quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Seculte-Aurora participa de encontro no Tipi para debater Carnaval 2009





Na noite da última segunda-feira, 26 a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do município de Aurora participou de uma importante reunião com a juventude e organizadores do bloco carnavalesco do distrito de Tipi. O objetivo foi discutir o AuroraFolia-2009, especialmente a participação do distrito no concurso de bloco este ano.
Há mais de dois anos sem participar do carnaval de Aurora o bloco TipiFolia acertou seu retorno com o entusiasmo de quem está disposto a ir para a avenida para brigar pelo título de 2009. “Já fomos vice-campeão do carnaval aurorense e, este ano vamos nos preparar para trazermos a taça para o nosso distrito”, enfatizou um dos organizadores do Tipifolia Bosco Ferreira. A equipe pretende reunir foliões não apenas da vila, como também de outras localidades circunvizinhas.
Esta semana os integrantes do bloco voltarão a se encontrar com representantes de sítios localizados nas imediações do distrito, em especial: Franquilândia, Cobra, Tipi de Cima, Salgadinhos, entre outros. Estiveram presentes ao encontro de segunda-feira representantes do Tipifolia tais como os irmãos Bosco e José Ferreira, bem como o articulador da juventude local Joatan. Pela Seculte-Aurora, o secretário José Cícero, o poeta Cícero Cosme, o assessor da Seculte Erivan Lavor, o músico Alcione, além de José Gonçalves e Virgílio Silva.
Após promover reuniões na sede, Ingazeiras e Tipi, a equipe da Seculte estará se reunindo nos próximos dias com a juventude e foliões de Soledade, Malhada Funda, Agrovila e Santa Vitóri
Da Redação
in blog online

Pe. Cícero - Filho Ilustre do Crato, centro gravitacional e espiritual do Cariri

O Filho ilustre do Crato Cícero Romão Batista é centro de discussão na mídia caririense e assim perdurará por muitos anos, séculos (...), Ora a atuação contínua do padre Cícero dentro de parâmetros exclusivos foi responsável pela gravitação da diocese do Crato criada pela Bula “CATHOLICAE ECCESIAE” de sua santidade o papa Bento XV, do dia 20 de Outubro de 1914. Em 07 de março de 1875 o primeiro bispo do Ceará D. Luiz Antonio dos Santos abre o seminário do Crato. No dia 1º de janeiro de 1916, dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva toma posse na diocese do Crato, primeiro bispo do Crato, criando o colégio diocesano, o colégio Santa Teresa de Jesus, o banco do Cariri os informativos da diocese a Região e o Boletim e muitas outros obras. Creio que o triângulo: Seminário, Diocese e Colégio Diocesano, foi a base do desenvolvimento motor primeiro, do Crato e por extensão o Cariri. O Que sem dúvidas foram manifestações desenvolvimentistas da igreja.
Com Relação ao cratense Cícero Romão Batista, ordenado sacerdote na Igreja da Prainha, em fortaleza, por Dom Luiz Antonio do Santos 1º bispo do Ceará, celebrando sua primeira missa por escolha própria no dia 24 de dezembro de 1871 em juazeiro, sendo entronizado capelão da Capela de N. Senhora das Dores, em Juazeiro no dia 26 de setembro de 1872. Por indicação do primeiro bispo do Ceará D. Luiz Antonio dos Santos Vez que somente no dia 13 de maio de 1881 D. Luiz Antonio do Santos deixou o Ceará onde foi preconizado arcebispo da Bahia.
Pelo que consta até esta data as relações com a Santa Igreja de Roma e o Padre Cícero Romão Batista foram transcorridas de forma natural e espontânea, inclusive no dia 28 de agosto de 1884, D. Joaquim Vieira, 2º bispo de Fortaleza, benze a nova igreja de N. Senhora das Dores e sagra a pedra do Altar-mor, em 22 de abril 1886 é feita a instalação do sacrário permanente da igreja Nossa Senhora das Dores.
“Considerando que a abolição da escravidão no Ceará foi antecipada em 04 anos a nacional, Considerando que não existia uma política estadual de inclusão dos “libertos” entra neste filão em defesa dos excluídos” escravos libertos” como o falecimento do primeiro patrono da Ordem Santa Cruz no Ceará, Padre José Antonio Maria Ibiapina, assume o patronato o Pe Cícero Romão Batista que, como segundo patrono da Ordem Santa Cruz assume toda sorte da problemática social o da exclusão do estado de uma política de integração do homem do campo e os Libertos a vagar em Canudos sob as diretriz de Antonio Vicente Mendes Maciel, que a pisada do Estado federal, os excluídos encontraram guarida em Juazeiro do Norte na pessoa do Patrono da Ordem Santa Cruz – Padre Cícero Romão Batista. A Omissão do Estado à época causou inúmeros problemas para a igreja Secular, principalmente para a diocese do Crato no cariri Cearense, como para a Ordem Santa Cruz – Penitentes - Santa Igreja de Roma.
O Filho ilustre do Crato Cícero Romão Batista assumiu toda dor do nordestino desgarrado, inclusive dando guarida a todos os irmãos da ordem e afins.
Uma diocese recém criada no Crato que precisava de toda uma estrutura de hierarquia para o seu desenvolvimento e integração da região no caldeirão de uma sopa cultural social e religiosa com a cobrança de um estado que nada oferecia, mas tudo cobrava não uma cobrança normal mais uma cobrança opressora e repressiva.
O Que fez a Santa Igreja de Roma diante da opressão do estado brasileiro para com os desvalidos do nordeste brasileiro?
Creio que diante da inoperância do estado a igreja começou a punir os seus, não por vontade ou ódio, mas por força de um estado opressor, ameaçador e selvagem.
O Objetivo deste artigo não é de ser o dono da história ou da verdade, a pretensão única é analisar os fatos históricos, religiosos e sociais com fundamentação teórica para novas problematizações e questionamentos.
Por: Luiz Domingos de Luna. Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz – Penitentes – Santa Igreja de Roma, forania de Aurora aos 27 dias do mês de Janeiro, 2009.
Bibliografia:
O Padre Cícero por ele mesmo, Therezinha Stella Guimarães e Anne Dumoulim, Editor Vozes, 1983, Petrópolis, Rj Brasil.
Álbum Histórico do Seminário Episcopal do Crato, Em comemoração ao cinqüentenário de sua fundação 1875 – 1925 Rio de Janeiro TVP Rvp dos Tribunes-Rua d Carmo, 55.
Histórico da Diocese do Crato - Jubileu de Diamante da diocese Sob o governo de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, Mons. Raimundo Augusto, 1988 Crato Ceará.
Instruções Espirituais do Padre Ibiapina, José Comblin Edições Paulinas, 1984.
Aurora - CE.
Procurar na web

