sábado, 28 de fevereiro de 2009

AuroraFolia o maior Carnaval da história de Aurora












Pleno sucesso. Foi esta a avaliação que fez a equipe da secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte)a frente o professor José Cícero, assim como o próprio prefeito Adailton Macedo em relação a 1ª edição do AuroraFolia 2009.
Durante cinco dias o carnaval popular de Aurora superou até mesmo as expectativas mais otimistas em face do grande número de pessoas que compareceu à Avenida Antonio Ricardo o QG da folia. Segundo as estimativas, pouco mais de 30 mil pessoas passaram pela avenida do samba nas cinco noites do Aurorafolia. Sem contar a grande participação da criançada durante o vesperal que aconteceu todas as tardes na Associação Beneficente Aurorense(ABA).
Cerca de 15 atrações artísticas da Bahia, Ceará e Paraíba animaram os foliões aurorenses, tanto no carnaval de rua quanto nos bailes da ABA. Duas grandes atrações de Salvador se apresentaram no palco do AuroraFolia: Xexéu e banda, bem como a Banda Pinel que juntos contagiaram os foliões de Aurora. Além destes também se destacaram as bandas: Namoro Novo, Rabo de Sereia, Cariri Brasil, Sacanear, Campeões do Forró elétrico, Cara de Pau, Skema, Karetões elétricos, Zuerê e a super orquestra de frevo Canaã. No clube ABA se apresentaram as bandas: Orquestra Canaã, Cariri Brasil, Índio dos teclados elétrico, Moral do Samba e Zunzueira.
A avenida Antonio Ricardo se tornou pequena para tantos foliões. Além de palco, luz e som a Prefeitura colocou à disposição dos brincantes toda infra-estrutura necessária para um grande evento tais como: banheiros químicos, stand da secretaria de saúde com ambulância e enfermeiros 24 h plantão, além de um aparato de segurança especialmente contratado no sentido de garantir comodidade e segurança aos foliões. O efetivo da PM local também foi reforçado com mais 13 homens oriundos do batalhão de Brejo Santo.
A participação dos quatro Blocos também acrescentou um colorido especial a festa. Cerca de 12 mil reais foram disponibilizados pela prefeitura por intermédio da Seculte para a premiação dos Blocos, incluindo ajuda de custo e bonificação dos destaques infantis da ABA. Além da premiação da rainha e do rei momo do AuroraFolia deste ano. Quatro blocos carnavalescos disputaram a primeira colocação no evento: Pankadão, Os Normais, Tchê, Tchê, Tchê e os Trutas.
O encerramento do carnaval ocorreu às 7 h da manhã de quarta-feira de cinzas. À tarde na ABA houve a abertura dos envelopes com a apuração dos votos dos seis jurados que escolheram os blocos vencedores do carnaval 2009. Com um total de seis quesitos os envelopes foram abertos um a um pelo presidente da mesa apuradora o Sr. Raimundo Camila diante uma multidão que lotou todas as dependências do clube ABA. A organização este ano foi um dos destaque do carnaval de Aurora, sem esquecer todo o esmero dedicado as atrações musicais contratadas.
Apuração:
No quesito “organização” o jurado foi Xico Alves jornalista do jornal A Notícia de Juazeiro do Norte. No quesito “Animação” o jurado foi o Sr. José Filho da empresa Famex; no quesito “Disciplina/comportamento” o jurado foi o professor Ronaldo Santos. Enquanto “criatividade/Inovação” ficou por conta da professora Terezinha de Jesús Frazão Lira. Além do quesito “fantasia/abadá” que ficou a cargo do Sr. Lourenço Romão dos Santos Filho, empresário do ramo artístico e finalmente, o quesito “Compromisso/participação” sob a responsabilidade do professor Jamil.
Computados os votos, o bloco Pankadão sagrou-se mais uma vez campeão do carnaval de Aurora com um total de 67 votos, enquanto o Tchê, Tchê, Tchê, considerado o grande “azarão” deste ano surpreendeu a todos ao conquistar a segunda colocação obtendo dos jurados 58 votos. Por outro lado, um dos favoritos Os Normais ficou na terceira colocação com 57,5 dos votos. Em último lugar, portanto na quarta colocação ficou Os Trutas com 41 votos.
Em face da 3ª colocação dos Normais ficou clara a insatisfação dos seus integrantes e torcedores. A equipe da Seculte, embora compreendendo o descontentamento, disse ser este sentimento uma característica inerente a toda disputa e reconheceu a nota baixa dada pelo jurado, declarando, entretanto, que todo júri é soberano independendo do resultado da sua avaliação.
O próprio jornalista Xico Alves que inclusive cobria a apuração, diante da polêmica em relação a sua nota, fez questão de reafirmar no local a razão de ter conferido aos Normais uma nota tão baixa. Quanto à escolha da Rainha e do Rei Momo os eleitos foram respectivamente: Gismênia e Júnior, ambos pertencentes ao bloco Os Normais.
A Seculte compreende todo o desânimo e a insatisfação dos Normais diante do resultado, como também assegura que o processo foi estabelecido com a mais absoluta isonomia e lisura. Mas, acrescenta que a visão subjetiva de cada jurado é algo que a pasta respeita e sob o qual não pode exercer nenhuma ingerência. Todo júri é soberano isso é um princípio elementar, concluiu.

