fernandes de Luna (36 anos). O mesmo foi alvejado com cerca de três tiros,(principalmente na região da cabeça) de revólver calibre 38 disparados, ao que tufo indica a média distância tendo morte imediata no interior do seu estabelecimento comercial. Dois indivíduos pilotando uma moto(YBR 125) de cor vermelha de placa HYK 4187 de Brejo Santo, ambos de capacetes, segundo informações de populares adentraram o comércio da vítima de arma em punho e logo após realizarem os disparos fugiram pela CE-286 na direção da BR-116 quando na altura do Km 455 no açude Cipó já no município do Barro foram interceptados e presos pelos policiais de Aurora através dos soldados J.Laurindo, Ribeiro e Albério.
O sistema de monitoramento por câmara instalado recentemente pela Prefeitura em vários pontos da cidade foi determinante para orientação da polícia que logo após ser informada da ocorrência saiu em perseguição aos suspeitos. Uma das câmaras localizada na ponte sobre o rio Salgado na entrada da cidade conseguiu filmar os acusados durante a fuga, o que ajudou a PM local, que em menos de uma hora retornou ao presídio com a dupla de assassinos que, inclusive já confessaram todo o modus operandi do crime, incluindo o nome do mandante.
A dupla de assassinos confessos:
Trata-se de: Kaio Henrique de Sá Alexandre – conhecido por 'gordinho das areias' de 18 anos, ainda Fco. Helosman Ferreira Lima( Elosman Fumaça) de 22 anos, ambos naturais da cidade de Brejo Santo. Sendo que o primeiro foi o executtor dos disparos enquanto o segundo deu cobertura pilotando a motocicleta. Os mesmos terminaram confessando que foram contratados por uma pessoa de Aurora conhecida pela alcunha de Cicélio e, que pelo “serviço” receberiam a quantia de 1.500,00. Mais tarde sendo dado com Cícero Célio Fernandes Alves, 24 anos morador do bairro São Benedito. Conforme informação da PM local o autor intelectual do crime, ou seja, o mandante, já se encontra igualmente preso e, no momento da sua prisão encontrava-se com a referida quantia em dinheiro. Segundo informações, o mesmo havia se desentendido com a vítima numa festa ocorrida ainda no mês de fevereiro.
A Vítima:
A vítima foi alvejada quando se encontrava no interior do seu comércio localizado no do centro da cidade mais precisamente a rua Mons. Vicente Pinto. O comerciante Antonio Gracindo como era conhecido, era dado como uma pessoa bastante conhecida por todos, de modo que seu assassinato deixou surpresa e comovida toda a população aurorense.
FONTE: Informações prestadas pelo destacamento da PM local: J. L/LN.
Fotos dos acusados: site Miséria jn

quarta-feira, 24 de março de 2010

PC do B – 88 anos de socialismo: Justo, forte e renovado. *

Por José Cícero
Um tributo ao aniversário dos 88 anos de existência do PC do B.
Um sonho antigo
Que ainda não se esmaeceu por completo
No horizonte do mundo.
[ Socialismo.
PC do B – fortalecido: 88 anos.
Um bastião de jovens valentes.
Próspera semente.
Plantada no solo fértil
Dos horizontes altissonantes.
Esperança que a cada dia
Se renova,
Nos nossos braços fortes
Corações e mentes;
Como glicose aplicada
Nas nossas veias.
[ Socialismo.
Busca incessante
da coletiva felicidade
que acreditamos.
Enormes utopias do gênero humano.
PC do B – timoneiro: 88 anos.
Glória de toda uma história
Travada em favor do bem.
Combate pela igualdade
esperanças conjugadas
Em seu próprio Norte.
[Socialismo.
Sonho convicto dos homens
E das mulheres conscientes,
Juntos edificando,
Em pleno uníssono
Os alicerces
Inquebrantáveis do futuro.
[Socialismo.
PC do B – Araguaia: 88 anos.
Utopia em favor da paz.
Sociedade libertária.
Mansuetude do mundo.
Comunhão dos que não têm medo
idéias iluminadas,
Sol do futuro.
Desprendimento.
Dias alvissareiros
Revolução.
Democracia Popular
Garantida ao mundo inteiro.
[Socialismo.
PC do B – heroísmo: 88 anos.
Farol de um novo tempo.
Luta da memória dos anos
Contra o fantasma do esquecimento.
João Amazonas e tantos outros
Magnos combatentes;
Ainda hoje a segurar conosco,
- Os contemporâneos,
a foice e o martelo
Com instrumentos de uma construção
Diária, necessária.
Rubra rosa, vermelha bandeira
Fogueira a iluminar os guetos
do Brasil e os jardins floridos do planeta.
Pavimentando de determinismo revolucionário
os novos caminhos do futuro.
[Socialismo.
PC do B – jovialidade de idéia: 88 anos.
Perspectiva de tudo o mais que é novo.
Luta dos povos
Em favor dos que ainda não se deram por vencidos.
[Socialismo,
PC do B – combativo: 88 anos
Juventude, experiência e compromisso.
Socialismo, socialismo, socialismo!...
_______________________
José Cícero
Professor, pesquisador e poeta
Dirigente municipal do PC do B
Secretário de Cultura
Aurora – CE.
LEIA MAIS EM:

segunda-feira, 22 de março de 2010

A Quadra Invernosa e os Pernitentes de Aurora*

Em reunião do grupo da Ordem Santa Cruz de Aurora, presidido pelos decuriões: Zé Carneiro e Chico Leal, do subgrupo da malhada Funda no último dia 19 de março, na CE 286, Caminhoneiro Orlando Leite de Macedo na aglutinação de toda forania, os Peregrinos de Assis, seguindo a regra bulada do Padre Cícero Romão Batista, no miseré de contemplação ao alto, em homenagem a pai adotivo de Jesus Cristo – São José – ladeado do cruzeiro itinerante, a oração de petição de chuvas foi o ato solene litúrgico religioso, sob, as lágrimas ardentes da fé dos sertanejos bravos, fervorosos e fortes, partindo do alertai na entrada do Sitio Angicos, as preces e louvores, quando ('na CE-286 na entranda da cidade'), na inauguração do cruzeiro do irmão Vicente Benício de Luna Neto, terço organizado pela irmão da Ordem Santa Cruz Geraldo Benicio de Luna, a fumaça do canto solene, na silhueta da fé, subia ao alto aos Braços de São José e retornava a terra que feliz ficou ao ver o ato daquelas fortes figuras cadavéricas receber o manto da devoção espiritual ao Santo Padroeiro do Ceará.
O céu estrelado na gangorra espiritual, já, no cansaço do poder racional, quebrando todo o raciocínio da linha lógica da meteorologia e da ciência, como num bailado imaginário entre São José e o padroeiro da cidade de Aurora – Menino Deus, as estrelas, e a sequidão da aridez vão, ao som do templo, dando origem a estratos esparsos, e não mais que um dia depois, os nimbos a caírem, em forma de nuvens escuras e haja chuva no município de Aurora no estado do Ceará.
Se foi fé ou coincidência fica a dúvida para os teólogos e cientistas.
Aurora, 22 de março, 2010.
Por: Luiz Domingos de Luna
Aurora - CE.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Prefeito Adailton rebate crítica da oposição em entrevista na FM do Barro

Uma entrevista na FM 96 que teve a cara da Verdade.
A verdade! Que coisa mais preciosa e que mais dignifica as relações humanas, políticas, sociais... Senão a verdade?
Tudo na vida se engrandece e se fortalece quando se alicerça no princípio da verdade como um valor humano dos mais importantes a convivência da paz e da fraternidade.
E, em se tratando de política, a verdade, diria que alcança um significado dos mais superlativos. Posto ser ela a mola mestra da cidadania. O caminho a ser seguido na esperança de um mundo novo e próspero, assim como de uma vida melhor.
Por conseguinte, a ausência da verdade é, por assim dizer, um verdadeiro atentado contra a cidadania popular. Um acinte dos mais injustificáveis contra o estado democrático e de direito.
A falta da verdade é algo imperdoável, posto que agride a sociedade naquilo que mais dignifica as relações interpessoais e de poder: a confiança das pessoas. Por isso, o escamoteamento da Verdade deveria ser também, um crime hediondo...
Pois foi com este ímpeto de estabelecer a verdade(custe o que custar) que o prefeito Adailton Macedo prestara no início desta semana uma esclarecedora entrevista na rádio FM 96 da vizinha cidade do Barro.
Uma entrevista toda ela focada na perspectiva do debate qualificado em torno do qual se coloca a gestão pública de Aurora. Por sinal uma das mais operosas, participativas e democráticas que o município salgadiano já pode experimentar.
Na sua participação radiofônica o prefeito aurorense se dirigiu a todos os seus munícipes no sentido de traçar alguns esclarecimentos relacionados a sua administração.
Notadamente no sentido, de rebater algumas das inverdades difundidas pela oposição acerca da atual gestão. Críticas que ele considerou injuriosas e descabidas a sua gestão.
Sem rodeios o prefeito Adailton mostrou na sua fala que, malgrado os 15 meses da sua administração, já conseguiu executar um volume de obras considerável, ao ponto de estar promovendo uma verdadeira transformação para melhor, em todos os quadrantes do município aurorense.
A cidade, por exemplo, hoje é um autêntico canteiro de obras do mais alto valor social. Obras a que tudo indica, ficarão na história, dado o potencial que encerram no tocante ao desenvolvimento sócio-educacional e para o futuro de Aurora.
Adailton Macedo num rápido comparativo mostrou para os ouvintes com dados fidedignos o quanto Aurora já avançou no seu governo em relação às gestões anteriores. O progresso de Aurora, entretanto, segundo explicou, vem incomodando seus opositores. O que, convenhamos, é lamentável...
Diante de tudo que foi dito na FM 96 do Barro é possível se afirmar que a entrevista do Sr. Prefeito teve um norte – a busca da verdade. Coisa que seus opositores, por ignorância ou por má fé, fingem, ou não conseguem ver por conta própria.
Porém a verdade, como a mãe de toda justiça, haverá de prevalecer sobre as invencionices e as maledicências dos que não se conformam e nem tampouco respeitam a vontade popular, como mais um atributo da democracia.
Da redação.
Leia mais em:

quinta-feira, 11 de março de 2010

Recorde de público e de equipes faz da Copa de Futsal um evento histórico, diz secretário




Imagens da 1ª rodada da Copa de Futsal, edição 2010
Prossegue a todo vapor a disputa da 1ª Copa Aurora de futebol de salão do município de Aurora edição 2010. Mais de 50 equipes participam da competição que está sendo dividida em quatro modalidades: adulto, juvenil, veterano e feminino.
O acontecimento está sendo classificado por todos, como o maior e mais organizado da história esportiva da região.
O evento acontece de terça a sábado a partir das 18 h na quadra poliesportiva do bairro Araçá. Toda a quadra foi total recuperada pela gestão municipal no sentido de sediar a contento todos os jogos da copa, assim como dar maior comodidade e bem-estar aos desportistas e torcedores, segundo informou o secretário da Seculte José Cícero.
Além da participação recorde de equipes, a presença dos torcedores vem chamando a atenção principalmente devido o grande números de pessoas que todas as noites lotam as dependências da quadra. “Esta é mais uma evidência de que o povo aurorenses adora o esporte” enfatiza a organização.
Já o prefeito Adailton Macêdo vem garantindo todos os recursos necessários para que a Copa de Futsal possa se transformar de vez num evento de repercussão regional. E, principalmente que possa agradar todos os esportistas e trocedores de Aurora. Para tanto, além da logística e da organização que vem sendo disponibilizada, há que se destacar o valor da premiação das quatro categorias que é considerada recorde.
Neste último sábado o prefeito Adailton Macedo esteve inspercionando a qualidade dos trabalhos realizados na quadra poliesportiva, o que considerou de ótima qualidade e de puro bom gosto.
Leia mais em:

domingo, 7 de março de 2010

O Dia internacional da Mulher e a velha crença no papai Noel

Por José Cícero*
Hoje, 08 de março o mundo quase por inteiro comemora o dia da Mulher, muito especialmente, os países que ora abraçam o chamado “capitalismo selvagem” ou o famigerado pós-modernodernismo do tsunami neoliberal.
Contudo, proponho por conta deste ato comemorativo mundial, ao menos por um instante, um pouco de reflexão que ao meu juízo considero preciso e necessário.
O que aqui chamarei simplesmente de: o óbvio ululante do nosso doce momento de passividade eterna. Quer seja, por exemplo, a indagação ao menos para nós mesmos de o porquê do dia da mulher? Por que todos os dias do ano não podem ser dedicados a esta figura tão importante e notória no processo da construção cotidiana da nossa história? Por que apenas um dia?
Ainda, que razão levou os capitalistas(justamente os responsáveis pelo fato gerador desta comemoração) a abraçar esta data quase como um momento de auto-afirmação? Uma glória das glórias, tamanho tem sido o ímpeto com que “eles” têm se dedicado a este acontecimento a meu ver um tanto quanto bizantino?
Creio que a grandiosidade da mulher, enquanto mãe, dona de casa, trabalhadora, enfim sujeito partícipe da sua própria história e, por extensão, da luta de classe pelo mundo afora extrapola qualquer comemoração episódica, através da qual os maqueterios da economia de mercado e do neoliberalismo(do consumo) em geral, espertamente, criaram como forma de obter algum tipo de lucratividade.
Aliás, temos que admitir que neste particular, eles são quase insuperáveis... Afinal, não é à toa que já nos acostumamos a ‘dançar na maionesse’, quando entramos na deles e aceitamos de bom-grado o fato de existir com naturalidade, um dia dedicado a tudo nada vida. E o que é pior. Pagamos muito caro por isso... Pois este convencionalismo há muito já virou regra de etiqueta.
Contudo, digamos que isso não é coisa nova. Afinal há muito tempo que se comemora figuras ilusória como a do Papai Noel, por exemplo. Sem esquecermos os dias de tudo e de todos: Dias dos pais, das mães, dos namorados, do vizinho, do cachorro, etc, etc... Tudo com o evidente intuito de vender, vender e vender...
O clássico combustível do velho consumismo exacerbado. O aprimoramento da antiga fogueira das nossas eternas vaidades. Por isso o sonho de consumo está impregnando nossa alma, tanto quanto nosso DNA. E não esqueçamos que deste modo estamos exaurindo nossos recursos naturais e transformando nossa única morada(o planeta) num incomensurável lixão.
Portanto, digamos que o novo desta comemoração, a que me reporto, seria o fato de “eles” os capitalistas do mercantilismo terem se apropriados de um acontecimento referencial e histórico da luta de classe mundial, a partir do qual surgiu este suposto dia da mulher. Quer seja a manifestação das bravas operárias norte-americanas ocorrida nos idos de março de 1857 quando protestavam por melhores condições de trabalho e de salários. Seguido do massacre de 1911 em Nova Iorque quando cerca de 129 trabalhadoras do setor têxtil foram trancafiadas num galpão e queimadas vivas por decisão dos seus patrões em resposta ao protesto.
A explicação de acidente, portanto, não colou...
Por fim, digamos que todos os dias do ano devem ser dedicados a mulher por tudo que ela representa para o mundo, a vida, enfim, a sociedade planetária. E não apenas, o 8 de março de cada ano. Afinal de contas, nem sempre é preciso que acreditemos em papai Noel.
O fim do preconceito de gênero, assim como o resguardo da igualdade, o respeito, além do reconhecimento de toda a sociedade à imensa contribuição da mulher, bem como do seu importante papel na construção de um mundo novo. Seria efetivamente o maior dos tributos que poderíamos dá como homenagem efetiva à mulher em escala internacional.
Ainda assim, nada estaria sendo dado de ‘mão beijada’ à mulher como muitos, infelizmente, ainda imaginam. Muito pelo contrário, tudo que a mulher já conquistou foi o resultado natural de sua luta árdua, da sua combatividade, do seu destemor, a partir de um esforço de coragem, decisão e consciência.
Viva a mulher para o todo e sempre, viva!
__________
(*) José Cícero
Professor, Poeta e Escritor.
Secretário de Cultura/Aurora-CE.
Foto ilustrativa: Da Internet
LEIA MAIS EM:

quarta-feira, 3 de março de 2010

Seculte: Relíquias históricas motivam encontro de pesquisadores com o vigário de Aurora


Sec. de Cultura José Cícero; Pe. Josias: vigário, professores: Ronaldo Santos e Fábio Leite
O secretário de Cultura José Cícero juntamente com o professor Ronaldo Santos e o bacharel em direito Fábio Leite participaram na manhã desta quarta-feira(3) na casa paroquial de uma reunião com o padre Josias, vigário da paróquia de Aurora.
O objetivo do encontro foi levar ao conhecimento do pároco algumas das informações referentes às relíquias históricas, remanescentes da antiga capela de São Benedito(da Aurora velha) doadas pelo imperador D. Pedro II ao preto Benedito, fundador da tal capela – a 1ª da localidade em torno da qual surgiram as primeiras células para a formação do núcleo urbano de Aurora.
A intenção é reunir em um só local todas as peças religiosas, preservando-as da destruição e do esquecimento. “Estas relíquias representam o que há de mais importante no que diz respeito às provas ainda vivas entre nós, da existência da velha capela de São Benedito”, assegurou o secretário de Cultura. “Ou se faz isso agora, ou poderemos daqui a pouco perder este imenso manancial do nosso patrimônio histórico-religioso”, completou. As peças, segundo consta nos livro: Aurora – História e Folclore de autoria do historiador Amarílio Gonçalves(falecido) compõem-se de documentos de inquestionável valor histórico. A saber: uma estátua de Nossa Senhora dos Remédios, do Busto de Cristo(ambos em madeira), além do sino com o brasão imperial e um quadro pintado á óleo com a imagem de Jesus Cristo.
Após a conversa com o padre Josias; ficou acertado que, sob a coordenação da Secretaria de Cultura será criada uma comissão com vistas a iniciar o quanto antes o trabalho de levantamento, estudo e resgate a partir dos contatos necessários com as pessoas e os responsáveis no poder das quais estão ais relíquias.
Na mesma ocasião, o professor José Cícero entregou ao vigário aurorense os dois primeiros números da edição de estréia da Revista Aurora onde intrigantes fatos da história não-oficial de Aurora estão descritos, incluindo o tema que motivou a reunião. “Fomos bem recebidos pelo reverendo, que, aliás, se mostrou bastante sensível e atencioso no tocante à importância de iniciarmos o quanto antes este trabalho de resgate e de preservação de parte importante da história eclesiástica e popular da terra do Sr. Menino Deus”, finalizou.
Ainda esta semana, Fábio Leite, Ronaldo Santos e o chefe da Seculte, estarão se encontrando de novo, desta feita para traçar as diretrizes finais com vistas ao trabalho de pesquisa de campo.
Da Redação.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Acidente com mototaxista comove população de Aurora