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

AURORAFOLIA-2009 PROGRAMAÇÃO E PREMIAÇÃO PREVISTA

Vem aí o mais animado Carnaval de rua do interior caririense.
Participe do AURORAFOLIA-2009

Leve sua alegria, participe do AURORAFOLIA edição 2009 - Carnaval popular de Aurora. De 20 a 24 de fevereiro no largo da avenida iluminada no coração da cidade. Mais de 12 atrações artísticas farão parte da festa este ano. Além do tradicional desfile e concurso de blocos, escolha da rainha e do rei momo de 2009 e Vesperal da Folia com mais quatro bandas todas as tarde, durante cinco dias animando o carnal de clube para as crianças aurorenses. Serão mais de 8 mil reais só em prêmios para os blocos classificados nos três primeiros lugares, bem como para a rainha e o rei momo mirim e outros que se destacarem, tanto na avenida quanto na folia de clube.
Além de toda uma estrutura de palco, luz e som, a Prefeitura disponibilizará ainda, banheiros químicos, trio elétrico para o desfile dos blocos que passaram pelas principais ruas da cidade e total segurança e comodidade aos foliões. Diversos blocos já estão com suas presenças confirmadas no evento ultimando os trabalhos de confecção dos seus abadás, bandeiras e fantasias.
O AuroraFolia que este ano está repleto de novidades é uma promoção da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto do Município, por intermédio da administração “O povo construindo o novo” a frente o prefeito Adailton Macedo. “Entendemos ser o carnaval uma das mais consagradas festas populares do povo brasileiro e em Aurora não pode ser diferente. Portanto, além de proporcionar entretenimento saudável aos nossos munícipes, também gera divisas uma vez que movimentas diversos setores da nossa economia, em especial o comércio”, explica o secretário de Cultura de Aurora José Cícero. "Temos tudo para colocarmos de vez a nossa Aurora no circuito festivo do Cariri", conclui.

PROGRAMAÇÃO:
De 20 a 24 de fevereiro
Atrações Musicais -

Abertura:
*Sexta-feira, dia 20 –
21:00h - Cariri Brasil (CE)
23: 30 h - Xexéu e Banda (BA)
*Sábado, dia 21 –
21:00 h - Sacanear (SP)
23:00 h - Namoro Novo(CE)
*Domingo, dia 22
21:00 h - Banda Skema (CE)
23:00 h - Campeões do Forró elétrico (CE)
*Segunda-feira, dia 23
21:00 h - Cara de Pau (CE)
23:00 h - Rabo de Sereia(CE)
*Terça-feira, dia 24:
21:00h - Banda Pinel (BA)
23:00 h - Cariri Brasil (CE)
*Emendando na manhã da Quarta-feira de cinza:
01:00h - Super Orquestra Canaã (PB)
Das 03:00h às 08:00 h - Karetões elétricos (PB)
e Zuerê (PB)
___________________________________________________

14:00h Apuração, Resultado e Premiação dos blocos vencedores do AuroraFolia-2009.