Premiação dos Blocos Vencedores:

1º lugar – O Pankadão = 3.000,00+ um troféu.
2º lugar - Tchê, Tchê, Tchê = 2.000,00+ um troféu.
3º lugar – Os Normais = 1.000,00 + um troféu.
4º lugar - Os Trutas = 500,00 + um troféu.

Rainha e Rei Momo do AuroraFolia 2009.

Rainha: Gismênia (Os Normais) = 500,00 mais um troféu.
Rei Momo: Júnior (Os Normais) = 500,00 mais um troféu.
Da: Redação do blog d'Aurora

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA: Fonte de Nascimento da Civilização Aurorense

A Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra é um presente da agência da estação ferroviária de Aurora, com inauguração no dia 07 de setembro, 1920, ficou Aurora, durante vários anos sendo o centro do cariri a ligar a capital Alencarina, assim, os iluministas da época, no entusiasmo do Dr. Guedes Martins e no levante de Monsenhor Vicente Bezerra e no também humanista Romão de Sá Barreto Sabiá, a mestrialidade de muitos outros {...}. Dando um ponto para a parada do cangaceirismo, coronelismo e vandalismo do tempo passado, colocaram de pé a idéia do primeiro educandário de Aurora {(visto a) (pulverização das Escolas Reunidas serem englobada ao Monsenhor} com unicidade física, {alvenaria coesa espacial} educacional e intelectual à terra do menino Deus, é neste ponto iniciático que nasceu a Escola Monsenhor Vicente Bezerra há mais de 81 anos humanizando o povo de Aurora, Graças dou ao Secretário de Cultura, turismo e desporto, por abrir para as novas gerações o prumo da história humanizadora de Aurora, que nasceu na estação ferroviária, centro de encontro de uma nova classe social que nascia, ainda que de forma embrionária, a burguesia iluminista a lutar contra o reacionarismo obscuro de uma aristocracia que mandava e desmandava ao poder da bala, do fuzil e do terror.
Como bem frisou o escritor Aurorense Serra Azul "a sua história é trágica e tremenda", porém, a cordialidade dos que aqui chegaram os dos que passaram um hálito oxigenado de civilidade com a consolidação do primeiro educandário Monsenhor Vicente Bezerra no querido bairro do Araçá, uma nova luz acende no farol de desenvolvimento educacional, comercial e intelectual de Aurora. Agora, também, com a mesma maestria dos pioneiros a bailar nas linhas turvas de nossa história, o abalizado Prof.José Cícero da Silva, que a frente da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo a voltar o charme provinciano de um povo simples e alvissareiro - O Povo de Aurora, a lembrar no DNA cultural de Aurora a folhear as páginas nobres de uma nova história que começa com uma biblioteca, que, com certeza é uma nova luz para as novas gerações.
Por Luiz Domingos de Luna
Aurora - CE.






quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Rede Globo exige e TV Diário sai da parabólica para tristeza dos telespectadores



Desde os primeiros minutos desta quarta-feira(25) esta fora do ar, o sinal da TV Diário. Pertencente ao grupo Edson Queirós. segundo informações, a toda poderosa Rede Globo teria exigido do grupo, a retirada da emissora do satélite tendo em vista que o grupo é afiliado da rede globo no nordeste. Os blogs, e sites do Ceará repercutiram esta notícia durante todo quarta-feira.A emissora não fala sobre o assunto, mas o certo é que não teremos mais, o sinal da tv genuinamente nordestina. A TV Diário entrou no satélite em março de 2001, e desde então vem incomodando as grandes emissoras do país. Agora só quem mora no Ceará terá, o sinal da tv!A direção-geral da TV Diário esteve reunida com todo o seu cast de apresentadores, na tarde de hoje,20 de fevereiro.Uma fonte da emissora informou o assunto da pauta: a pressão que a Rede Globo vem fazendo contra o Sistema Verdes Mares de Comunicação para que a TV Diário deixe de transmitir sua programação pelo satélite.A reclamação é antiga e a Globo observou que vem perdendo audiência para a emissora cearense em vários nichos de mercado do País.A TV Diário pode sair do satélite e virar emissora local, com direito a ser captada em algumas poucas cidades do Ceará.” A TV Diário está no restrito clube das emissoras de TV que transmitem seu sinal aberto através do satélite Starone C2, no sistema analógico, com acesso a cerca de 30 milhões de antenas parabólicas instaladas em todo o país e na América Latina.Ela tem servido de fator de integração da comunidade nordestina espalhada de norte a sul do país, sendo a grande responsável pela divulgação da nossa cultura popular e pelo sucesso das mais de 500 bandas de forró existentes só no Ceará, verdadeiras microempresas que geram trabalho e renda. Seu fechamento por interferência da Globo é um crime contra o Ceará e contra o Nordeste.
Da Redação do Diário do Sertão/PB

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ação Social intensifica Programas de Erradicação do Trabalho Infantil e Estação da Família

A Secretaria de Ação Social do município de Aurora através do Centro de Referência da 'Casa da Família' em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Sociais, Coordenadores e Monitores do C.S.U. – Centro Social Urbano, vêm realizando por todo este mês o cadastramento para os Programas de”Erradicação do Trabalho Infantil” (PETI) e o Programa “Estação Família”. O Projeto atenderá crianças da faixa etária de idade entre, 7 e 14 anos, cujas famílias não possuam renda fixa, desde que asd criança estejam em sala de aula.
Vale ressaltar que, o cadastro somente será confirmado após o órgão responsável verificar se as crianças cadastradas se enquadram dentro dos requisitos exigidos, afirma a coordeandor da Casa da Família.
A equipe responsável pelo cadastramento, por ocasião das visitas também estão atualizando o cadastro das famílias beneficiadas pelo 'bolsa família'. A Prefeitura disponibilizará um Psicólogopara o acompanhamento dos beneficiados. Conforme a secretária de Ação Social do município Socorro Macêdo, "foram cadastradas até o momento pouco mais de trezentas famílias só na sede do município". A Partir desta segunda-feira,16/02, a equipe estará efetuando o cadastro das famílias residentes nos distritos deTipi, Santa Vitória e Ingazeiras, como também de outras localidades adjacentes(zona rural).
Cada família tem o direito de cadastrar até três crianças. O Projeto além de atender diretamente as famílias de baixa renda, ainda oferece cursos de capacitação profissional. Todas as crianças participantes do projeto receberão, fardamento, transporte e alimentação, além de cursos de: pintura, computação, dança, música e balé. Todas atividades acontecerão tanto na CF no centro da cidade quanto no Centro Social Urbano(C.S.U.), situado a Vila Paulo Gonçalves funcionndo em dois expedientes (manhã e tarde).
O Prefeito Adailton Macedo vem dando total apoio ao projeto e não medirá esforços para que a iniciativa possa ser estendida a todo o município de Aurora.
Da: Assessoria de Imprensa-PMA(Luiz Neto Xetão)