Por José Cícero para o jornalismo online



Imagens do enterro de "Pezinho". Fotos: Dil André
O mau da civilização tecnológica aos poucos começa a invadir também agora os mais distantes rincões do interior. Nenhum lugar, por mais distante que esteja dos chamados grandes centros estará imune aos avanços da tecnologia nas suas mais diversas modalidades.
Com isso vêm também a sua cota da maldade(os vários acidentes com vítimas fatais), como já épossível verificar no nosso interior(e em Aurora, inclusive) provocado pelo aumento significativo do número de veículos automotores. Mais especificamente pelo absurdo número de Motocicletas que ora vem invadindo, por exemplo, o município de Aurora, assim como na sua totalidade todas as demais cidades do Ceará, do Nordeste e do país.
Não é miragem se avistar atualmente pelos caminhos dos sertões vaqueiros não mais em cavalos, porém em sua moto(pasmem) tangendo seu gado. Uma imagens a cortar como faca as antigas recordações que ainda temos do vaqueiro-tangedor no seu animal e até fazendo os seus aboios pelas veredas dos sertões nordestinos.
Os acidentes:
Os números de acidentes, na sua grande maioria, fatais a cada dia vem crescendo de maneira assustadora. As ruas das nossas cidades daqui a pouco não suportarão tantos veículos, uma constatação que mesmo agora já pode ser sentida não apenas nas ruas centrais destas cidades.
A população de Aurora já vem sofrendo este problema o que fez o prefeito Adailton Macedo tão logo que assumiu a Prefeitura enviasse para à Câmara um projeto de lei com vistas a criação do Demutran, na ânsia de disciplinar e tentar diminuir os efeitos de toda esta problemática.
A ocorrência fatal:
No início da noite deste último sábado(27) na entrada da cidade na altura do Posto São José(CE-286 vila Paulo Gonçalves mais um acidente fatal abalara a população de Aurora. Um abalroamento entre a moto pilotada pelo conhecido taxista Cícero Saraiva de França(Pezinho) 36 anos e um animal que atravessava a pista. Em face do choque contra o animal o mototaxista teve morte imediata dada a violência da queda, quebrando inclusive o pescoço.
A notícia do trágico acidente mexera profundamente com a população aurorense vez que a vítima era uma pessoa bastante simpática e querida por todos.
O enterro de “Pezinho” ocorreu na manhã desta segunda-feira(1) no cemitério de Aurora.
A enorme popularidade do falecido, ficou também comprovada pelo grande número de pessoas que compareceu ao seu féretro. Os mototaxistas aurorenses acompanharam todo o percusos do enterro prestando assim, suas últimas homenagens ao colega de profissão, seguindo o cortejo com um tradicional “buzinaço”. Foi incontestavelmente, um dos enterros mais participativos que já acompanhei, disse o artesão Dil André. “Pezinhos, era um exímio fazedor de amizade. Extrovertido e brincalhão era dito como uma pessoa animada sempre disposta a ajudar quem quer que fosse. Por isso era popular e detentor de um grande circulo de amizade”. Um clima de saudade e comoção ainda paira pela cidade de Aurora, especialmente no bairro Araçá onde residia.
Nossas sinceras condolências a todos os familiares e amigos do saudoso e inesquecível “pezinho”. (Da Redação do Blog/JC).
Leia mais em:

Google+ Followers