Vesperal da Folia
Carnaval das Crianças

Clube local: (das 14 às 17 h)

14:00 h - Sexta-feira, dia 20 - Super-orquestra Canaã(PB)
14:00 h - Sábado, dia 21 – Moral do Samba(CE)
14:00 h - Domingo, dia 22 - Cariri Brasil ( CE)
14:00 h - Segunda-feira, dia 23 – Índio dos teclados elétrico( CE)
14:00 h – terça-feira, dia 24 - Banda Zuzueira (CE)
______________________________________________________________________
Concurso de Blocos:
Premiação:

1º lugar – 3.000,00
2º lugar - 2.000,00
3º lugar - 1.000,00
Escolha da Rainha e do Rei Momo do AuroraFolia 2009:
Rei Momo eleito – 500,00
Rainha eleita - 500,00
______________________________________________________________________

Bônus de ajuda aos Blocos - 1.000,00
_____________________________________________________________________
Escolha da Rainha e do Rei mominho do AuroraFolia infantil.
Rei mominho – 200,00
Rainha - 200,00
Melhor Fantasia – 100,00
Alegria - 100,00
Revelação - 100,00
Criatividade - 100,00
Simpatia - 100,00
Melhor folião -100,0
foliona infantil – 100,00
_________
Promoção: Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto - SECULTE-AURORA.
Realização: Prefeitura Municipal de Aurora-CE
Adm: "O povo construindo o novo"
(*)Informações pelo telefone: (88) 3543-1022






quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Missão Juvep permanece em AURORA com mais de 150 missionários de 17 Estados


Há mais de 15 dias encontra-se em Aurora uma equipe formada por pouco mais de 150 integrantes da missão JUVEP(Juventude Evangélica Paraibana). Trata-se de um projeto missionário comprometido com evangelização popular nos municípios localizados no sertão nordestino. Diversas cidades do Nordeste já foram visitadas pela JUVEP, afirma a coordenação; através de visitas domiciliares, promoção de palestras, gincanas, grupos de orações e atividades de cunho educativo, sociocultural e artístico. Os membros da JUVEP estão empreendendo visitas desde às famílias residentes na sede até outras localidades da zona rural.
Durante todos os dias e no período da noite os missionários desenvolvem uma série de atividades em praça pública e no colégio Antonio Landim de Macedo no bairro São Benedito, local onde a equipe está hospedada. Realizam ainda, a distribuição de panfletos com literatura cristã e exemplares da Bíblia sagrada.
O grupo é formado por pessoas de 17 diferentes estados brasileiros e de cerca de 82 igrejas evangélicas. "Queremos fazer com que as pessoas comecem a pensar e refletir sobre a obra de Deus" enfatiza uma jovem missionário oriunda da cidade do Rio de Janeiro. A opção pelo sertão partiu da constatação de que nesta região sofrida do Nordeste, a palavra de Deus também está fazendo muita falta, complementa ela. "É sem dúvida uma experiência muito animadora por parte de todos nós". Conclui.
Durante todos os dias é possível encontrar por várias ruas da cidade e dos bairros periféricos grupos de jovens vestindo camisetas verde e portando a Bíblia sagrada e outros materiais de divulgação cristã. É uma atividade quase ininterrupta vez que acontece tanto de dia, como de noite. O bairro Araçá por exemplo, o mais populoso da cidade, foi palco de vários encontros e atividades, tanto na praça da estação e do Monselhor quanto na quadra Poliesportiva. “São tantas as pessoas e jovens que de repentes olhamos e só vemos o verde pelas ruas em toda parte. É muita gente mesmo.”, diz o jovem Damião Serafim morador do bairro Araçá. "É uma coisa muito bonita", finaliza ele.
De acordo com a avaliação do grupo em relação ao município de Aurora: “De suas características, a que mais nos chama a atenção é a de uma cidade profundamente necessitada de Deus. Aurora, situada na região do Cariri cearense, sob a forte influência de Juazeiro do Norte e da idolatria que de lá emana. Sua população é predominantemente católica romana (96%) e menos de 2% é de crentes em Jesus Cristo”.
Os missionários da JUVEP permanecerão em Aurora até o próximo dia 31. No entanto, segundo assegura a coordenação local, uma equipe de obreiros permanecerá na cidade para consolidar uma nova igreja evangélica, provavelmente um templo Batista.
O Projeto Missionário
É o trabalho pioneiro da Missão que tem como objetivo plantar igrejas nas cidades menos evangelizadas e na zona rural dos sertões nordestinos. O primeiro Projeto Missionário foi em julho de 1982 e desde então já foram realizados, até janeiro de 2005; 42 Projetos Missionários em 47 cidades e povoados dos sertões. Os Projetos Missionários realizam-se nos meses de janeiro e julho, por 24 dias, com voluntários oriundos de todo o Brasil, que retornam para suas igrejas profundamente impactados com a experiência.
Por José Cícero
Informes: www.juvep.com.br

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cidade já se prepara para o AURORAFOLIA 2009