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009: Seculte participa de encontro com Juiz e Promotor para discutir segurança no AuroraFolia

Na última quinta-feira, 12 o secretário de Cultura do município José Cícero, juntamente com os seus auxiliares Erivan Lavor e Maria Gracielle acompanhados do advogado da Prefeitura Dr. Sebastião Rangel mantiveram encontro no fórum local, com o juiz Dr. Antonio Teixeira e o promotor de justiça Dr. Rembrandt Esmeraldo. A pauta do encontro girou em torno do esquema de segurança a ser adotado durante os cinco dias de carnaval. Várias metidas estarão sendo efetivadas no sentido de coibir qualquer ato de violência ou vandalismo no evento momino. Dentre outras iniciativas constará a proibição da comercialização de bebidas em recipientes de vidro, além da instalação de um sistema de segurança monitorada, contratação de segurança privada pela prefeitura, bem como o aumento do efetivo da polícia militar com o reforço oriundo do batalhão de Brejo Santo.
“A questão da segurança também constitui uma das preocupações do prefeito Adailton Macedo” explica o secretário. Além de uma festa organizada e alegre também faremos o que for possível para que todos os foliões possam brincar um carnaval com a sensação de tranqüilidade e paz, isso porque a segurança também é uma prioridade da atual gestão, finalizou o chefe da pasta de cultura. Nos próximos dias os representantes da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte - SECULTE participarão de outros encontros a exemplo do Conselho Tutelar e Secretarias de Ação Social e Saúde.
In Diário do Sertão-PB

Bloco Pankadão escolhe por concurso sua candidata a rainha do AuroraFolia-2009



Com uma ABA completamente lotada a direção do bloco Pankadão realizou no último domingo 8, o desfile para a escolha da Musa Pankadão do ano e que concorrerá a rainha do AuroraFolia edição 2009. Foi uma festa das mais animadas com a participação de Paulo Som e DJ.
Entusiasmado com o sucesso da festa o presidente do bloco J. Virgílio se disse satisfeito pela maneira participativa com que todos os integrantes da sua agremiação momina participou ativamente do evento, bem como pela presença da comunidade. A festa contou inclusive, com a participação do vereador Chico Henrique, um dos principais incentivadores do Pankadão há vários anos. O corpo de jurado teve trabalho para escolher a ‘musa pakadona’, em virtude de toda a exuberância e beleza com que as candidatas se apresentaram no salão. No final foi eleita pela maioria dos votos a jovem Kaká que além de obter a quase unanimidade dos jurados também já adentrara o salão como a favorita dos espectadores. A preferência pela jovem morena era visível afirmou a organização do evento. Mas foi uma escolha justa, afirmou a maioria dos presentes. O Pankadão agora vai partir com tudo para a disputa do carnaval de Aurora, assegurou o presidente.
Vários outros blocos também já estão realizando o processo de escolha das suas candidatas ao título de rainha do AuroraFolia. O TipiFolia por exemplo programaou para este final de semana a festa da escolha da sua representante.
Por: José Cícero
In Diário do Sertão

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Prefeito de Aurora se reúne com seu secretariado