Vem aí o maior Carnaval popular da região
Trata-se da 1ª edição do AURORAFOLIA 2009 que este ano acontece durante cinco dias e contará com a participação de mais de 10 atrações musicais de estados como Bahia, Paraíba e Ceará, trio elétrico e desfile blocos pelas principais ruas da cidade de Aurora. Além da presença de várias outras bandas de renome regional. Vários Blocos já confirmaram presença no evento que este ano contará, inclusive com escolherá a rainha e o rei momo do carnaval 2009. participação de trio elétrico e mais de 10 atrações musicais com bandas e artísticas da Bahia, Paraíba e Ceará.
Novidade é que não vai faltar este ano no carnaval aurorense. Segundo explica o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, professor José Cícero. Vez que o ‘AuroraFolia’ também contará com o ‘Vesperal da Folia’ - carnaval de clube destinado ao público infantil no decorrer dos cinco dias de animação com várias bandas e orquestras de frevo. A premiação também constituirá uma novidade à aparte, diz o secretário. Nos próximos dias, assim que fechar a programação artística e os requisitos para o desfile de blocos, o chefe da pasta juntamente com o prefeito Adailton Macedo tornará público o que está sendo planejado para o AuroraFolia. “Muitas surpresas estão vindo por aí” assegura o secretário. Na próxima semana, o pessoal da SECULTE-Aurora fará novos encontros com os representantes de blocos locais para discutir a programação.
Para tanto, a Prefeitura Municipal por intermédio da administração “O povo construindo o novo” proporcionará além de uma das festas mais animadas da região, bem-estar, comodidade e segurança para os foliões de Aurora e cidades circunvizinhas. Toda uma infra-estrutura está sendo preparada pela equipe de organização do evento.
Serviços:
Interessados em inscrever seus blocos devem procurar os representantes
da Secretaria de Cultura na Prefeitura Municipal.
Informações pelo telefone: (88) 3543-1385
Ou pelo e-mail:
jccariry@gmail.com

Saúde: Aurora realiza dia D de combate ao Dengue

No início desta semana a Secretaria de Saúde de Aurora tendo à frente a jovem secretária Drª Petrúcia Frazão, realizou com pleno êxito, o dia D de combate a Dengue. Foi um dia de intensa mobilização envolvendo o corpo técnico da pasta, o movimento jovem, agentes comunitários da FUNASA e a comunidade em geral. A mobilização ocorreu tanto no centro da cidade na praça da matriz, quanto no bairro Araçá na praça Santos Dumont.
O combate à dengue é uma luta que a partir de agora não terá trégua, segundo afirma a secretária. A intensificação do combate ao agente causador da dengue prossegue nos próximos dias nos distritos e zona rural. A prestação de um serviço de saúde pública de boa qualidade é um compromisso da administração "O povo construindo o novo" à frente o prefeito Adailton Macêdo e seu vice Antonio Landim.
Por: José Cícero

Gestão Municipal inicia primeiras ações administrativas e prepara Relatório para o TCM




A Secretaria de Obras através de sua equipe técnica, sob o comando do secretário Antonio Macedo deu início a chamada operação “Tapa Buraco” com o objetivo de promover melhorias e recuperação no calçamento de várias artérias, logradouros e vias públicas da cidade.
O prefeito Adailton Macedo, além de receber uma série de problemas encontrados em diversos setores, também herdou um amontoado de complicações relacionadas a pavimentação de ruas deterioradas, má conservação de estradas vicinais, limpeza pública, assim como prédios e estabelecimentos escolares com sérios problemas nas suas estruturas físicas. Sem esquecer a maioria dos veículos sem condições de uso, bem como verdadeiros descalabros em questões funcionais mais internas.
Por outro lado, a total falta de matrículas escolares na rede municipal de ensino ainda em dezembro de 2008, também foi algo que a gestão passada deixou como um complicador. No entanto, cumpre ressaltar que toda a péssima condição em que o atual prefeito recebeu o município está sendo reunida numa espécie de documento-relatório que será entregue até o final do mês ao TCM e a Procuradoria do Estado.
Depois disso, a população irá tomar ciência da real situação em que ficou o município. Para clarear tal situação será feito um verdadeiro raio X de uma triste realidade que destoa e muito, de toda a propaganda ilusória feita pela gestão anterior. Só para citar alguns: o estádio de futebol também constitui uma grande falácia. E a quadra poliesportiva, assim como a do CSU falam mais por si mesmas. Sem esquecer a Policlínica e o matadouro público municipal. Como dizem, contra fatos não há argumento. Depois disso, o novo gestor irá realizar um intenso trabalho de recuperação da máquina adminsitrativa com o fito de proporcionar a toda municipalidade serviços públicos de melhor qualidade e eficiência. A ordem agora é esperar...

Obituário da Saudade...


Padre Zé Landim:
Dia 9 - A comunidade de Aurora foi surpreendida com o falecimento do ilustre aurorense padre José Gonçalves Landim ocorrido na capital cearense. Havia mais de dois anos que o sacerdote das terras salgadianas se encontrava morando com familiares em Fortaleza onde passava por sérias complicações de saúde.
Padre José Landim foi sem dúvida uma figura das mais conhecidas, queridas e respeitadas pela população, sobretudo o segmento religioso. Seu desencarne deixa um profundo vazio no coração e na alma dos aurorenses de um modo geral.
Trágico Acidente:
Dia 11 - Tivemos a notícia da morte de forma trágica do conhecido amigo e caminhoneiro de Aurora - o popular Chico de Adercina. O mesmo fora vítima de um terrível acidente quando viajava ao volante do seu caminhão que dirigia nas estradas de Minas Gerais.
Sem dúvida, uma saudade imorredoura, a partir de então, cobre por inteiro a sociedade de Aurora.
Nossas sinceras condolências às família de ambos os falecidos.
(*)Por: José Cícero
Aurora - CE.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Senado Federal pede cessar-fogo em Gaza por intermédio do senador Inácio Arruda

A pedido do Senador Inácio Arruda, o Senado Federal divulgou nesta segunda-feira (12), nota de repúdio aos ataques israelenses à Palestina, fazendo um apelo para que Israel decida pelo cessar-fogo. No documento, a presidência do Senado manifesta seu apoio à atuação do Ministério das Relações Exteriores no tratamento da questão e apóia a proposta de se convocar uma conferência internacional sobre a questão. O Congresso também enviará uma carta ao Parlamento de Israel pedindo o cessar-fogo na região da Faixa de Gaza.
Após a divulgação do documento, os Senadores Garibaldi Alves Filho, Presidente do Congresso e Inácio Arruda concederam entrevista coletiva sobre o conflito na Faixa de Gaza. O Senador Inácio Arruda destacou o caráter humanitário da manifestação do Senado, já que os ataques vêm resultando na morte violenta de civis, inclusive mulheres, crianças e idosos. “É inevitável a mobilização neste momento porque o mundo está completamente ligado e as ações da guerra se refletem no mundo todo”, disse o Senador.
Cautela na apreciação de acordo de comércio com Israel
Inácio Arruda ainda manifestou preocupação a respeito da tramitação, no Congresso Nacional, de acordo assinado em 2005 entre os países do Mercosul e Israel, estipulando tratamento tributário diferenciado a bens comercializados entre eles. Integrante do Parlamento do Mercosul, o Senador relembrou que o Parlamento Europeu, que vem continuamente chamando a atenção para a grave questão humanitária nos territórios ocupados, celebrou em 1995 um Acordo de Associação com o Estado de Israel onde ficou estabelecido que produtos provenientes de áreas ocupadas por Israel na Cisjordânia, Faixa de Gaza, Jerusalém Oriental e nas Colinas de Golan não poderiam se beneficiar do tratamento aduaneiro preferencial estabelecido pelo Acordo.
O Senador propõe que a apreciação do acordo Mercosul-Israel, que aguarda votação no Senado para ser ratificado, seja suspensa enquanto durarem os conflitos na faixa de Gaza e que seja levado em consideração, na votação do acordo, a questão do certificado de origem dos bens comercializados.
O acordo comercial entre Mercosul e Israel abrange, além do comércio de bens, regras para salvaguardas, cooperação em normas técnicas, sanitárias e fitossanitárias, além de cooperação tecnológica, técnica e aduaneira. O texto do Acordo prevê a liberalização total de mais de 90% do comércio entre as duas regiões em até dez anos. Os produtos foram divididos em quatro faixas, com prazos diferenciados para o fim das tarifas de importação: imediato, quatro, oito e dez anos. Os principais produtos da pauta de importação do Brasil com Israel são o cloreto de potássio, o superfosfato e outros fertilizantes e herbicidas. Já as exportações brasileiras para aquele país estão focadas em itens agrícolas, como carne bovina congelada, soja e açúcar.
Veja nota de repúdio na íntegra aqui

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda(PC do B-CE)
site: Vermelho

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cearenses lançam nota contra massacre na faixa de Gaza


Uma nota assinada por diversas entidades do movimento social, partidos e personalidades políticas foi lançada na última sexta-feira durante manifestação contra a ação terrorista de Israel. Os que assinam a nota estão em plena movimentação para criar o comitê cearense de solidariedade ao povo palestino e realizãm nesta terça-feira, dia 13, as 17 horas, uma nova reunião na sede do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza.
SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO E EM DEFESA DA PAZ
O governo criminoso de Israel, com apoio do governo George W. Bush, inimigo da paz, da democracia e do bem estar dos povos, mais uma vez ataca o povo palestino.
O mundo assiste aterrorizado aos bombardeios, a destruição de moradias, escolas e hospitais, e a conseqüente morte de inocentes. Em pouco mais de duas semanas a ação das tropas israelenses já matou mais de 700 pessoas e feriu milhares, entre eles várias crianças, além de provocar graves estragos na infra-estrutura das cidades e na precária economia local. Os hospitais não têm como atender aos feridos vítimas diretos da guerra e um grande número de doentes por causa da falta de alimentos e água na região do conflito. Tal situação também se deve ao fato de Israel impedir que chegue ao povo a ajuda de organizações humanitárias, ampliando ainda mais o sofrimento dos palestinos.
Sob o argumento, comprovadamente falso de destruir armas e enfrentar o que chama de '' grupos terroristas'' os Estados Unidos invadem países, como o Iraque e o Afeganistão, levam sofrimento, morte e conflito entre povos do mesmo país, no entanto nada é feito contra Israel, que tem armas de destruição massiva e que mata gente todo dia. A conivência da ONU e dos países poderosos macula com nódoa de sangue inocente a história da organização, que se mostra inteiramente ineficaz para impedir a chacina que ocorre atualmente.
O povo cearense, através de seu movimento social organizado, das forças democráticas e progressistas da sociedade, dos amantes da paz e da autodeterminação dos povos, exigem a retirada imediata das tropas israelenses dos territórios palestinos e o fim das agressões inaceitáveis.
Fortaleza, 09 de janeiro de 2009.
Crédito das fotos: http://www.alfredo-braga.pro.br/
Texto:http://www.vermelho.org.br/