O prefeito do municipio de Aurora Adailton Macedo(PSDB), esteve reunido na noite de 29/01, com todos o seu secretário para debater diversos assuntos relativos ao início da sua administração. Evento aconteceu CNEC no mesmo local onde agora funciona a Secretaria de Educação no bairro São Benedito. O novo gestor municipal, iniciou a reunão apresentando um vídeo acerca da real situação de penúria em que ficaram as Escolas da rede municipal deixadas pela pela gestão anterior. A realidade, deixou até mesmo os mais otimistas bastante preocupados com o que viu através das imagens. Após a exibição das filmagens os secretários tomaram ciência das dificuldades que terão pela frente. O trabalho que será empreendido para colocar a casa em ordem não vai ser dos menores. Será preciso uma verdadeira "força tarefa" afirma a maioria do secretariado. Só para se ter uma idéia, no setor de transporte, o prefeito Adailton Macedo encontrou uma frota de veículos quase que completamente sucateada. O prefeito falou ainda, do déficit financeiro deixado pelo ex-prefeito. Também ao longo da reunião, deixou claro o seu empenho pela construção de novas obras o município.
Um relatório completo de como ficou o município, já foi entregue ao TCM no fianl do mês. O prefeito voltou a se reunir com seus secretários ainda no domingo, 01/02, para discutir planos e e metas de trabalho com vistas a concretização de diversas ações importantes para os primeiros cem dias de mandato. Segundo o próprio prefeito, o municipio embreve será contemplado com 5 milhões de reais para a construção de uma Escola Técnica na cidade.
Além dos secretarios, também se fizeram presentes ao encontro o vice-prefeito Antonio Landim(PSC), a vereadora Darc de Sousa, a primeira dama Rose, técnicos do setor de contabilidade e vários chefes de departamentos.
LUIZ NETO
DA: Assessoria de Imprensa do Município

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Dom Hélder Câmara, 100 anos de nascimento, 10 anos de Saudade