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

SECULTE-Aurora reúne agentes culturais, artistas e artesãos




Na noite da última quarta-feira, 7 aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora, no centro da cidade, a 1ª reunião da Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto tendo a frente o secretário professor José Cícero. Estiveram presentes todos os futuros integrantes dos três departamentos que compõem a pasta, bem como os diretores de cada área: Erivan Lavor pelo Núcleo de Ação Cultural, Maria de Lurdes pelo Núcleo de Turismo e Raimundo Borges(Tabosa) pelo Núcleo de Esporte.
Artistas, Desportistas, agentes cultuais, artesãos e outros convidados também participaram do encontro.Ao abrir a reunião o secretário da pastaJosé Cícero fez uma explanação geral acerca dos principais objetivos e metas da sua secretaria, além da apresentação relativa as principais propostas estabelecidas para a construção de uma política sociocultural, esportiva e turística para Aurora. Na mesma oportunidade foi também apresentado um breve resumo sobre o imenso potencial que o município dispõe nas três áreas de atuação elegidas pela secretaria, com destaque para o rio Salgado, os artistas da terra, a figura da mártir Francisca - a santa popular de Aurora, além da rica e expressiva historiografia do lugar.
A formulação de um calendário festivo e permanente também foi debatido na reunião, com ênfase para o carnaval(AuroraFolia-2009), Festival de quadrilhas juninas e de poesia popular, os primeiros Jogos abertos de Aurora, Semana de arte e cultura, Festival Gastronômico(sabores da terra), Feira Municipal do Artesanato, festas religiosas, prédios históricos, dentre outros itens e eventos a serem explorados pelo setor.“Temos a convicção de que estamos no caminho certo e que com a disposição do novo prefeito Adailton Macedo e o total empenho dos que fazem a nossa secretaria estaremos colocando Aurora na berlinda dos grandes acontecimentos culturais, turísticos, esportivos e gastronômicos do Cariri” enfatizou o secretário. “Precisamos resgatar, desenvolver, preservar, difundir, prestigiar e incentivar todo o rico manancial cultural que dispomos, posto que uma cultura não se criar : vive-se”, finalizou.

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

www.aurora.ce.gov.br

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Viva o Circo e que o circo viva e sobreviva no meio de nós



Que saudade dos antigos circos que passaram céleres como uma flexa pela minha infância e juventude. Quantas recordações!... Lembro-me que a chegada do circo na minha cidade era um acontecimento festivo. Uma autêntica celebração de gente grande e da meninada. Não imaginava nem de longe que aqueles anos seriam tão efêmeros. Uma pena que naquele tempo a sensação de eternidade fez com que não aproveitássemos com mais intensidade aquele nosso cotidiano de absoluta felicidade juvenil. Só agora é que nos damos conta da imensa exiguidade daqueles anos.
Saudade, saudade da alegria inconfundível do velho palhaço com suas brincadeiras arrancando da nossa tristeza o que nela havia de mais alegre e engraçado. Um deus buscando encontrar sorrisos nos semblantes das agruras sertanejas. Espetáculo circense. Sertão das artes, casimiro-coco da fantasia ambulante a carregar no seu bojo um universo de sonhos e sabedoria.
Saudade do mágico a que todos como por pura inocência imaginavam fazer parte da plêiade dos super-homens... Um ser que estava muito além da compreensão humana.
- Não é mágica! Diziam os espectadores. – Isso não passa de magnetismo.
- Uma 'naigadinha' de uma besta ilusão feita para enganar a gente tola! Sentenciavam os mais ousados, tanto na língua quanto na idade.
E nós, pouco queríamos saber de onde estava tal verdade. O circo nos era tudo.
Dinheiro, cédulas novinhas pegavam fogo e viravam cinza para em seguida, bem ali na nossa frente novamente a mesma cédula ser reconstituída. Canecas derramavam água e moedas até cansar as nossas vistas. Homens engoliam tochas de fogo, quebravam lajedos nos peitos....Engoliam pregos enormes, espadas, andavam sobre brasa, em pernas de pau e em bicicletas de uma roda só. Tudo era incrível. Um constante desafio a tudo aquilo que chamávamos de impossível. Animais adestrados(coitados) também faziam sua cota de sensacionalismo. Mas os artistas de fato eram quem faziam a diferença. A condição humana nos impressionava justamente pela disposição em encarar o desafio de produzir felicidades e alegria para todos nós, esquecidos nas bibocas daquele mundo.
As baianas lindas e maravilhosas requebravam seus quadris sob o tablado e até lançavam seus olhares maliciosos, assim como seus lenços vermelhos e perfumados sobre os ombros dos adultos. E nós meninos morríamos de inveja querendo também ser grandes só para poder sonhar com aquelas belezuras nos assediando. Afagando nosso olhar e curiosidade com os seus seios robustos, coxas e nádegas em total exuberância. Amávamos todas elas do mesmo modo ousado, estravagante como desejávamos a manga mais madura situada no topo mais alto da copa da mangueira.
Foram elas, as baiana-dançarinas os motivos dos nossos primeiros pensamentos indecentes para os padrões da época. De dia olhávamos os bichos, os macacos principalmente.... de noite, sorríamos com os palhaços, suspirávamos com os saltos rasantes dos trapezistas. E de quebra enamorávamos, confidenciando para nós mesmos, as dançarinas. Verdadeiras minas dos olhos de uma noite negra sem muitas novidades quando sem a presença do circo no nosso meio.
O circo era para todos nós o mundo que desejamos construir segundo as nossas utopias mais ingênuas e desafiadoras. O éden das nossas ilusões mais fantásticas e paradisíacas. A TV dos tempos modernos antecipada para toda uma geração de românticos provincianos vivenciando a vida possível naquele oco do mundo. A prova inconteste de que o homem era de fato, insuperável e o modelo de todas as coisas...
O circo nos fazia grandes pensadores de um mundo pós-moderno quase sem nenhum compromisso com o devir. Só não sabíamos que um dia, toda aquela fantasia pudesse ter um fim tão triste e melancólico como constatamos agora, soterrado que está por uma tecnologia descompromissada com a arte e a cultura; como sendo estas, a verdadeira identidade de um povo.
O circo da alegria hoje se transformara num círculo de tristeza, sobretudo quando sei que jamais poderei mostrar e, tampouco dividir com os meus filhos, toda a maravilhosa e singular experiência contidas nas velhas matinês dos espetáculos das tardes de domingos.
O circo agora é um imenso baú onde guardamos para sempre nossas recordações mais felizes e inesquecíveis.
O circo é parte especial da minha vida em que forçosamente tive que deixar para trás, quase perdida, abandonada nas brumas dos anos da minha meninice. Coisas que por mais que eu me esforce hoje não conseguirei experimentar de novo com o mesmo sabor e ímpeto do passado.
O circo agora é apenas uma lembrança a martelar meu peito ressabiadamente. A certeza de que o tempo passou por mim como uma brisa. E que eu envelheci de verdade.
O circo era um acontecimento social dos mais importantes das nossas cidades interioranas, vivendo monotonamente o seu cotidiano de calmaria. O circo instigava paixões. Ajudava a melhorar nossa auto-estima, assim como a libido de toda uma juventude que já começava a aprender gostar dos valores da rebeldia ante os eflúvios de uma arte medieva, tosca e renascentista.
O circo era uma festa. Um congraçamento entre ricos e pobres, pretos e brancos... Uma alegria sem par que só terminava quando víamos com pesar(quase como atualmente) sua empanada sendo derrubada sobre o chão de barro batido do nosso vazio urbano que a partir de então voltaria a experimentar de novo seu duradouro estágio de solidão profunda.... Dando espaço ao matagal onde nós caçavamos calango e fazíamos uma série de outras travessuras próprias daquela idade.
Como seu teatro de comédia e melodrama o circo era, por assim dizer, nosso cinema de época, épico e poético. Toda e qualquer possibilidade do sonho e da utopia de viver residia unicamente sob aquela empanada. O circo nos fazia acreditar no mundo e na vida de uma forma diferente. O circo era uma dádiva de Deus enviada para aplacar as dores do mundo e o sofrimento dos homens. Com ele, chorávamos e sorríamos no mesmo nível de intensidade dos que se apaixonam e amam intensamente a arte de viver feliz.
Gritar palhaço pelas ruas e pelas bibocas da zona rural era o máximo:
- “Pompéu, pompéu tua mãe morreu/ e a cabeça do palhaço o urubu comeu”... "Pipoca amedoim torrado/Carreguei tua mãe num carrinho quebrado".
"Eu vou ali e volto já/Vou comer maracujá/Ela tem, mas eu não digo/ Carrapato no umbigo.... E arrocha negrada! Mais um pouquinhooo... Mais um bucadinhoooo... iêaaaaa....."
- "Hoje tem espetáculo! tem sim senhor às 8 horas da noite! Tem sim senhor..."
A garganta da gurizada era o carro-de-som dos dias atuais e os amplificadores da daquela boa-nova para a nossa comunidade. Poucas palavras, sem nenhum ranço de apelação obscena ou duplo sentido que atentasse para a ética, moralidade e os bons costumes como diziam. Tempos idos que ainda hoje tanto ainda mexem com os nossos sentimentos e nossas reminiscências mais singelas e verdadeiras...
O circo agora, além de não ser o mesmo por uma série de razões... Representa um pedaço do nosso passado que atravessando à duras penas os tenebrosos anos de tempestades conseguira chegar até nós com a sua saudade. É fato notório que a arte circense está morrendo. Por isso precisamos não apenas recordar simplesmente o memorial circense, mas sobretudo, lutar para sua preservação. Por tudo que o circo conseguiu proporcionar de bom e construtivo para toda uma imensa geração do passado recente; muito mais do que a TV tem conseguido fazer para a contemporaneidade. É urgente defendê-lo da extinção total numa luta sem trégua da memória contra o esquecimento.
Viva o circo e que o circo viva para sempre no meio de nós, através dos nossos filhos.
Por: José Cícero
Aurora-CE