Neste dia 7 de fevereiro comemoramos(ou pelos menos deveríamos ter comemorado) o Centenário de nascimento do imortal homem do Bem - D. Hélder Câmara. Decerto, a maior figura que o nosso Ceará já projetara para o Brasil e o mundo. Um homem singular. Um nordestino que compreendeu sofrendo a dura linguagem da dor com que os sertanejos(quase sem exceção) aprenderam a duras penas, a sobreviver confiantes na misericórdia de Deus. Por isso fez da sua própria vida um sacerdócio em favor dos pobres, miseráveis e oprimidos do Nordeste, do Brasil e do Mundo. Simplesmente porque para ele, nenhuma fronteira existe para os que sofrem as injustiças em qualquer parte do planeta. Por sua luta, também se tornara um perseguido pelos asseclas da ignorância e do poder.
D. Hélder teve o poder que o animava, mas nunca se fez um homem do poder. Foi padre, foi Bispo de Olinda-PE. Como um homem de Deus e de coragem não vacilou nem por um instante, naquilo que decidiu empreender em favor dos desfavorecidos da sorte e da guerra social. Ao seu modo, procurou dá a única arma que dispunha aos que precisam manter-se vivo diante da dura faina da sobrevivência – a fome de justiça e a consciência de que a conquista seriam imperativos dos que lutam e fazem com que as coisas e o bem aconteçam para todos. O crucifixo ao peito era seu escudo. Ao contrário de muitos, nunca compartilhou com a idéia e, tampouco com o discurso de que a pobreza e o sofrimento existiam porque Deus os queria. A riqueza material assim como a miséria absoluta eram produtos unicamente da esperteza dos homens. E por sua vez não constituíam realidades imutáveis. Seus assistidos compreenderam isso.
Por sua estreita dedicação aos pobres, fora certa feita, igualmente acusado de comunista. E a partir daquele momento, também sofreu na pele a perseguição e a covardia dos poderosos. Dos que, invés de Deus no coração mantinham o desejo de poder. Porém, nada disso o afastou dos oprimidos. Muito pelo contrário – juntou-se a eles. Ou mais, fez-se o tempo todo um deles...
Enquanto sacerdote de Roma conseguiu fazer da religião que o animava e professava, um verdadeiro instrumento de Deus, por meio do qual seria possível transformar a vida para melhor através da solidariedade, da justiça, da educação e da verdade. Desta maneira fizera cumprir como nunca, a assertiva cristã da divisão efetiva do pão e do amor com os que deles necessitavam, sobretudo os desgraçados dos sertões e os perseguidos do asfalto, por quem sobreviver apenas mais um dia no mundo-cão já era um grande milagre.
Dom Hélder foi um autêntico jardineiro do bem e da justiça social... Por isso é inconcebível que hoje, justamente na data do seu centenário, quase ninguém e quase nada seja visto à guisa de lembrança, no nosso meio, sobretudo nas igrejas, nos estratos do poder, nas escolas e, tampouco na imprensa. É como se o nosso conterrâneo ainda estivesse por algum motivo sendo perseguido, por esta que é seguramente, a pior forma de degredo e de exílio, que é o ostracismo e o esquecimento quase total. Sabia que tínhamos memória curta, mas não tanto para esquecer D. Hélder. Será que alguém se esquecer tão rápido assim dos BBB’s da vida, do tri-campeonato, do Pelé, das novelas das oito, da musicazinha apelativa de sucesso, das bundas rebolantes, da Carla Perez, do livro fraquinho do Paulo Coelho?! e por aí vai...
Mas, nosso irmão do bem é de fato inesquecível. Porque o seu exemplo de coragem, entrega, amor, desprendimento e dedicação aos oprimidos não morre nunca. O futuro a partir de hoje, já começa a provar que D. Hélder foi e será para o todo e sempre, um homem póstumo. Nós é que ainda estamos atrasados rememorá-lo. Por isso viverá para sempre naqueles que nunca perderam a esperança, a ousadia e a capacidade de lutar pelo que consideram justo e necessário à concretização dos seus sonhos.
Arrisco-me a dizer que as nossas utopias mais gritantes daqui para frente terão a marca e o próprio nome do velho homem do bem: D. Hélder Câmara. Graças a Deus!
Uma maldade saber-se que na véspera do seu centenário um prédio público(TRT de Fortaleza) do nosso Ceará tenha quase retirado (seu nome) como antiga homenagem a D.Hélder – um símbolo da luta contra a ditadura e uma vez até concorrente ao prêmio Nobel da Paz.
Mas, a memória de D. Hélder permanecerá como uma rocha plantada no meio da caatinga do Ceará e do próprio Nordeste desafiando as inclemências do sol, assim como a sequidão das pessoas e a solidão do poder. Porque todo o resto, D.Hélder estará lá de cima intercedendo por nós ao lado de Deus. Posto que suas palavras ainda ecoam aos ouvidos dos que têm ouvidos para ouvir e dias para sonhar todas as utopias de viver.
Um pouco de D. Hélder viverá para sempre em cada um de nós, que não desistimos de acreditar numa vida possível: mais fraterna, prazerosa, igualitária, harmoniosa, solidária e de justiça social para todos.
Mesmo sabendo que poucos são ainda ao que conseguem rebuscar no fundo da memória esta lembrança. Por que aqui no Brasil é assim.
Existe uma verdadeira cultura que instiga e apregoa aquilo que denominamos de “memória do esquecimento”. Somos por natureza psicológica, eternos e inveterados ‘esquecedores’. Por isso, não é de todo errado a velha afirmação que diz que os “brasileiros têm memória curta”. Quem sabe pela nossa própria história de percalços e sofrimentos, a natureza impôs a genética do dom de esquecer rápido o nosso passado. Uma maneira de não continuarmos sofrendo permanentemente, a memória do passado por intermédio do presente e do futuro. Mas, digamos, isso é uma desculpa deveras espalhafatosa. Apenas mais uma no meio de tantas outras, dentre as quais a própria falta de uma educação mais consistente e popular aos moldes dos mestres Paulo Freire, Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro.Viva D. Hélder! E que D. Hélder viva para sempre em nós..
Por: José Cícero
Aurora-CE.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