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

AURORA: Eleição do novo presidente da Câmara e posse do prefeito e vice movimentam 1º dia de 2009



Aurora amanheceu literalmente num clima de muita alegria, quando por toda a manhã do 1º dia do ano uma grande multidão acompanhou de perto toda a programação relacionada à posse do prefeito Adailton Macedo, do vice Antonio Landim e dos vereadores eleitos em outubro.
Programação:
Às 8 horas teve início a celebração de uma missa em ação de graças na matriz do Senhor Menino Deus oficiada pelo vigário local, Padre Cícero Leandro. Em seguida, a comitiva do novo prefeito, composta por secretários, familiares, amigos e correligionários se dirigiu para o plenário da Câmara onde ocorreu a solenidade oficial de instalação da legislatura 2009-2012 seguida da posse dos vereadores eleitos e reeleitos num total de nove parlamentares, bem como do prefeito e vice-prefeito.
Paulo José é o novo presidente da Câmara de Aurora:
Na seqüência aconteceu a eleição da nova mesa diretora da Câmara. Duas chapas concorreram à eleição( 1 e 2) sendo que a vencedora foi a chapa apoiada pela tendência do novo gestor.
A chapa ganhadora derrotou a da oposição pelo placar de 5 a 4 alçando à condição de novo presidente da casa, o jovem vereador Paulo José(PRP), tendo como vice o edil Francisco Henrique de Macedo(PMDB), secretária Joana D’Arc de Sousa(PSC) e como tesoureiro o vereador Vadeci Batista(PV). O plenário da Câmara assim como as galerias e o anexo do prédio estiveram praticamente lotados, dado o comparecimento maciço da população, além de lideranças populares e autoridades. Logo após a posse na Câmara e o anúncio oficial da nova mesa diretora feito pelo presidente da sessão o vereador mais votado do município Chico Henrique; todos seguiram para o paço municipal, onde aconteceu a transmissão do cargo por intermédio do agora ex-gestor, Carlos Macedo(PSB) ladeado pela ex-secretária de educação e ex-primeira dama, Glória Maria. Várias ruas localizadas nas imediações da Prefeitura foram tomadas pela população que queria prestigiar este que, seguramente constituiu um dos fatos mais significativos da política aurorense. Depois, todos se dirigiram para o colégio Antonio Landim no bairro São Benedito, local do almoço oferecido aos convidados.“Para mim tudo isso é uma alegria sem par, ver o jovem Adailtom e o sindicalista Antonio Landim na condição de dirigentes maiores do nosso município”, confidenciou o morador do bairro Araçá, Damião Serafim. “A partir de hoje, quando sairmos desta câmara, só teremos uma preocupação: trabalhar incessantemente por nosso município”, disse o prefeito eleito Adailton Macedo durante o seu pronunciamento. Emocionados, tanto o prefeito Adailton Macedo, quanto o seu vice Antonio Landim foram muitas vezes, interrompidos pelos aplausos entusiasmados do que se fizeram presentes ao plenário do Poder Legislativo de Aurora. Um claro sinal de que o povo aurorense acredita e espera muito da nova administração que ora está apenas começando. Palmas e gritos juntaram-se ao ribombar de fogos de artifícios ecoando do lado de fora do plenário. Diversas outras manifestações também foram registradas pelas ruas da cidade, logo após o anuncio oficial do resultado da eleição para a nova mesa diretora da câmara.
Vereadores eleitos e empossados:
CHICO HENRIQUE (VICE-PRSIDENTE) - PSDB - PMDB - PMN - DEM - PSC
PAULO JOSÉ (PRESIDENTE) - PRP- PC do B - PP - PRP - PDT - PV - PT - PPS - PSB
ADERLANIO - PSDB - PMDB - PMN - DEM - PSC
OLIVEIRA BATISTA - PSDB - PMDB - PMN - DEM - PSC
DARC LANDIM(SECRETÁRIA) - PSC - PSDB - PMDB - PMN - DEM - PSC
IRACILDA- PSBP - C do B - PP - PRP - PDT - PV - PT - PPS - PSB
ERIEUDES - PSC- PSDB - PMDB - PMN - DEM - PSC
DECÍ (TESOUREIRO)- PV- PC do B - PP - PRP - PDT - PV - PT - PPS - PSB
GERISMAR PEREIRA- PSB- PC do B - PP - PRP - PDT - PV - PT - PPS - PSB.
Por: José Cícero
In Revista Aurora

Google+ Followers