AuroraFolia começa a mobilizar equipe da Seculte e secretariado


Com as atenções voltadas para a maior comemoração momina do interior do Cariri - o AURORAFOLIA 2009 - representantes da Prefeitura municipal ultimam os preparativos para o evento, bem como a divulgação na mídia do CE e PB. Na última quinta-feira, 5 o secretário de Cultura, Turismo e Esporte José Cícero, juntamente como o secretário de Administração Osasco Gonçalves e o Ouvidor do município Cícero Herivelto estiveram empreendedo visitas a alguns órgãos de imprensa da circunvizinhança e de Cajazeiras tais como: redação do Correio do Sertão(portal)., da rádio Arapuan FM e AltoPiranhas AM ; onde a divulgação do AuroraFolia já está sendo veiculado para toda região. A partir de segunda-feira, serão acionadas as emissoras de rádio: Vale do Salgado AM de Lavras da Mangabeira, Boa Esperança AM de Barro, Vale do Cariri de Juazeiro do Norte e TV Diário de Fortaleza. Além da imprensa escrita onde a veiculação do evento aurorense já está sendo executada há vários dias.
"No decorrer da semana estaremos realizando uma série de encontros com órgãos municipais para debate algumas questões relacionadas ao carnaval, principalmente no que tange a organização e a segurança", afirma o secretário de Cultura, José Cícero. "Também esteremos conversando mais uma vez com todos os diretores do blocos que desfilarão este ano na avenida, além de reuniões de avaliação com a equipe da SECULTE-Aurora, secretárias municipais e Conselho Tutelar", concluiu.
As inscrições para o desfile de bloco que é gratuita, se estenderá até o dia 15. Cerca de sete representações mominas já confirmaram presença no AuroraFolia 2009. Como também os concorrentes a rei momo e rainha do AuroraFolia 2009.
O prefeito Adailton Macêdo juntamente com o seu vice Antonio Landim estão empenhados em fazer este ano um carnaval que, a que tudo indica ficará na história, a começar pelo valor da premiação, o número de bandas, inclusive atrações baianas, sem esquecer o desfile dos blocos pela rua puxado por Tiro Elétrico. Já o carnaval de clube destinado a criançada também é uma das novidades este ano. "Estaremos colocando 5 bandas na ABA todas as tardes para animar o Vesperal da Folia, com um leque de premiação em dinheiro e troféus para as crianças que se destacarem no salão. Também premiaremos os destaques juntamente com a rainha e o rei mominho do vesperal", assegurou o secretário.
A partir de segunda-feira a propaganda será massificada em todo o município através de diversas formas de mídia. "A novidade assim como a ousadia serão apenas uma das nossas marcas", enfatiza o chefe da Seculte-Aurora.
"Por fim, entendemos que o entretenimento e o lazer também são direitos da população, razão pela qual estamos empenhados em fazer o melhor para nossa gente. E para isso o prefeito Adailton Macêdo não está medindo esforço. De modo que acreditamos que logo Aurora se mostrará de vez para o Ceará e região como um verdadeiro portal de cultura, tradição e arte. O AuroraFolia será apenas o primeiro passo para uma longa caminhada de conquista que está apenas iniciando", finalizou o secretário.
In Diário do Sertão-PB

Câmara de AURORA realiza 1ª sessão ordinária de 2009



A Câmara de vereadores do município de Aurora na região do Cariri retomou na manhã de sábado, dia 7 seus trabalhos parlamentares abrindo oficialmente o quadriênio 2009-2012 através da sua 1ª sessão ordinária do ano.
Foi uma sessão que transcorreu sem muita novidade e nenhuma discussão digna de registro que não fosse o de praxe, isto é, num clima de absoluta normalidade.
No entanto é preciso ressaltar que, há ainda por parte da população um visível 'aguardar', misto de curiosidade e expectativa quanto à constatação definitiva de como o Legislativo aurorense irá atuar de agora em diante em face da histórica eleição do novo prefeito, o jovem Adailton Macedo. Os novos edis que ora estão estreando no plenário da ‘casa do povo’, também motivam a população a especular sobre os acontecimentos da vereança daqui para frente. Mas, digamos: assim é o exercício da vida pública, como dizem, um “prato cheio” para o 'disse-me-disse' e todos os demais falatórios dos chamados “analistas de plantão” da nossa janelinha sociopolítica municipal.
Por outro lado, no que se refere à questão das novidades, a Câmara de Aurora contará a partir de então com os nomes dos vereadores estreantes: Deci(PV), Gerisma Pereira(PSB),
Aderlânio Macedo(PSDB), Joana Darc(PSC), além do seu presidente, o jovem parlamentar Paulo José(PRB). Nomes que certamente chegam a seara legislativa de Aurora sob o apoio popular obtido nas urnas, mas que carregarão sobre seus ombros uma carga de imensa cobrança e responsabilidade por parte de todo o seu eleitorado e, da sociedade de um modo geral. Para o vereador Chico Henrique(PMDB) um dos mais experientes da Câmara e o mais votado nas últimas eleições, por exemplo; “o trabalho parlamentar exige muito esforço e dedicação, as demandas populares e sociais são enormes e, para tanto, a experiência assim como o conhecimento de causa e a coragem de lutar, contam muito...”. “Por isso estamos sempre a postos no sentido de fazer o melhor pela população e contribuir com o trabalho do prefeito Adailton”, explicou o parlamentar peemedebista. Na sessão de abertura dos trabalhos deste ano, foi registrada apenas a ausência do vereador Francisco Erieudes.
O parlamento Mirim
No mais, o poder legislativo como um instrumento fundamental da democracia terá tudo para contribuir com a administração do prefeito Adailton Macedo e o vice Antonio Landim da melhor forma possível. É o que a municipalidade, como um todo espera para os próximos quatro anos. Afinal de contas, ninguém escolhe um representante que não seja com o intuito de melhorar o seu meio social. O município por seu turno, também progredirá e muito, na medida do grau de comprometimento com que todas as suas lideranças políticas e, sobretudo aqueles que detêm um mandato representativo, se dispõem a se doar efetivamente para a construção de um futuro melhor e de progresso para todos. E neste aspecto, o trabalho desempenhado doravante pelo câmara será essencial para que tenhamos uma Aurora, realmente diferente, socialmente justa, moderna e democrática. Com estes atributos elementares, todos os aurorenses serão beneficiados.
Traje oficial: Agora é regimental
Portanto, a título de registro, podemos dizer que nesta primeira sessão legislativa ordinária de 2009 a novidade mesmo ficou por conta o uso regimental da vestimenta oficial que a partir de então, será a do tradicional paletó para os homens e bleise para as mulheres. Uma novidade simples, mas que na verdade confere às sessões um grau de maior seriedade, formalismo oficial, além de um claro apego respeitoso ao que rege a tradição histórica mundial quanto ao traje. Um imperativo regimental que chega em boa hora, visto que não era comum o uso desta indumentária no parlamento mirim de Aurora. Além de conferir um tom mais altivo à Câmara, esta medida também torna o ambiente mais moderno e solene. De resto, Aurora não podia permanecer (in)diferente ao que há muito tempo se pratica como convencionalismo mundial no tocante ao uso da vestidura oficial.
Por: José Cícero
Aurora-CE.

POESIA: AuroraFolia edição 2009

Carnaval o povo adora
Como cenas de um teatro
É de Vinte a Vinte e Quatro
na cidade de Aurora.
Cinco dias sem demora
de festa que se promove
bom mesmo é que se renove
Esta festa da alegria
é o AuroraFolia
edição Dois Mil e Nove!

Banda Cariri-Brasil
Tem Xexéu e sua banda
Campeões do Forró a onda
Banda Skema vem a mil
Nomaro Novo é Gentil
Que Karetões também inove
E Cara de Pau comove
Banda Pinel da Bahia
É o Aurora folia
Edição Dois Mil e Nove!

No vesperal da criança
Ao invés de som zuando
vai ter é banda tocando
cinco dias de festança
e prêmios para quem dança
quem for bom no clube prove
E tudo o mais que comprove
A nossa festa arrepia
É o AuroraFolia
Edição Dois Mil e Nove!

Bloco campeão profundo
três mil reais o primeiro
mil reais para o terceiro
tem dois mil para o segundo
prêmio bom pra todo mundo
não existe quem reprove
o Carnaval é 'do Love'
da paz e da harmonia
É o AuroraFolia
Edição Dois Mil e Nove!

Teremos o Pankadão
Tchê, tchê, tchê e os Melados
É samba pra todo os lados
TipiFolia atração
Os Normais é de ação
O dos Kasados se promove
vá ver o trio e comprove
que os Trutas é alegria
É o AuroraFolia
Edição Dois Mil e Nove!
Cícero Cosme
Poeta-violeiro
Estudante
Aurora-CE.

Google+ Followers